sexta-feira, 20 de novembro de 2015

(tentativa de) Emendar erros


A recente contratação do italiano Ezequiel Schelotto é o reconhecimento, por parte da direcção do Sporting, de 2 coisas:
- a contratação de João Pereira foi um erro;
- a não renovação de contrato com Cédric, na, última temporada, foi um erro;

Não renovar com Cédric já levou à contratação de 2 jogadores que, dificilmente terão qualquer futuro e que estavam sem competir há muito tempo. Será que 2 fazem 1? Até ver, desportivamente e no preço, não. As "luvas" e ordenados pagos a estes J. Pereira e Schelotto não são compensados com o medíocre valor da venda de Cédric (cerca de 5M). Para não falar na idade de Cédric e valor comercial que, agora, terá (e que vai crescer).

Esta situação é um pouco análogo à já vivida no Sporting, no final da época 2006/2007. Na altura, após se ter vencido a Taça de Portugal, o Sporting não conseguiu renovar com Rodrigo Tello (lateral-esquerdo titular) nem garantir o empréstimo/contratação de Marco Caneira (titular a def. direito ou a central - emprestado pelo Valência). Devido a isto, o Sporting contratou, na época seguinte, 4 "jogadores":
- Pedro Silva;
- Gladstone;
- Marian Had (coitado, nem andar sabia...);
- Grimi;

Escusado será de relembrar que esses 4 não fizeram 2.

Para já, uma certeza: o Sporting prepara-se para abdicar do melhor defesa-lateral do plantel, Ricardo Esgaio. É pena.

(e anda um Pereirinha perdido pelo Brasil....)

7 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso já se deu ao trabalho de perguntar a si proprio "Será que o Cedric queria ficar tendo uma proposta de Inglaterra?" Um jogador a 6 meses de sair a custo 0, 5M€ foi o que se conseguiu. Não tem comparação com o Tello que saiu mesmo a 0 (Direções competentes...). Concordo consigo na questão do JP. Não deveria ter vindo....

Paulo Ravasqueira disse...

Concordo com a parte do Esgaio!

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

e quando é que surgiu a proposta para o Cédric de Inglaterra? Desde de 2012 que Cédric é titular do Sporting. Não terá existido tempo para renovar?
O jogador chegou ao final da época passada 6 meses de se poder comprometer com outro clube, não de sair a custo 0.
Sabe quem é que estava na mesma situação contratual que Cédric? Danilo, Alex Sandro e Jonas. Veja o que lhes aconteceu.

E não me parece que eu tenha elogiado a direcção que, entre outras coisas ,deixou fugir Tello. Que mania de defender um erro desta Direcção com erros das outras. Os actos são de agora, não é preciso receio em assumi-los (maus e bons).

RMSCP disse...

Cantinho,

- A contratação de JP não foi um erro. Toda a gente já conhecia o JP (uma vez que ele até já tinha estado no Sporting) e esperar mais desta contratação é simplesmente estúpido.

- A não renovação de Cédric foi um erro devido a termos ido buscar o JP para o substituir.

Não conheço Schelotto mas não deverá ser pior que o JP...

Em relação ao Esgaio já se estava mesmo a ver. É o novo "patinho feio" dos adeptos e além disso é suplente do JP (sabe-se lá porquê). Deve ser emprestado a uma Académica ou algo assim para no final do contrato se poder dizer que não tinha qualidade, que não mostrou nada onde passou. Na minha óptica, quem tem de mostrar qualidade é o JP que é o titular (o mesmo se aplica para as outras contratações estapafúrdias que fizemos).

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

o nosso critério para contratar não dever ser "não deverá ser pior que x".
Schelotto não deve ser barato e, na verdade, o Sporting estava bem servido nessa posição. Tinha Cédric e Esgaio. Abdicou-se de um e está-se prestes a abdicar de outro (esse cenário que traças para Esgaio é bem real).

Já se desperdiçaram muitos bons jogadores que, ainda hoje podiam estar no Sporting, e a um custo baixo (Pereirinha, Carriço, por ex.). Até me surpreende a longevidade de Patrício.

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

Eu acho o Esgaio superior ao Cédric e já na época passada achava que ele é que devia ser o titular daí achar correcta a venda de Cédric. A partir daí, ou se apostava no Esgaio, ou tinha que se ir buscar alguém com qualidade imediata (investir uns bons €).

Pois é, mas o que custa é que continuamos a gastar dinheiro em jogadores que são piores que os "Esgaios" que já cá estão. Pior, dá-se tempo para esses jogadores mostrarem qualidade (se alguma vez a chegam a mostrar) mas aos que já cá estavam é empréstimo para onde calha.

Cumps

RG disse...

Cantinho,

Não me parece que Schelloto seja para ser adaptado a lateral! Acredito que será ele o extremo que se estava a pensar em ir buscar no mês de Janeiro.