segunda-feira, 7 de março de 2016

"Bryan, não és tu. O problema sou eu."

Bryan, hoje é assumido por todos que os teus falhanços no sábado custaram a liderança (e a Liga) ao Sporting. Dito assim, desta forma crua, parece forte, pesado, e, talvez, injusto mas, à primeira vista, não deixa de se ter uma certa razão. Quando se escrever a história desta Liga, o(s) teu(s) falhanço(s) terá um capítulo só teu.

Mas custa-me que assumas tudo sozinho. Há algo mais que levou ao insucesso nesta Liga, como em outras Ligas ou outras competições. Há uma personagem que, desde do dia 6 de Agosto de 2003, tem travado a glória ao Sporting Clube de Portugal. E essa personagem sou eu, a Baliza Norte. Por mim, tem passado o insucesso, a tristeza e derrota final a cada competição. Se for por mim, estamos constantemente "tramados". Sábado foi só mais uma linha desta minha história.
Porquê que sou assim? Sei que não há maldade, há aselhice. Não sou boa o suficiente para este grande clube. E vamos mantendo uma relação em que eu só o prejudico, dando muito pouco em retorno. Não sei como é que ainda nos mantemos juntos...

E nem é ciumes da Baliza Sul!! Como gosto de a ver quando atacamos para lá. Já reparaste como somos melhores quando o fazemos? Já reparaste que é lá que somos mais felizes? Honra lhe seja feita. E tão bem que lhe assenta o nome do grande Vítor Damas!
Todas as histórias belas do Sporting em Alvalade passam pela aquela baliza. Foi ali que virámos a eliminatória da UEFA com o Newcastle, marcámos o golo do Pinilla que nos levou a vantagem preciosa a Alkmar. A baliza onde Tello marcou um golo ao Guimarães e nos levou líderes à Luz, a duas jornadas do fim (2005). Onde Bueno marcou 4 golos (e Liedson o melhor de tantos golos pelo Sporting), numa louca remontada contra o Nacional e que nos fez depender de nós próprios para ser Campeão em 2006/2007. Foi nela que vibrámos no louco derby da Taça com o SLB que terminou 5-3 (quantos golos marcámos na minha baliza? Zero!!), onde tivemos uma grande vitória contra o Athletic Bilbao, onde o Xandão fez o seu brilhante calcanhar, onde humilhámos o Schalke, onde, já esta época, derrotámos o SLB na Taça, e muitos mais exemplos...

E eu? Que fiz eu? O que é que eu tenho para contar?
Olha, para começar, e nestes episódios tu já cá estavas, foi em mim que perdemos esta Liga, sem qualquer dúvida:
- penalti no último minuto contra o Paços de Ferreira (menos 2 pontos);
- golo do dispensado do Tondela quase no fim do jogo (menos 2 pontos);
- falhanços escandalosos /então o do Slimani) contra o Rio Ave (menos 2 pontos);
- a escorregadela do William e as tuas perdidas contra o SLB (menos 3 pontos);

Ainda há dúvidas que a culpada fui eu? E não tu? Só este ano, já voaram 9 pontos à minha frente. 

Mas, para seres simpático, podias dizer que é uma coincidência, uma situação única. Bem, como sabes pouco da nossa história, faço-te um pequeno resumo, só com os momentos mais marcantes das últimas épocas:

2003/2004 
- no jogo do título contra o FCP, Rochemback falha aqui um penalti (1-1, ficou entregue);
- na última jornada, foi ali que Geovanni marcou no último minuto, dando o acesso à Champions ao SLB, tirando-nos essa possibilidade;

2004/2005
- final da UEFA - os 3 golos do CSKA foram todos aqui, comigo. O dia mais doloroso da minha vida desportiva... Oportunidade única completamente desperdiçada. Quanto tempo levaremos a estar em posição idêntica? 

2005/2006
- a poucas jornadas do fim, recebíamos o FCP, o líder e do qual estávamos a 2 pontos; perdemos quase no fim, golo do Jorginho. Sabes em que baliza? Pois...

2006/2007
- golo da mão do Ronny, contra o Paços de Ferreira. Perdemos essa Liga por 1 ponto...

2007/2008
- 4ºs final da UEFA - após empate a 0 na Escócia, tínhamos tudo para derrotar o Rangers em casa. O que fizemos? Perdemos 0-2. Golos na 2ª parte... aqui, onde estou.
Em 2011, perdeu-se aqui o acesso aos 8vos da UEFA, com o golo do empate (e derrota) com os mesmos Rangers, aos 92 minutos!!! Porra, é que ainda por cima sou cruel...

E em 2012? Onde é que achas que o Athletic Bilbao marcou o golo fundamental na meias-finais da UEFA? Exacto...
Aliás, já na eliminatória antes eu quase que estragava tudo com um penalti, quase no fim do jogo, contra o Metalist. Confesso, tenho mesmo um problema.

E, mais recentemente, foi aqui à minha frente que Jardel marcou, na época passada, um golo aos 94 minutos, tirando-nos definitivamente de qualquer luta pelo título e 2º lugar.

Como vês Bryan, a culpa não é tua. Sou eu. O problema está em mim. Não tenho força suficiente para acabar com este compromisso. Mesmo sentido que sou uma doença e causadora de tantas tristezas e insucessos, sinto-me confortável nesta relação. Acomodei-me. Mas, confesso que não estava à espera que o Sporting se sentisse bem com isto tudo e que não faça o óbvio (e até obrigatório): é tempo de me trocar por outra. 


Quantas mais provas, da minha incompetência e falta de lealdade, é que precisa?

Sporting, já era tempo de acordares.

14 comentários:

RG disse...

Caro Cantinho,

Não vi o jogo no sábado, assim como não tenho qualquer vontade de voltar a ver jogos do campeonato português. No entanto mesmo com golos, sem falhanços, com maior ou menor nota artística, o Sporting jamais seria campeão ( mesmo com vitória sobre o rival).

Durante a semana chegaram-me novas desta podridão que é o futebol por cá e, que obedeciam/obedecem a um guião para que o clube perdesse a liderança, embora numa fase mais adiantada, de forma a que JJ se vergasse e ficasse mal visto ( algo que já está a acontecer ).

Jogadores a confirmarem dados veiculados pelas redes sociais, passes de jogadores oferecidos a presidentes de SAD de clubes rivais, e inclusive a informação da marcação de penaltis em jogos seguintes.....tudo isto é real, tudo isto mostra bem a podridão que grassa no nosso futebol.

Para mim acabou...não voltarei a dar um cêntimo para um desporto minado de interesses e de escolhas feitas no inicio da época. Felizmente dentro de um ano teremos o nosso pavilhão e, nessa altura, voltarei a Alvalade par acompanhar as nossas equipas, em modalidades cujos valores movimentados são curtos e menos susceptíveis de levar atitudes de pouco desportivismo.

Cantinho do Morais disse...

RG,

só para citar exemplos mais recentes, quem viu os jogos do slb em Guimarães e Paços de Ferreira jamais podia pensar que haveria outro campeão que não o slb.
Quem viu a impunidade com Sanches passeou a sua agressividade (já que a qualidade futebolística é praticamente nula), a forma como Jonas, Mitroglou e Gaitan procuram insistentemente a falta (e são bem sucedidos nisso), jamais se pode pensar que algum dia perderão pontos (só quando não precisarem).
Se quando estavam em 3º e 2º as ajudas foram enormes, em 1º... bem será isso que mencionas neste teu comentário.

Revejo-me no teu tom descrente e desmotivado. É óbvio que tudo se vai esbater em JJ, o grande rival/inimigo que o país futebolístico assumiu, desde do dia que veio para o Sporting, tudo fazendo para a sua derrota.

Ontem em Braga ficou confirmada a passagem de poder. Foram 30 anos de azul. Agora vivemos a era do vermelho. Que não restem dúvidas sobre isso.
Recordas quando, na época passada, te disse um qualquer Rui Vitória seria campeão no slb? Discordaste. Bem, agora subo a parada. Em breve, chegará o dia em que Chalana ou Diamantino serão campeões no slb. Se até Fernando Santos e Oliveira foram campeões pelo fcp...

grande abraço

Anónimo disse...

A irracionalidade tolhe-vos o cérebro! Xistra é sportinguista ferrenho, ele e toda a sua família! Se esta a fazer o favor a alguém era ao Sporting. O melhor é lerem.

Tondela- Sporting (1-2), Carlos Xistra. Penalti mal assinalado a favor do Sporting aos 90+5. A falta foi sobre o jogador do Tondela já que o jogador do Sporting entrou de pé em riste. Além disso o lançamento lateral foi irregular, foi feito com os pés meio metro dentro do campo.

Sporting-Nacional (1-0), Fábio Veríssimo. Sequeira mal expulso aos 32 minutos com 2 amarelos forçados.

Benfica-Sporting (0-3), Carlos Xistra. Penalty não assinalado sobre Luisão aos 8 minutos por falta de Bryan Ruiz.
Penalty por assinalar sobre Gaitan aos 81 minutos por falta de Paulo Oliveira.
Expulsão perdoada a Slimani por sucessivas faltas graves a Jardel e Gaitan.
Sporting-Estoril, 1-0, Jorge Ferreira. Penalti aos 54 minutos precedido de for a de jogo. Lance deveria ter sido invalidado.

Arouca-Sporting, 0-1, Cosme Machado. Naldo comete penalti aos 84 minutos.

Sporting-Moreirense, 3-2, Nuno Almeida. Aos 29 minutos Esgaio faz falta no lance que dá origem ao 1º golo do Sporting que não deveria ter sido validado. Naldo deveria ter sido expulso aos 66 minutos por agressão a Rafael Martins.

Sporting-Braga, 3-2, Jorge Sousa. Entrada violenta de João Pereira a Rafa aos 45 minutos. Cartão vermlheo por mostrar. Entrada violente de João Mário a Rafa aos 73 minutos. Cartão vermelhor por mostrar.

Nacional-Sporting, 0-4. Penalti inexistente aos 85 minutos. A falta foi fora da área.

Dispensa mais comentários sobre quem manda na arbitragem.

Cantinho do Morais disse...

Obrigado Anónimo, a sério, obrigado.

nem vale a pena perder tempo a refutar as mentiras aí esfarrapadas. Vamos encará-las como comédia, daí o meu agradecimento.

Pegando só em Xistra.
Aqui está o seu sportinguismo mais recente:
http://cantinhodomorais.blogspot.pt/2015/10/de-volta-liga-portuguesa.html

Aliás, foi isso que ele demonstrou nesse jogo da luz que menciona, quando deixou passar em claro as agressões de Samaris, Fejsa e 2º cartão amarelo ao Gaitan (assim como a Slimani, na mesma jogada).
Mas onde ele demonstrou ser um verdadeiro leão, assim ao estilo de Vítor Pereira (ou Vieira, que parece que também é sócio do Sporting - será que, assim mandamos no SLB?), foi em Guimarães, onde deixou 2 penalidades por marcar contra o SLB, não expulsando Eliseu (agressão) e Jardel (2º amarelo).

http://www.ojogo.pt/Futebol/interior.aspx?content_id=4965591

ah leão!!!

Jordão disse...

Cantinho e RG se vocês recordarem o calendário desta época chegam à conclusão que os lampiões venceram 13, sim 13, jornadas seguidas. Há pelo meio o empate com o União da 7.ª jornada que foi disputado em Dezembro, devido ao adiamento do jogo por causa do nevoeiro, mas desde a derrota com o Sporting na Luz na 8.º jornada até à derrota com o Porto na 22.ª, aquela corja venceu os jogos todos.

Por isso, o que o RG disse não será "ficção científica" digo eu, porque ou a lampionagem tem uma grande equipa (e não tem) ou então os outros são uns "aleijados" (e não são). Mas que isto é completamente anormal, É!

Jordão disse...

É evidente que isto intranquiliza imenso os jogadores do Sporting (e do Oporto, mas para isso estou-me borrifando), porque percebem que o seu esforço pode ser em vão. Por isso é que cepos como o Eliseu têm confiança para fazer chapéus aos adversários.

Como é que se combate isto? Chamando a atenção para estas "anomalias", para ver se os "pequenos" ganham vergonha e deixam de fazer fretes. E fazer TUDO para vencer os nossos jogos. Esta merda parece o tempo da outra senhora...

RG disse...

Jordão e Cantinho,

Acreditem que não é ficção....Existe um presidente de uma SAD que detêm o passe do central sueco, oferecido pela SAD vermelhusca como forma de demonstrar a boa vontade, boa vontade essa que pela segunda época consecutiva também é atribuída em forma de pagamento de salários em atraso dessa mesma outra SAD e que cora de vergonha os próprios jogadores.

Acham que é normal estagiar em vésperas de jogo contra o carnide no Seixal, e após final desses mesmos jogos dizer: "Prefiro que o benfica seja campeão", ou então o mais recente: "foi um bom treino?"? Esses são 2 dos clubes que estão devidamente agarrados pelos "tomates".....e com estes existem mais 2 ou 3 clubes.

Acreditam ser coincidência que VP diga que não continua, no dia seguinte as declarações de PdC:
"Fui recebido na semana passada no Conselho de Arbitragem e soube que a Comissão de Nomeações é formada por três membros: Vítor Pereira, Luís Guilherme e Lucílio Baptista. O Luís Guilherme e o Lucílio Baptista abstêm-se e colocam em ata que não concordam com a forma como está a ser gerida a arbitragem. Se acham que isto dá garantias à arbitragem"

Eu não....

Acreditam ser coincidência um bi e com toda a garantia tri, após agressão ao fiscal de linha pelo diabo de Gaia ou pela perda de dentes de Proença?

Eu não...

Isto está viciado!! E com isso não pactuo mais.....

O amor que tenho ao Sporting é grande e felizmente como grande clube que somos, temos mais modalidades onde até agora, estes interesses ainda não dominam. Será a estas modalidades que darei o meu tempo.

SL

Anónimo disse...

que hilariante chorrilho de teorias da perseguição que para aqui vai. LOL!!!!!

guimarães-benfica... bom, temos logo aos 16 minutos o vermelho directo perdoado ao octávio por agredir o jonas... saiu amarelo. e temos a expulsão por acumulação perdoada ao bouba saré. portanto, não foram só os 2 erros a beneficiar o benfica...

paços-benfica... bom, além do jonas de facto ser tocado no pé no lance do penalty discutível... tivemos que o paços chegou ao empate em lance precedido de falta, mas isso, schiu, schiu, não convém mencionar! por acaso até foi 1-3. sem os 2 erros mencionados, era 0-2...

já no arouca-sporting, bom - primeiro o slimani agride um defesa com 0-0... depois perto do fim penalty perdoado ao naldo visível do espaço... olha, também não é bom falar nisto. afinal o cosme machado é porreiro.

no arouca-benfica na primeira volta, penalty por marcar sobre mitroglou e golo mal anulado a jonas em derrota por 1-0 do benfica.

no benfica-moreirense da primeira volta, o tal que era benfiquista jorge ferreira valida um golo de offside nítido ao moreirense a 5 minutos do fim que dava o empate... tão bom.

no benfica-rio ave, o benfica só a dez minutos do fim consegue colocar-se em vantagem, depois do árbitro perdoar 3 penalties ao rio ave.

quanto a impunidades... o adrien também tem sido um vê se te avias, mas schiu. como o ewerton neste derby, mas só viram o renato.

grande lolada.

joguem mais - e poderão vencer. deixem é de fazer esta figura ridícula.

Jordão disse...

Anónimo, vai pró caralhinho.

RG disse...

Anónimo,

Vai às Tasca ali para os lados de Palma de Baixo e bebe lá um tinto com o Veloso e com o Toni que a falta de vinho no sangue está a fazer com que te falte oxigénio no cérebro.

Queres que te prove essa facto médico?

"paços-benfica... bom, além do jonas de facto ser tocado no pé no lance do penalty discutível... tivemos que o paços chegou ao empate em lance precedido de falta, mas isso, schiu, schiu, não convém mencionar! por acaso até foi 1-3. sem os 2 erros mencionados, era 0-2..."

Quer dizer que o vosso golo em Alvalade para a Taça foi ilegal é isso que queres dizer? Significa isso então que no Arouca x Sporting, Adrien sofreu penalti aos 33m é isso que queres dizer?

Aceita o conselho de alguém que não tem problemas com a bebida, cala-te, engole o vinho, sob pena de os teus argumentos caírem como um castelo de cartas, ok? Porque senão temos de falar de outros jogos que por lapso, ou ressaca, te esqueceste.

Grande abraço e diz lá ao teu presidente para não se esquecer novamente de levar o Rui Pedro à câmara, não vá o homem vender o sueco e ficar com a guita toda para ele.

Cantinho do Morais disse...

RG,

infelizmente não fico surpreendido ou chocado com as tuas revelações. O que (ainda) me choca é a naturalidade e a falta de vergonha com que tudo isso se faz.

Além disso, mais do que impunidade, o mais vergonhoso é como essas práticas são, neste momento, "socialmente aceites" (pelas autoridades desportivas, políticas, comunicação social, sócios e adeptos dos clubes envolvidos).

O futebol português morreu. Não há qualquer dúvida relativamente a isso.

RG disse...

Cantinho,

Infelizmente é mesmo isso....o futebol português morreu! Hoje ganha quem se movimenta melhor nos bastidores, juntos de dirigentes, árbitros, fundos, empresários e não quem tem melhores jogadores ou melhor treinador.

E o incrível é que foram os próprios jogadores do clube em questão que confirmaram isso. Inclusive posso confirmar que a pessoa que me colocou a par de tudo isso, chegou a ser informada dias antes de como e por quanto os vermelhos iam ganhar em Paços de Ferreira e com o União.

Futebol português está morto e não vejo quem o posso tentar ressuscitar!

Anónimo disse...

"Existe um presidente de uma SAD que detêm o passe do central sueco, oferecido pela SAD vermelhusca como forma de demonstrar a boa vontade, boa vontade essa que pela segunda época consecutiva também é atribuída em forma de pagamento de salários em atraso dessa mesma outra SAD e que cora de vergonha os próprios jogadores".

Quem é esse sueco e quem é esse presidente? O único sueco que conheço é o Lindelof e esse é do 100% do Benfica. Aldrabão!


"Acham que é normal estagiar em vésperas de jogo contra o carnide no Seixal, e após final desses mesmos jogos dizer: "Prefiro que o benfica seja campeão", ou então o mais recente: "foi um bom treino?"?"

Aldrabão, o presidente do Marítimo nunca disse isso! Qual é problema do Maritimo treinar no Seixal? Pensas que são todos corruptos como tu?

"Fui recebido na semana passada no Conselho de Arbitragem e soube que a Comissão de Nomeações é formada por três membros: Vítor Pereira, Luís Guilherme e Lucílio Baptista. O Luís Guilherme e o Lucílio Baptista abstêm-se e colocam em ata que não concordam com a forma como está a ser gerida a arbitragem. Se acham que isto dá garantias à arbitragem"

PdC mentiu, é aldrabão como vocês, porque são 5, CINCO!, os membros do CA!!! Por isso as nomeações são TODAS feitas com maioria de 3-2!!!

"Agressão ao fiscal de linha pelo diabo de Gaia ou pela perda de dentes de Proença? "

Aldrabões, qual é culpa do Benfica que hajam adeptos que agridam? Que no caso do Diabo de Gaia nem foi agressão. Mas pagaram todos pelos seus actos!
Mas já agora informem quem foram os adeptos do sportinge que destruíram o talho do Manuel Mota e quando foram condenados?

RG disse...

"Quem é esse sueco e quem é esse presidente? O único sueco que conheço é o Lindelof e esse é do 100% do Benfica. Aldrabão!"

Ai que conheces tão bem o teu clube.....não convides o homem para a festa que vais ver.

Sei que português não é propriamente o vosso forte, mas se precisas de ajuda eu traduzo: "http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/maritimo/interior.aspx?content_id=3191668". Se calhar esse Carlos Pereira é o ex adjunto do Paulo Bento, não fica é nada bem de barba!

Consegues ser tão burro que nem reparaste que PdC se referiu ao grupo que faz as nomeações e não a todo o CA. Mais uma vez português não é o vosso forte.

Agressão: "Agressão é um ato em que um indivíduo prejudica ou lesa outro(s) de sua própria espécie intencionalmente"
Já sei, o Diabo de Gaia era amigo do fiscal e só dar-lhe um cumprimento.

"Mas já agora informem quem foram os adeptos do sportinge que destruíram o talho do Manuel Mota e quando foram condenados?" Se calhar foram os mesmos que iniciaram confrontos num dos últimos jogos na luz.

Permite-me um conselho:

Para dizeres merda, abstêm-te ou então tenta conhecer por dentro os assuntos, o teu clube, lida com jogadores, treinadores, árbitros e depois opina. Eu sei que é fodido ler jornais e achar que tudo o que lá vem é verdade, mas.....não é!