quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ressaca de uma saída à noite (em semana de trabalho)


Ontem o Sporting, como um jovem universitário imprudente em plena época de exames, decidiu sair à noite.
Ah, mas o exame é só daqui a 4 dias, dá bué tempo para estudar e preparar-me.
Ok, até se podia dar essa abébia se, há duas semanas, não tivesse feito já a mesma brincadeira, culminando num chumbo (fatal?), no exame realizado em Vila do Conde (que, apesar de ser complicado, nem era assim tão difícil).
A isto o jovem Sporting ainda pode contrapor com: Mas eu no exame de sexta-feira até saquei boa nota e, ontem à noite, ainda me "orientei" e levei para casa uma bela companhia avaliada em 1.5M de euros. Nada mau.
Sim, nada mau. Mas terá valido a pena? Uma coisa já sabemos, para o importante exame de Guimarães (que antecede uma longa pausa de 3 semanas sem exames - pelo meio há 1 exame mas é para um curso livre, conta pouco para a nota), o Sporting não vai poder se recorrer de todos os apontamentos (mais) importantes, tendo que usar alguns que ainda denotam pouca preparação e atenção nas aulas teóricas:

Jogar na terça e depois no sábado. Como é normal, alguns jogadores ficam fatigados não só fisicamente, mas também psicologicamente, por causa da responsabilidade que provoca desgaste. Cada jogador é diferente, mas temos a certeza que temos de mexer na equipa para lhe dar alguma recuperação em termos de intensidade para o jogo com o Guimarães - Jorge Jesus.

Vamos ver o que nos reserva este Sporting. Um aluno que anda na Universidade há tanto tempo e, incrivelmente, ainda não deu conta que, apesar das muitas boas notas que já teve, dos variados trabalhos de grupo e excelentes fichas de leitura que conseguiu, aliado a uma boa imagem que vai deixando em muitas aulas, ainda não alcançou o mais importante: o canudo (aliás, é para isso que, todos os anos, o ajudamos no pagamento das propinas, que até estão cada vez mais caras).

Sporting, estudar e conquistar o canudo é a tua profissão. A tua única responsabilidade. Há tempo para tudo. Ninguém se vai lembrar da polaca de Erasmus que agasalhaste ontem à noite (também era o mínimo, estava tão "disponível"), se, neste sábado, não passares no exigente exame de Guimarães (na última época não passaste e, depois, reprovaste).
É que além de ficares cada vez mais longe do objectivo principal, depois serão 3 semanas em que os teus colegas/inimigos vão cair em cima de ti, sem piedade (é triste mas é verdade, a competição pouco saudável começa logo na Universidade).

Deixa-te de brincadeiras e vai estudar. Se o fizeres sem te desviares desse (único) compromisso, vais ver que a verdadeira recompensa é teres o nosso canudo na mão, finalmente.


ps: não penses que não fico contente com estas tuas conquistas ou boa imagem que vais deixando a meio da semana. Não me interpretes mal. Mas cada coisa a seu tempo. Repara que "sacaste" a polaca mas tiveste de dar tudo. Como será para "sacares" uma alemã ou uma madrilena? A exigência é ainda maior e a desilusão também. Ainda não estás preparado. Havemos de lá chegar, um dia.

10 comentários:

JG disse...

Cantinho, além de não ter gostado particularmente da exibição do Sporting contra o Legia - do que aliás dei conta num comentário no A Norte de Alvalade - o que gostei menos foi da declaração do mister. Excelente post, não encontraria melhor abordagem para falar deste nosso querido aluno que, apesar das excelentes notas, e do brilhantismo "intelectual", parece ainda não ter percebido que o que nós queremos é que ele não adie a data em que receberemos o canudo. Depois lá tratará dos doutoramentos e pós-doutoramentos e etc.
Jesus afirmou que irá efectuar mudanças em Guimarães. Uma coisa tenho por adquirido: se repetir as experiências de Vila do Conde regressa de lá com menos três pontos do que nós todos queremos. Algo inaceitável se pensarmos que estamos apenas no inicio da época e ainda não há razões para alguém clamar por descanso.

RG disse...

JG,

Lamento informar, e nem vou puxar a conversa do outro gordo usa de que também jogou, mas nesta fase existe mesmo cansanço....

Convém não esquecer que Bryan esteve 2 anos sem férias, e embora este ano as tivesse, foram curtas. Adrien, William fizeram mais de 60 jogos e descansaram metade do que deviam....e claro, não podemos esquecer os que habitualmente têm essas dificuldades.

Convém ainda não esquecer o quanto Ruben e Gelson trabalharam antes do inicio oficial da época e que também começa a pesar...veja-se o cada vez menos tempo que Gelson aguenta em campo.

No entanto parece-me que esta gestão é apenas e só para precaver que a determinada altura da época, as tais mudanças que por agora serão feitas, se mantenham como isso e não como única alternativa.

Quanto aos jogos devo dizer que ainda não compreendi essa experiência de Vila das Aves, o que falhou não foi jogar o A,B ou C, mas sim a forma como a equipa se apresentou e tentou pressionar, falhando claramente no mesmo. Posto isto, acredito que JJ troque o lateral direito, o companheiro de Dost na frente e pouco mais.

Cantinho,

Percebo essa analogia, mas se o estudante não tiver essa saída para fazer um part-time, dificilmente acabará de pagar o curso....
Europeus dificilmente serão ganhos por Portugal e sem CL, levada a sério para valorizar jogadores, dificilmente faremos vendas gigantes e cujo dinheiro pode ser aplicado em reforço da propina ou até na investida de um mestrado ou doutoramento.

JG disse...

RG

se trocar o lateral direito, colocando Schelloto, e o companheiro do Dost, apostando no Alan Ruiz, não será pouco mais. Será, julgo eu que sou um leigo na matéria, metade das mudanças do outro dia. Porque não jogar com a melhor equipa possível e gerir numasituação de vantagem? Porque ganham-se muitas vezes jogos - JJ sabe isso muito melhor do que outros treinadores - nos últimos minutos. E, nesses casos, não há poupanças possíveis.

Cantinho do Morais disse...

JG,

estou contigo nesta matéria e nas possíveis trocas para Guimarães, tal como respondeste ao RG. Se as trocas forem essas, estamos bem tramados. Nem Schelotto nem Alan Ruiz têm qualidade para estar no plantel do Sporting, quanto mais para jogar, ainda mais num dos jogos mais complicados do Campeonato. Além disso, sempre que jogaram (e já jogaram bastante), foram dos piores. Não há nada que justifique a sua utilização.


RG,

concordo que há cansaço pelas razões que apontas. Aliás, isso é algo que tenho vindo a dizer, principalmente nos casos de Adrien e William. Estes tiveram 2 semanas de férias porque alguém resolveu fazer uma pré-época vergonhosa e, mais uma vez, lá teve de vir novamente a formação (negligenciada na pré-época), "salvar a honra", fruto de reforços sem qualidade.
E aqui é que reside o maior problema de todos. As alternativas não existem. Pelos menos agora. E se agora não existem, então não se pode desperdiçar o que temos de bom, em algo que não interessa. Temos de ir à Champions (o tal part-time que ajuda a pagar as propinas), isso para mim é claro. Mas ir à Champions não significa disputar a Champions. Somos a 3ª equipa do grupo (isso só muda no dia que tirarmos o curso, passando para 1ª do grupo), logo a nossa única obrigação é ficar acima da 4ª equipa do grupo. Nada mais.
A grande exibição de Madrid valeu-nos duas coisas: derrota nesse jogo e derrota em Vila do Conde. Isto é claro.
Claro que precisamos de Champions, mas é assustador que, ao fim de 2 meses de competição se diga que é preciso mudar de jogadores para um jogo (muito importante), fora de casa, que se disputa 4 dias depois do jogo (mais fraco) da Champions. Se isso é verdade, deve-se a uma de duas coisas (ou a ambas):
- má preparação na pré-época;
- reforços que, na verdade, (ainda ?) não o são;

O 11 do jogo com o Légia é, talvez, o 11 mais forte que temos agora. É incompreensível, pelo menos para mim, que esse não seja usado no jogo mais importante que temos na Liga, porque foi usado numa prova onde as nossas aspiração são... zero.

Um abraço aos dois.

Cantinho do Morais disse...

Uma outra coisa. Não ganhar em Guimarães faz com que fiquemos, já, a 3 ou 4 pontos do líder, podendo mesmo perder o 2º lugar.
Isto para mim não faz sentido, ainda mais quando se vê as dificuldades que esses rivais têm para jogar futebol.

Leão de Alvalade disse...

Cantinho,

Não concordo minimamente com a abordagem do RG relativamente ao cansaço físico, quase todos os jogadores gozaram de um período de férias suficiente para se restabelecer e um jogo espaçado no tempo entre 3ª e sábado é mais que suficiente. Estamos ainda no inicio do período de competição, estas preocupações só deverão colocar bem mais tarde. Se estivermos a falar do cansaço psicológico e stress competitivo provocado pela importância de ganhar é outra coisa. Como muito bem lembras vai haver depois uma paragem que pode até nem significar nada para alguns, que se manterão em competição pelo que a conversa da fadiga só se for mesmo psicológica.

Sobre a necessidade do canudo concordo mas o investimento feito este ano creio que obriga a realizar dinheiro na CL, daí que...

Abraço

Cantinho do Morais disse...

Leão,

eu acho que o cansaço físico (só físico) terá de se notar, essencialmente, no Adrien e William (e, porque não, no Patrício), jogadores que só tiveram 2 semanas de férias e vinham de uma época onde jogaram muito (e com grande intensidade e qualidade - de referir que William no verão de 2015 ainda jogou o Euro sub-21 e lesionou-se, não fazendo pré-época). Curiosamente, ou não, são aqueles jogadores que não têm substitutos. Têm mesmo de jogar, sempre... E aqui é que está a nossa falha, tanto na planificação do plantel, como na forma como trabalhámos na pré-época.
A paragem de 3 semanas de Liga, mais do que a folga (que não existe, visto que vamos ficar sem 7 titulares e 2 dos suplentes mais utilizados), pode ser prejudicial se falharmos Guimarães. Serão 3 semanas de criticas, criticas e mais criticas. E face ao investimento que falas, não podemos ficar, já, na posição de baixo, sujeitos a começar mais uma crise, daquelas que tanto gostamos e que definem a nossa história nos últimos 30 anos.

Quanto à CL, face ao grupo que temos, a nossa obrigação é ficar em 3º, sendo sempre superior ao Légia. Mais que isso é utópico. Não nos calhou o Leicester, o Besiktas ou o Copenhaga.

um abraço

RG disse...

Cantinho,

Não acho que trocando por exemplo o Schelloto por JP ou o André/Campbell por Ruiz ou Bruno César fiquemos assim tão fracos e incapazes de vencer em Guimarães! Mas isto é apenas a minha opinião...que vi em Vila de Conde uma falha na forma em que se abordou o jogo e se tentou pressionar tão alto e sem efeito que permitimos o Rio Ave ter tempo para aproveitar a "altura" em que o SCP estava colectivamente.

Quanto ao canudo existem várias questões:

Pode o SCP sobreviver e reforçar a equipa a sério ( optar por jogadores com Dost ao invés de se contentar com Barco ) sem vender por 30/40/50M? Não pode....e vender jogadores por esses valores eles têm de mostrar que são os melhores entre os melhores. Dificilmente teremos Europeus para valorizar como valorizaram Adrien, WC, JM e Patrício.
Que fazer nesta CL? Lutar pelo 3? Abdicar de vencer os outros jogos, jogando com uma equipa secundária, e não valorizar os titulares, ou deixar imagem errada de jogadores com pouca qualidade para andarem entre os grandes? Não creio.

Acho que com 2/3 mudanças, por agora 2, mas com Markovic, Campbell ou Elias dentro do que JJ pretende porque não 3 de jogo para jogo podemos manter competitividade no campeonato e dar uma boa imagem na CL.

Veremos como será hoje em Guimarães.

PS: A não chamada de Semedo diz muita coisa sobre como os interesses de outras pessoas está acima do que interessa à selecção e aos jogadores.

RG disse...

Cantinho e Leão,

Tem de existir cansaço em jogadores que fizeram o ano passado cerca de 50 jogos, uma vez que para alguns deles ainda houve Copa América e Europeu. Esse cansaço existe quer pelo pouco descanso, que para alguns apenas foi de 2 semanas, quer pelo facto de se juntar a isso uma pré-época exigente e bem ao estilo de JJ.

Não quero com isto dizer que eles não podem jogar 2x por semana,pelo contrário, mas....o que pode vir no futuro, se não for feita uma boa gestão, são lesões musculares ou similares que podem fazer com que em vez de 1, estejamos 3,4 ou 5 jogos sem ter os jogadores nucleares.

Cantinho do Morais disse...

RG,

concordo que William, Adrien e Patrício estejam cansados pelas razões que enumerei.
O problema está no facto de não existir quem os substitua com o mínimo de qualidade.

Quanto à rotatividade, 2 a 3 jogadores é o limite. Em Vila do Conde trocaram-se 5 posições!! É demais.
E volto a dizer. Se jogarem Campbell (na direita) ou Markovic e Elias, mesmo não tendo mostrado muito no que têm jogado, sei que são bons jogadores. Agora Schelotto e A. Ruiz não são nada. Taça da Liga e jogos em casa (contra equipas que só defendem) Mais que isso é brincar com a sorte.

Acredito que hoje ganhamos, mas vamos ver.

SL