segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estar em 1º


Os benefícios (e, também, consequências) de se andar em 1º lugar (já há algum tempo) não se esgotam na tranquilidade de descansar 5 titulares, de mudar 3 jogadores da defesa (face ao último jogo), de jogar com menos de 72h de descanso e, mesmo assim, apresentar uma determinação grande em vencer e alcançar esse objectivo em menos de 40 minutos de jogo.
E andar em é, de igual modo, ter um guarde-redes sempre concentrado e a mostrar toda a sua (grande) qualidade ao longo de todo o jogo, mesmo quando os seus companheiros já estão em modo "sonolência" e "bora lá trazer o adversário ao jogo".

Estar em é isso. Mas não só...
Estar em é, também, ler, ver e ouvir os frequentes e surreais actos de desestabilização criados (e imaginados) por parte de quem queria estar em (mas não está), procurando, com isso, enfraquecer o líder (neste caso, o Sporting Clube de Portugal):

(notícia de Capa do Correio da Manhã - edição de ontem, dia do jogo com o Moreirense)


(notícia de Capa do Correio da Manhã - edição de hoje, como que a indiciar um castigo aos jogadores por parte da equipa técnica, face ao "episódio" noticiado no dia anterior )


(notícia de Capa do Record - edição de hoje, como que a indiciar um possível desagrado por parte do atleta face ao seu treinador, porque este o tirou do jogo. 
Deve ser inédito um jogador, ao ser substituído, ir directamente para o balneário )


O que é que pensará Jorge Jesus destas duas notícias/situações?

- William e J. Mário
A notícia é que não é verdade. Eu nem tinha que lhe dizer nada, porque vocês não têm nada a ver com isso, é uma coisa entre o clube e os jogadores, mas eu digo-lhe que essa notícia não é verdadeira e por não ser verdadeira é que eles jogaram hoje. O castigo foi jogarem hoje, se calhar jogarem outra vez na quarta-feira e voltarem a jogar depois disso. - JJ (ontem, após o jogo)

- Aquilani
O Aquilani, por exemplo, fez um bom jogo e respondeu bem à oportunidade que teve. É um jogador que se livrou das lesões e vai conquistando o espaço dele. - JJ (ontem, após o jogo)


ps: o Sporting terá de cumprir 2 jogos, em Fevereiro, para a Liga Europa contra o Bayer Leverkusen. Uma chatice. Mais uma viagem a um país do frio (e frieza). Mais um adversário de Champions e daqueles que, dificilmente, pode ser eliminado numa fase tão precoce da prova (ainda mais quando foi eliminado da Champions, num grupo onde era a 2ª melhor equipa). 
Lá teremos de fazer estes jogos, numa fase importante e decisiva da Liga (vamos à Madeira a 14 de Fevereiro [antes da 1ª mão], recebemos o Boavista a 21 e vamos a Guimarães a 28 [3 dias depois da 2ª mão]). 

12 comentários:

RG disse...

Cantinho,

É o habitual...sempre que vamos na frente os jogadores do SCP vão para a noite, os ordenados não estão em dia, os jogadores saem chateados por serem substituidos, o treinador não corta as unhas e o adepto do lugar B22 não toma banho faz anos....tudo serve para tentar desestabilizar. Curiosamente quando são outros que vão na frente e até têm ordenados em atraso, nada se sabe, curioso!!

Quanto ao Bayer acredito que os possamos eliminar, no entanto é necessário dar prioridades ao campeonato. Veremos como vai ser o mercado de Janeiro e se Zeegelar vem mesmo ou se não virá inclusive acompanhado.

SL

Cantinho do Morais disse...

RG,

um clássico. Nos outros lugares, tudo vai bem. É só alegria no trabalho, uma total comunhão entre todos (jogadores, técnicos, direcção e adeptos). O Éden no seu estado mais puro...

Não acredito que se elimine o Bayer. São muito fortes, jogam rápido e pressionam. Tudo ao contrário do que se apanha por cá. Estão a um nível superior ao CSKA. Prevejo um bom jogo cá, mas lá...
Parece que terá de vir um defesa-esquerdo e, não sei, talvez um ponta de lança. Gosto de um que está por Setúbal (marca e dá a marcar). Mas parece que está a caminho de ser um novo Derley e prepara-se para ver os jogos do Jonas, Mitroglou e Jimenez.

SL

RG disse...

Cantinho,

De facto eles pressionam muito, mas são muito vulneráveis na defesa. Estacionando um autocarro e dando-lhe o "controlo" de jogo é possível ganhar. No entanto essa faceta pressionante é em casa, fora raramente o conseguem fazer.

Para passar temos de ganhar por mais de 2 em Alvalade, caso contrário será muito complicado!

Também gosto de Suk, no entanto não esmorecia com Hassan ou o Rafael Martins.

Cantinho do Morais disse...

RG,

ganhar por mais de 2? O problema é chegar aí!!
O Hassan esquece, em Braga não pescamos nada (só aquilo que eles não querem). Rafael Martins optou pelo Levante... por mim, há comboios que não passam duas vezes.

FCS disse...

E o tipo do Estoril, que tal?

Cantinho do Morais disse...

FCS,

numa das poucas oportunidades que tinha para o ver, ele não apareceu... (no jogo de Alvalade, estava castigado).
Sei pouco, mas o que pensas dele?

RG disse...

Cantinho,

Ganhar por 2! Um 2-0 é perfeitamente possível. Talvez me tenha exprimido mal.

Em Braga não sei em que condições foi o negócio WE....De facto há comboios que não passam 2 vezes, mas este vale a pena ser suburbano ;)

SL

Cantinho do Morais disse...

Vamos ver, será difícil não sofrer golos.

Creio que o Wilson foi despachado (mas com a balela de se ficar com % do passe numa futura transferência, embora seja complicado o Wilson ter, a partir de agora, uma carreira ascendente).
É muito complicado o Sporting contratar (bem) em Portugal.
O Ghilas não dava jeito? Fez bem em ir para o Porto? E o Derley, fez bem ir do Marítimo para o SLB?
O Hassan ainda se safou, mas dificilmente virá para nós.

SL

MMS disse...

FCS, para mim o Bonatini é o melhor de entre os que se tem falado.
MMS

FCS disse...

Cantinho,

Pois não sei. Tenho visto pouco dele, mas pelo tipo de clubes por onde passou, o perfil físico, pela idade e claro pelo potencial que parece ter, talvez fosse a melhor opção.

Mas quando o pasquim lá de cima lança a bisca... quase sempre é para acabar noutro lado.

Acho piada ao Suk mas 3M€??

Comprar em Portugal é mesmo muito complicado.

FCS disse...

MMS,

Ora viva! O seu espaço fechou? É pena. Mesmo discordando algumas vezes, gostava bastante de acompanhar.

Cantinho do Morais disse...

MMS,

boas, como vai tudo? Tem feito falta o Futebol a 3.
Pois, talvez pelo que disse o FCS, o Bonatini seja a melhor solução. Mas, confesso, nunca o vi jogar. Gosto muito do Suk e do Hassan.
grande abraço

FCS,

3M é caro? Talvez... ligeiramente menos custou o Slavchev. E o SLB não pode estar arrependido de ter dado 4,5M pelo Lima (já com 29 anos).
Já vi muitos jogadores como o Suk serem caros mas renderem muito (ex: Derlei, Artur, Drulovic, Lima, Ayew, etc.
Parece-me aposta segura, e há muitos jogadores nos quadros que podiam descer esse valor (Gauld, Chaby por empréstimo; Heldon, Salomão, Fokobo, Cissé [maldade] em definitivo.