domingo, 11 de dezembro de 2016

(Des)equilibrado


Caro Jorge Jesus,

Numa Liga onde temos o pior plantel dos 3 candidatos, onde a nossa participação no mercado (ao nível de contratações), foi desastrosa (então comparando com os rivais...), após perdermos 2 dos melhores jogadores da época passada, tu, e somente tu, eras o nosso factor "extra". Tu representavas, para nós, aquele elemento que seria capaz de (des)equilibrar uma competição onde teríamos grandes dificuldades em acompanhar a excelente qualidade que existe nos rivais. Eras o nosso Jardel, aquele que faz a diferença e que, perante uma oportunidade, não perdoa.

Mas quem fez o que fez em Varsóvia sabendo da importância do jogo de hoje (o Adrien aos 20m já estava roto), do jogo já desta quarta-feira para a Taça (a única salvação... em Dezembro...), e quem tira B. César, mantendo B. Ruiz e, depois, coloca A. Ruiz (fez alguma coisa? nem os livres/cantos marca!!), e ainda tira Dost (ainda marcava...), leva-me a crer que há virtudes a desfazerem-se. 
O que é incrível, é que os processos de jogo (excelentes) estão lá. Somos uma equipa grande na casa do tri-campeão. E isso é quase inédito na nossa história dos últimos 35 anos. 

Mas, depois, em tudo o que cai fora do processo de treino (onde tu és e o melhor em Portugal), como as contratações, substituições, competições europeias, "pancas" por certos jogadores, ausência de oportunidades a outros, etc, tu já não és especial. E são estas pequenas variáveis, que interferem no nosso jogo, a causa de tanto desequilíbrio, levando à consequente derrota (uma velha amiga que conhecemos bem) .

18 comentários:

jorgen80 disse...

Esteve bem o Sporting no jogo. Bem na do Joel, péssimo na do Alan e do Bas Dost. Não é por este jogo que se pode criticar o Jesus. Perderam por falta de eficácia.
Falta muito campeonato.

FCS disse...

Não marcamos por falta de eficácia. Agora perdemos muito por culpa da terceira equipa.

MM disse...

Cantinho, 6 pontos pressenti-los-ia como demasiados. 5 nem tanto (opinião pessoal) depois de jogarmos na Luz. Ainda assim percebo "a única salvação... em Dezembro...", especialmente quando vimos de 2 derrotas (uma delas determinante, pq arredou-nos duma competição), percebo como disse essa carga pessimista mas racionalmente estamos dentro da corrida.

Um abraço.

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

"Falta muito campeonato."
Agradeço a cordialidade mas não concordo que o Sporting esteja nesse campeonato.


FCS,
concordo. Mas também ajudou não ter os melhores em campo. Campbell tem de ser titular, B. Ruiz tem de ir para o banco, B. César nunca é para tirar (nem que seja para tirar o Marvin) e A. Ruiz é tudo menos jogador de futebol na Europa.



Manuel HB,
tal como te disse no teu blog: é impossível o Sporting vencer esta Liga; é impossível o SLB perder esta Liga.
é só escolher.
E, parece incrível, mas 4ª já jogar o jogo da época. Adoramos o precipício.

abraço

RMSCP disse...

Depois de muitos milhões gastos, o plantel tem vindo a piorar de ano para ano. Do outro lado, vemos o Rafa a fazer um passe magistral para o 1º golo. Que jogador do Sporting era capaz de fazer aquilo? A diferença de qualidade individual fez a diferença a época passada e este ano está ainda mais desnivelada. Como dissemos no início, basta Rui Vitória não estragar.

O pior de tudo são aqueles laterais. Todos os jogos a bater no mesmo mas é mesmo assim. Se fossem mais ou menos decentes ainda era possível disfarçar. São muito maus para uma equipa como o Sporting. Ao João Pereira, que é o menos mau, bastou subir um pouco o nível para vermos o quão banal ele é.

Fizemos um bom jogo. Faltou, como sempre, a pontinha de sorte que raramente cai para o nosso lado. Depois da derrota com o Légia já se previa um desaire hoje pois o ascendente que poderíamos ter em confiança esfumou-se na Polónia.

Adrien e Gélson foram uma tremenda desilusão para mim. Estiveram abaixo do exigível.

Discordo da apreciação ao Bryan. Eu acho que fez um bom jogo. Se estão à espera que ele desate a fazer sprints e fintas (à lá Gélson) lamento mas não vai acontecer. Ele nunca foi esse jogador, não é agora que o vai ser.

MVP para William. A demonstrar, mais uma vez, que Portugal é muito pequeno para ele.

PS: Veremos como a equipa reage a esta semana. Eu desconfio que os próximos tempos não vão ser bons...

JG disse...

Cantinho, a equipa para o dérbi era a que defendia. Porque o Campbell foi enorme. Fez o melhor jogo desde que está no Sporting. Devia ter jogado de ínicio. Fantástico.
Superioridade sobre o Benfica, sobretudo na segunda parte. Erros da arbitragem e erros crassos de JJ na altura das substituições. JJ sublinha, sempre que pode, que a politica de contratações foi um desastre. Foi por isso que fez entrar Alain Ruiz que não tem valor nem para ir para o banco.
Concordo com ManuelHB, cinco pontos com o jogo na Luz não são definitivos. Mas com este plantel não temos hipóteses. Faltam recursos. Montero, Téo, J.Mário não foram minimamente substituídos. Só Slimani encontrou no holandês um digno sucessor.
Contra esta realidade não podemos ir muito mais longe. Sem a qualidade de JJ, apesar de todos os erros malucos que comete, estáavamos a jogar para fora da Europa. Se vierem buscar William - pela cláusula de rescisão é uma hipótese credível - em Janeiro e/ou Gelson, ficamos conversados.

RG disse...

Muito pessimismo por aqui.

Depois do que vi só posso dizer uma coisa....vamos ser campeões!

Quanto aos reforços volto a referir o que já disse noutro post....assumir que foram pedidos de JJ é cometer um erro, um grande erro! JJ apenas pediu 2 jogadores: um faz parte do plantel outro não.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

tantos insultos e tanta desconfiança sobre o sportinguismo de muitos que aqui vêm e, afinal, o nosso alarmismo não era assim tão descontrolado.
O desnível é brutal e esse lance do Rafa também comentei com um amigo meu. São 16M, mas é qualidade. A. Ruiz foram 8M e só prejuízo (e tristeza).
Zeegelar é uma comédia. Incrível como joga no Sporting.
Sabemos o que é o Sporting. Ultrapassar este momento com sucesso é que será uma surpresa.

SL


JG,
"Concordo com ManuelHB, cinco pontos com o jogo na Luz não são definitivos. Mas com este plantel não temos hipóteses."
é isso mesmo. Acreditar que é possível é não ser realista. Basta de sonhar.

SL

FCS disse...

RG,

Pode / quer desenvolver?

Cantinho do Morais disse...

RG,

és a luz da esperança deste blog. Que assim te mantenhas pois o teu papel é muito importante.
2 questões:
- mesmo com este nível de arbitragem, achas que é possível vencer?
- quem foi o 2º jogador que JJ pediu? Rafa? Insua?

um abraço

Anónimo disse...

Dominámos o jogo do principio ao fim. O Bas Dost falha 3 oportunidades claras. Para uma equipa com menos um dia de descanso e uma viagem pelo meio, estivemos muito bem, a jogar contra 14. Ficaram por marcar 2 penálties a favor do Sporting, o Guedes quando pontapeia a bola contra os placards, deveria de ter visto amarelo, e ao fazer falta na 2ª parte em que levou amarelo seria o 2º e expulsão. A partir do 2-1, JS inclinou o campo não marcou 2 faltas frontais próximas da grande área do slb e em caso de dúvida marcava falta a favor do slb. Gostava de o ver referir isto, pois a arbitragem, também, faz parte do jogo e teve influência no mesmo. A. Antunes.

Cantinho do Morais disse...

A. Antunes,

tudo isso é verdade. E, até por isso ser assim, o Sporting tem de estar, sempre, no topo das suas capacidades (físicas e psicológicas) e tem, sempre, de ser perfeito no seu jogo.
Aquilo que realcei (e tenho vindo a realçar), é o que, sendo nós a controlar, no faz ficar longe dessa perfeição. E, aí, entra a gestão do jogo de Varsóvia, a ausências de opções aos titulares, etc. Mas não quero continuar nesse assunto. Está escrito.

RG disse...

RG,

és a luz da esperança deste blog. Que assim te mantenhas pois o teu papel é muito importante.
2 questões:
- mesmo com este nível de arbitragem, achas que é possível vencer?
- quem foi o 2º jogador que JJ pediu? Rafa? Insua?

RG,

Pode / quer desenvolver?


Respondendo por partes:

Acho possivel vencer porque depois do que se viu ontem, ou o SCP se mexe fora das 4 linhas, e o FCP também ou teremos o primeiro tetra do SLB. Não me parece que seja isso que PdC quer e vai fazer tudo para não o deixar acontecer.

O jogador que foi pedido por JJ foi Mário Gomez....este era o avançado que JJ queria, tendo recusado todos até ao limite. Esta escolha motivou uma conversa entre BdC e JJ onde o presidente até perguntou, meio a brincar meio a sério, se JJ abdicaria de parte do salário para compensar o valor a despender pelo alemão ( compra+salário) que chegaria aos 11M.

O outro foi Markovic conforme JJ já confirmou. Todos os outros indicados por ele, Campbell, Elias e André fora sugestões que ele deu, uma vez que os nome apresentados não tinham a capacidade que ele achava que devem ter os jogadores do SCP e os valores para qualquer um deste estaria abaixo do que o SCP podia despender.
Alan teve o aval de JJ, sendo que além de sugestão foi alvo de várias observações por parte dos responsáveis de scouting do clube que também o avalizou como bom reforço.

Passando por outro tema que não referi no meu comentário anterior não creio que temos o pior plantel dos 3. OLhando por exemplo para o 11 titular do FCP e o do SCP ontem veja a entrarem no 11 do SCP: Layun, Maxi, Brahimi, Oliver....sendo que Neves também seria boa adição. Já no do FCP vejo entrar: Coates, Semedo, WC, Adrien, Dost e Gelson, Douglas, Campbell.....

SL

JG disse...

Meu caro RG, não duvidando das suas fontes, são jogadores a mais comprados apenas com uma sugestão do treinador, não acha? Muitos jogadores e muitos milhões. Além de que falta Petrovic cuja qualidade JJ já veio publicamente defender várias vezes. Quanto ao Scouting devem sofrer da mesma doença que o Leão de Alvalade diagnosticou ao Jorge Sousa: falta de vista. Viram sucessivas vezes o Alain Ruiz? Não será que os vídeos passavam acelerados? E o André? O momento hilariante da temporada é a comparação do André com o Liedson.
Mario Gomes era um bom reforço. Mas Bas Dost não é nada mau. Não é por aí. O problema está no segundo avançado. O sistema de JJ exige um segundo avançado e aqueles que temos não prestam. Alguns jogam bem mas não marcam golos. O único que pode jogar nessa posição mas nas alas - mais na direita - é muito melhor é o Campbell. Pegando no André, no Castaignos, no Alain Ruiz, no Markovic -devolvido à precedência - no Elias, no Petrovic, no Melli, fazendo um "atado" e colocando-os algures entre a China e a América Latina, além de recebermos entre 5 e 10 milhões íamos aliviar em muitos milhões a folha salarial até ao final da época. Dava para comprar um bom segundo ponta-de-lança. Um assim como o Téo ou o Montero, ou outro. E, para compor as coisas mandar regressar o lateral esquerdo argentino e os míudos, como o Palhinha, o Iuri - que desperdício esta passagem pelo Boavista uma equipa de caceteiros - que podem ajudar e são muito mais baratos.

FCS disse...

Eu quase que dou de barato a questão do segundo avançado. Agora... os laterais são os mesmos do ano passado! O Jesus treinou-os, não sabe das suas (in)capacidades?? É que nem se tentou corrigir!

RG disse...

Caro JG,

Esse problema tem de por ao presidente e a quem gere a direcção desportiva...Nunca ao Jorge Jesus. Ele limitou-se a sugerir nomes perante a ineficácia dessa mesma direcção e perante o alarme que ia surgindo com as possíveis saídas.

Gomez era bom, mas Dost não é nada mau. Não é por aí. O problema está no segundo avançado.

Meu caro o problema é precisamente esse, e comparar Gomez com Dost é o mesmo que comparar a Estrada da Beira com a Beira da Estrada...Nada a haver uma coisa com a outra.Meu caro o problema está no primeiro, não no segundo. Dost é uma versão mais fraca de Jardel. Homem de área sem qualidade para mais do que marcar golos de cabeça. Falha passes relativamente fáceis, talvez com a ânsia de dar a bola e correr para estar na área para o cabeceamento, nunca tenta o 1x1 quando isso é o indicado, grande parte das tabelas saem mal, etc....Duvida que com Sli no 11 estaríamos na frente e com o argelino como melhor marcador? Eu não...

Ele joga porque que tem uma relação mais próxima com o golo do que Luc, que cria mais espaços, mexe-se melhor entre os defesas, mas que em termos de eficácia é jogador para marcar apenas 15/16 golos época. E numa equipa a precisar de vencer, não se pode ter tempo para esperar que os golos comecem a sair divididos pelos elementos do 11.

Quanto aos restantes pensam o que quiserem....eu conheço-os e garanto-lhe que tanto Petrovic, como Markovic, Alan e Luc têm mais que qualidade para serem soluções....mas o futebol não é feito por máquinas e existem muito mais variantes do que pensamos.

Agora cada um pensa o que quiser, afinal Acosta foi apelidado de membro de lar 3ª idade e Tello como flop...

Caro FCS e JG

A situação dos laterais é o calcanhar de Aquiles do JJ. Já no Benfica optou pelo físico ao invés da qualidade técnica e táctica e tiveram que levar com Cortez, Eliseu, etc....felizmente para eles no lado direito apenas tinham Maxi. Será mais fácil que nasçam galinhas com dentes do que JJ abdicar do físico em laterais, médio defensivo!

Q

JG disse...

Meu caro RG é a sua opinião, a sua Beira da Estrada. Não subscrevo as debilidades que atribui ao Dost nem tão pouco acho que estejamos a falar do mesmo jogador. Reveja a participação do holandês no jogo colectivo a jogar de costas para a baliza. Veja quantos passes falha. Não me parece que Mário Gomes seja outra coisa que não um finalizador. Verifico que o seu conhecimento do Castaignos é profundo e que desse conhecimento sempre nos resta o consolo de, caso o Dost se lesione - de outra forma não vejo como -, podermos dispor de alguém que "apenas" vale 15/16 golos por época, cerca de 0,5 golos por jogo.

RG disse...

Caro JG,

Provavelmente olhou para Dost e ficou apaixonado....mas não dá para mais que marcar golos de cabeça e mesmo aí tem uma eficácia semelhante a Sli. Vi e revi a participação dele no jogo de costas para a baliza: ganha a bola para depois a endossar mal o que realmente vale de muito. Mas se acha que não, pode sempre rever a jogada que teve o seu carimbo imediatamente antes de ser substituido! Mas se tem dúvidas e o homem apenas cá está há 3 meses, pode sempre pedir vídeos do Wolfsburgo e ver o que realmente vale o homem. Recomendo particularmente o vídeo do jogo com o SCP, onde jogo fora da área foi "bola".

Gomez outra coisa que não um finalizador? Veja o Besiktas desta época e veja o do ano passado....ou então tente ver uns vídeos do homem em Itália depois diga-me qualquer coisa.

O que Luc vale em termos de golos é igual ao que vale em termos de assistências....mas já vi que para si o importante é ter um Jardel, homem de área e e nada mais, mas hoje em dia o futebol é mais, muito mais do que isso, e é um sitio onde jogadores desses dificilmente têm lugar.

Não é a minha beira da estrada é a minha Estrada da Beira. Não tenho culpa é que apenas veja o que a Sporttv mostra! Mas vá por mim, alargue os horizontes, o mundo é tão grande que ficaria surpreendido.


PS: Já que gosta muito de matemática e estatística diga-me lá qual é a média de um gajo que na sua melhor época de Bundesliga fez apenas 16 golos?