domingo, 14 de agosto de 2016

É para acreditar?


Ontem, a atmosfera em redor de Alvalade era um misto de pré-época com final da Taça de Portugal. O calor e a hora vespertina recuperam esse ambiente. Sentia-se nas pessoas uma conduta que cheira a férias mas, também, a ansiedade de já se estar numa competição que "conta para o totobola".
Foi com este espírito que entrei no estádio. Ao olhar para o 11 inicial, as primeiras (boas) surpresas:
- J. Pereira a titular (Schelloto no banco);
- Marvim longe da equipa (é aí onde pode ser valioso);
- Bryan Ruiz a ocupar a esquerda (nem a 8, nem no meio);

"Ok, boa, estamos quase o 11 ideal. Só falta o Bruno César a defesa-esquerdo, mas não se pode ter tudo", pensei eu.
Alguma tristeza quando olhei para o banco e vi que Iuri não estava (mas estava Matheus, menos mal).

Uma das coisas que partilhei com um dos meus amigos que me acompanha a Alvalade foi se, ao contrário dos jogos da pré-época, íamos deixar de sofrer "cá atrás", isto é, se continuava a ser fácil criar lances de golo contra nós. Bem, foi só preciso esperar 15 minutos para esclarecer essa dúvida.
Apesar de uma boa entrada e tendo-se criado lances de perigo (Alan Ruiz, J. Mário e um excelente cruzamento de J. Pereira para uns acanhados e pesados Ruiz(es)), bastou uma "tabelinha" e um pouco de "bê-á-bá" de futebol e Baba podia ter feito o 1º do jogo. Podia... mas aquilo que parecia fácil e golo certo, Rui Patrício tem o condão de transformar numa tarefa hercúlea. O alarme estava dado e a vitória começava, aí, a ganhar forma.

Daí até aos 40m só deu Sporting. Um dos poucos cantos batidos sem ser "em balão" encontrou Coates (bom jogo), e este não perdoou. Assim também se ganham jogos (e, porque não, campeonatos). Continuámos a carregar e a jogar muito próximo da baliza mas o 2º não aparecia, apesar das boas oportunidades de J. Mário e Gelson (excelente exibição). 
Próximos dos 40m, lá se voltou ao Sporting tremido. Mas aí nem Patrício nos valeu. E quando esta última barreira se vai, só a Sorte nos pode salvar. Alan Ruiz com a perda de bola, Jefferson com a passividade e Semedo com o adormecimento momentâneo, iam dando ao Marítimo um empate que, na 2ª parte seria difícil de inverter, face à dificuldade que temos em concretizar oportunidades de golo.

Na 2ª parte ainda fomos melhores (sim, acho que estivemos bem na 1ª parte, apesar dos 2 lances do Marítimo). Primeiro porque entrámos com Bruno César a defesa-esquerdo (a melhor posição que pode ocupar neste Sporting; face aos disponíveis, tínhamos o melhor 11 em campo).
William e Adrien começaram a asfixiar o adversário, começando a jogar-se em 30/40m. Gelson e J. Pereira iam dinamizando uma ala direita em alta-rotação e de grande qualidade. J. Mário, Gelson e Coates iam adiando o que parecia inevitável, o 2º golo. Pouco depois, em mais uma excelente jogada pela direita do nosso ataque, o Sporting coloca na pequena área J. Pereira e Brian Ruiz. Desta vez, Ruiz não falhou (bom pronúncio?).

Alvalade estava agora mais tranquilo mas sem nunca abrandar no forte apoio à equipa.
O bom jogo continuava e sempre com trocas de bola de grande magia e a abrilhantarem uma tarde de festa. Ruiz, J. Mário, B. César, William e Gelson são jogadores com elevada qualidade técnica e ia-se fazendo uma gestão da posse (que deve ter tido números elevados) digna de equipa grande. 
As oportunidades para marcar iam rareando, mas o controlo do jogo era absoluto, apesar do óbvio cansaço que se ia notando (os Ruizes, Adrien, J. Mário e J. Pereira à cabeça).
Jorge Jesus, não querendo devolver criatividade e acutilância ao jogo (entrando Matheus, por exemplo), optou pela segurança. Entraram Scheolloto para ala (enfim...) e Paulista (não desgostei), numa mensagem clara de "vamos manter segurança no nosso jogo".

O jogo terminava e as sensações eram muito boas.
No dia em que J. Mário parece ter-se despedido (vai deixar saudades mas, pelos valores que se falam, é inevitável e obrigatório), o Sporting (e JJ) pode ter recuperado algo de muito positivo: J. Pereira e B. César como donos das laterais. Esperemos que continue.
Por outro lado, percebeu-se que os esteios desta equipa são 3 mosqueteiros (com o 4º de partida...): Patrício, Adrien e William. Enormes. São eles e neles que se pode elevar o Sporting e as (reais) possibilidades de vencer a Liga (falando, claro, somente de futebol).

Há bons indicadores e algumas preocupações (André Silva, Corona, etc, não falham o que Baba falhou, por exemplo). Para já, reforços (apesar da boa técnica e entrega de Alan), nem vê-los. No banco, não há jokers. E isso, embora com algum atraso, tem de mudar rapidamente. 

A Liga já começou, apesar do calor e dos jogos à tarde.  

13 comentários:

MM disse...

Cantinho,

Excelente crónica. A espaços também gostei do Sporting embora tenhamos de contextualizar o ambiente sempre favorável de jogar o primeiro jogo da temporada em casa. E, porque não, alguma felicidade e um (novamente) excelente Rui Patrício que negou um golo certo ao Marítimo ainda na 1ª parte. Veremos o que dá Alan Ruiz - pode ser que se revele uma bela surpresa - e subscrevo totalmente a necessidade de vermos Bruno César no 11 do Sporting. Já em João Pereira, nada tenho obviamente contra ele mas o facto de ser o melhor lateral direito do Sporting diz alguma coisa sobre a falta de qualidade para a posição. Coates, tal como fez em Inglaterra, mostra qualidades mas está ainda longe do que poderá dar ao Sporting. É melhor jogador do que vai parecendo.

Abraço.

Cantinho do Morais disse...

MM,

obrigado. Por acaso não gosto que o 1º jogo seja em casa. Quando se jogo fora, o último jogo da 1ª volta e o 1º da 2ª volta são jogados, de forma seguida, em casa. Assim, começando em casa, vamos finalizar a 1ª volta e iniciar a 2ª com 2 jogos seguidos fora de casa. Creio que é uma desvantagem (no nosso caso).

Concordo com as limitações nas laterais. B. César e J. Pereira estão longe de serem perfeitos, mas neste plantel não há melhor. Em breve chegará Esgaio, mas deverá ter guia de marcha (juntamente com Mané).
Coates só tem apresentar a qualidade dos últimos 2 meses da temporada passada. Se assim for, será muito importante na nossa estabilidade defensiva mas, também, na 1ª fase de construção ofensiva. Vamos ver.

um abraço

FCS disse...

-42577 espectadores em Agosto parece-me muito bom.
- O Patrício já não há palavras. Curiosamente hoje é o vendido do dia.
-Acho que o Alan vai dar jogador.
- O William é um monstro!!
- Ontem, mais um pequeno sinal que o JJ conta com o Paulista. Grande passe para o Adrien!

MM disse...

"O Patrício já não há palavras", totalmente de acordo. A única coisa que o penaliza é não ser "vistoso", fazendo as coisas parecerem fáceis. Com ele na baliza ela parece sempre pequena. Se fosse espalhafatoso já estaria ao tempo num tubarão qualquer de Espanha ou Inglaterra.

RG disse...

"Alguma tristeza quando olhei para o banco e vi que Iuri não estava"

Coloquei todas as fichas em que o substituto de JM no 11 seria o Iuri...infelizmente tal como diz a música de Variações: Quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga!

Pensei que com o segundo ano de empréstimo e acrescidas responsabilidades, foi pai, aqueles tiques de vedeta que quer a bola única e exclusivamente no pé, que acha que defender é para os outros, desaparecessem....pelos vistos não!

Quanto ao 11 e banco, chega para a Liga PT. Para algo mais é que temos de compor a coisa! Penso que esta semana teremos novidades

Cantinho do Morais disse...

FCS,

os números da assistência, a forma do Patrício e William (só tenho receio pelas reduzidas férias que tiveram) e a boa entrada do Paulista são, de facto, bons indicadores.
Quanto a Alan, há ali muita coisa boa (a técnica, o 1º toque e o uso do corpo na protecção da bola - muito Pedro Barbosa). Agora, é "só" pesado ou também é lento? Não nos interessa nem uma coisa, nem outra.


RG,

Mas reparaste nessa postura que falas nos jogos da pré-temporada? Até o vi mais achanhado no jogo, devido a essas preocupações defensivas. Ou tens essa informação também para os treinos.
Vai-me custar bastante abdicar do Iuri. Serão demasiados tiros nos pés.

Claro que têm de vir jogadores. Para mim, a ficar o Slimani (e já contando com a saída de J. Mário), só pedia um avançado (e a saída de Marvim, Aquilani e um dos centrais). Tudo o resto está lá. É apostar (a sério) neles e colocar os melhores nos lugares certos.

SL

RG disse...

Cantinho,

Dos que vi, e foi só o Stade Nyonnais e fogachos do Mónaco e Lyon, vi-o com essa postura em alguns lances....

Também me vai custar, mas....ele tem de se sacrificar mais! Com menos qualidade e mais "sacrificio" Gelson,Matheus e Podence cairam nas graças de JJ.

Eu acho que falta um DE, Central e AV.....No entanto o avançado que JJ quer é demasiado caro ( e isto é fonte fidedigna ) para o nosso futebol. Assim sendo gostava de ter "papel" para ver Bas Dost.

Quanto a saídas prefiro Jefferson, PO e Ewerton além do citado Aquilani.

FCS disse...

O Rúben Semedo, o Palhinha e o Gelson começaram a treinar na Academia 3 ou 4 dias antes da época arrancar oficialmente.

O Iuri apresentou-se no dia, e nos exames médicos mostrou uma barriguita a indicar que deve ter tido pouco cuidado nas férias.

Pequenos detalhes que se calhar fazem a diferença.

Atenção que gosto bastante do Iuri e gostava que ficasse.

Cantinho do Morais disse...

RG,

eu vi os jogos com o Wolfsburg, Betis e Nice onde, para mim, esteve bastante bem. Vi compromisso defensivo mas, acima de tudo, vi rapidez de pensamento e execução. Com o Wolfsburg coloca na cara do GK o Matheus e o Aquilani que desperdiçam incrivelmente. É o tipo de jogador que não temos. Mas se é gente para defender que querem...

Bas Dost seria muito bom. Neste momento, até me dava por (muito) contente com um Hassan.


FCS,

se formos pelo tamanho da barriga, então o Alan Ruiz nem teria sido contratado.
Repare que na época passada, devido ao Euro sub-21, o Iuri teve menos dias de férias. Eu também gostava de o ter visto com esses 3, mas pode ter aproveitado para descansar aquilo que não descansou na época passada.

FCS disse...

Mas o Alan vem de uma realidade diferente. No próximo ano certamente (espero eu) não se apresentará dessa forma.

A ideia que passa é que o Iuri pensa que o seu talento lhe basta. Cuidado com a alimentação pouco, ginásio pouco ou nenhum. Basta comparar com os outros miúdos, Gelson, Matheus, até o Podence, estão mais trabalhados.

RG disse...

"Com o Wolfsburg coloca na cara do GK o Matheus e o Aquilani que desperdiçam incrivelmente. É o tipo de jogador que não temos. Mas se é gente para defender que querem..."

Problema é que para JJ além de qualidade no momento ofensivo, o defensivo é muito, mas mesmo muito levado em conta....e tal como diz o FCS ele ainda passa a ideia de que pensa que só o talento chega. No entanto, ao contrário do que nos últimos dias se tem escrito por ai, não acredito que saia e, durante a época irá aparecer e mostrar que cresceu.

Hassan? Também gosto, mas se é para apostar, que se aposte a sério!! E acho que JJ pensa assim também, eheh

Cantinho do Morais disse...

RG,

eu sei que o momento defensivo é muito importante e é decisivo para JJ. No entanto, quanto tempo de treino tem JJ com Iuri? 1 mês? Porra, tem de acreditar que aquilo que ele pode dar é muito mais se acreditar e apostar nele. Aposta não é entrar na pré-época, quando se está a perder ou o 11 usado é composto por suplentes.
Projectos como Matic, Coentrão e Di Maria demoraram muito mais tempo a JJ. Acredite e aposte.

Gosto muito de Hassan. Claro que quero melhor. Mas nem sequer está a chegar ninguém... E Slimani, mesmo que fique (e acredito pouco que fique), em Janeiro não está cá.

RG disse...

Cantinho,

Compreendo as palavras sobre o Iuri, mas eu referi aspectos defensivos e o FCS tocou noutra temática...e tudo somando não abona a favor do açoriano. Quanto ao facto de apenas ter um mês, não posso deixar de apontar que nesse mesmo mês, na época passada, Gelson já era do goto de JJ.

Também gosto do Hassan, mas algo se passou anteriormente, e ele teve cota parte de culpa nisso, que fez com que não viesse para Alvalade. Neste momento prefiro que tentem gastar as fichas todas num bom PL e as negociações para isso, sobretudo ao nível de pagamento mensal, demoram tempo.

PS: Acredito que Slimani, seja a seu gosto ou não, irá ficar