domingo, 27 de novembro de 2016

Futuro garantido


Não dá. Eu bem queria escrever sobre a excelente 1ª parte de ontem do Sporting no Bessa. Escrever sobre o bom 11 apresentado (B. Ruiz no banco, Campbell no centro e direita - só o Schelotto destoou...), na forte dinâmica, variadas formas de chegar ao último terço e, até, da forma sublime e madura com que se geriu os últimos 15 minutos do jogo (que estava a ficar complicado). A sério que queria. 
Queria escrever que William é um grande jogador, que Coates é o melhor defesa-central desde André Cruz, que Adrien é o motor e que Gelson, quando conseguir definir melhor (e, ontem, esteve muito bem nesse registo, mas para o que produz tem de criar mais), vai dar ainda mais golos a Dost que é, simplesmente, um avançado brutal... (e comprometido com o Sporting).

Mas o jogo não foi só isso. O jogo foi mais complicado e esteve tremido porque alguém, vestido de vermelho (como é óbvio), tinha outra missão. Esse alguém é Fábio Veríssimo, um ilustre produto da EtarLab, um prodígio que garantirá à arbitragem nacional a manutenção da sua elevada qualidade e reconhecimento internacional, não levando nenhum árbitro a uma grande competição. Fábio é um fiel espelho desta realidade, uma valente merda.

Quando aos 3 minutos, Gelson vai embalado e é travado com uma pisadela e o amarelo fica no bolso, já sabíamos como seria o resto do jogo. Depois, ainda antes do intervalo, nova entrada por trás a Bruno César (outra excelente exibição! - mais uma), e o amarelo fica ao pé do Red Pass, no bolso.
Inicia-se a 2ª parte e Coates é brindado com uma cotovelada. Segue jogo.
O jogo esmorece, o Sporting não o "mata" e Fábio vai à procura do empate. Aos 82 minutos, depois de Semedo ter abordado mal um lance (mas sem atingir o adversário ou colocando em causa a sua integridade física), num espaço distante da sua área e perante um adversário que estava longe de ter a bola controlada, Fábio, após confirmar, pelo seu auricular, a reserva (para 4), no Museu da Cerveja, expulsa Semedo e vai em busca do merecido prémio de jogo.
Felizmente (para nós), o Sporting conseguiu travar as suas investidas. Mas como diz bem (geralmente é assim), o Rui Monteiro, "[Fábio Veríssimo] Criou as oportunidades. Foi o melhor avançado do Boavista. Não lhe peçam é que seja ponta-de-lança também.". Resumindo, houve pouco Boavista para tanto Fábio.

O Fábio é um artista que precisa de outro tipo de companheiros para brilhar. Colegas de equipa muito mais qualificados do que aqueles que o Boavista tem. Na época passada, em Braga, auxiliado por um colectivo melhor, Fábio foi a estrela da vitória do Sporting local, perante o Sporting (Clube) de Portugal, nos 8avos da Taça de Portugal. Quem não se recorda do 1º golo do Braga, após falta (para vermelho) sobre William? E dos golos mal anulados a Slimani e William em pleno prolongamento? Um grande internacional...

Quem, há muito tempo, acompanha e sofre pelo Sporting sabia que Semedo iria para a rua, à mínima coisa. É assim, está escrito nas regras do jogo. Fez-me recordar uma situação semelhante passada há duas épocas em Setúbal (aqui descrita), mas agora protagonizada por outro "senhor" da arbitragem de Leiria, Olegário Benquerença (tio do Fábio, coincidências...). Na 2ª parte, o Sporting vencia por 1 golo e Ewerton, amarelado minutos antes, "faz" uma falta numa disputa de bola pelo ar. Olegário nem perdoou: "toma lá o 2º amarelo!". Claro que o jogo ficou perigoso e a vitória esteve quase a fugir. 

Na altura, como hoje, as principais críticas foram para o Ewerton (hoje para Semedo), porque "se pôs a jeito". Mas pôs-se a jeito do quê? Mas agora falta (quando é...), é logo sinónimo de amarelo?
Claro que isso aconteceu porque o prejudicado é o Sporting!
Alguém duvida que o Fábio expulsaria o Lindelöf numa situação semelhante ao Semedo? Alguém duvida que o Boavista, na 1ª parte, já estaria carregado de amarelos, sendo mais macio nas marcações na 2ª parte ou viria alguém expulso se mantivesse o mesmo registo faltoso, se o adversário fosse o "dono disto tudo"?

Quem assistiu à forma como este jogo foi conduzido, à dualidade de critérios, aliando à vergonhosa arbitragem do jogo contra o Praiense (de mais um grande produto do Seixal), acredita que é o Futebol que prevalece nas competições nacionais? É, somente, a qualidade do jogo e dos intervenientes (jogadores e treinadores)?

Por favor... Com este nível, o futuro está garantido. É que é tão evidente, que até para quem já só via o futebol como uma distracção, perdeu essa ilusão.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Boavista jogou sem 6 titulares, 4 castigados e 2 lesionados. Se acontecesse o mesmo ao Sporting, ganhava?

Cantinho do Morais disse...

Se o Sporting jogasse sem os 6 da frente (meio-campo e ataque), dificilmente ganharia. 6 titulares têm sempre peso, ainda mais num Boavista.

Mas essa questão é porquê? Se uma equipa estiver desequilibrada pode ser "ajudada" pelos Fábios desta vida?
É por isso que o SLB está em 1º? Devido ao nº de lesionados que tem, podendo levar com ajuda extra?

aminhatvpifou disse...

o boavista na primeira parte não ganhou 1 bola nos duelos...

uma.

mesmo assim levámos 2 amarelos por faltas normais.

Cantinho do Morais disse...

aminhatvpifou,

é um clássico. Levámos 7 amarelos e 1 vermelho. Uns sarrafeiros de fazer corar o saudoso Boavista de Jaime Pacheco com Petit, Ávalos, Paulo Turra, Martelinho, Litos e outros tais que era só dar no osso.
Aliás, gostava que alguém me explicasse porquê que queimar tempo nos últimos minutos é mais penalizador do que queimar tempo no resto do jogo. Ontem foi das raras vezes que Patrício não levou amarelo (já Ruiz e Marvin.. toma lá!).

Anónimo disse...

Excelente post. A arbitragem este ano está ao nível da do ano passado ou pior. E o nível é medíocre ou mau. É curioso que após os 2 lances em que Rúben Semedo levou amarelo, em lances normalíssimos, sem maldade, os jogadores do Boavista rodearam o apitador (a fazer recordar velhos tempos) e este fez-lhes a vontade. É curioso que já li sportinguistas a dizerem que a culpa é de RS, que este por vezes tem destes erros. Quem diz isto não percebe nada de futebol. A.A. SL.

jorgen80 disse...

E o penalty do Coates? É uma pena ver este tipo de posts. O mundo está sempre contra o Sporting. Mas é assim há 50 anos pelo número de títulos.

leão verde disse...

Olha o QI80 tambem ja frequenta este blog. O penalty do Coates so existe na cabeca dos alucinados lampioes. Para quem nao tem penalties contra ao longo da epoca a parlapatanice eh muito grande.

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

o que é uma pena é ver este tipo de arbitragens. O que é uma pena é ver que este tipo de arbitragens NUNCA acontecem contra um certo clube. Se houvesse incoerência nos erros, podíamos considerar o "erro humano" neste tipo de situações. Uma vez que há quem fique imune ao "erro humano", devemos questionar e duvidar.
Aquilo que o SLB criticou durante o reinado azul, é o que agora defende. Quem se indignou na altura, se fosse coerente, indignar-se-ia agora.
Fica ao crédito e à consciência de cada um.

As evidências são muitas e recorrentes. Não ver tudo isso já não é sinal de cegueira ou distracção, é querer fazer dos outros parvos.
E isso eu não aceito.