segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Tradição do Leão


O Sporting é um clube conservador. Gosta pouco de mudar, de seguir outro rumo em vez do único que conhece. É monótono, previsível. Para ele, tradição é tradição:

- chegar a Dezembro arredado do título (mas alguma vez fomos candidatos?);
- sofrer um golo do Wilson Eduardo;
- sofrer uma humilhação por um ex-funcionário, que tenha saído a mal do clube (Abel, já podes ir ao jantar de Natal da "empresa" com o Pedro Martins, Couceiro, Capucho, Mourinho, etc);

Sinceramente, o resultado de hoje foi um alívio. O apito final de Hugo Miguel, após uma sucessão de malabarismos nossos para oferecer ao Braga o 2º golo (tentámos tudo...), foi libertador.
Agora, para todos, já não há dúvidas. Já fomos e começa hoje mais um ano Zero nesta instituição.
Hoje acabaram as ilusões.

Mas vale a pena (voltar a) questionar:
- valeu a pena o Adrien e William só terem 2 semanas de férias? 
- valeu a pena começar a ser humilhado logo na pré-época (foi para nos preparar..)?
- valeu a pena dispensar a única alternativa credível ao Gelson (Iuri) e renunciar a outra (Matheus) e, hoje, não ter ninguém?
- foi intencional isto de se ter um plantel só com 11 jogadores?
- para quê que serviram 20M (só esta época), se não há alternativas aos (esgotados) titulares? Ou há e eu é que estou a ser muito mau e obtuso?

Depois de irmos buscar o Jorge Jesus quando o rival o largou. Depois de andarmos em campanha constante contra o SLB, FCP, FPF, Liga, Fundos, APAF, denunciando a corrupção nesta competição (vouchers), sendo alvos, diariamente, de campanhas rasteiras e mentirosas em todos os órgãos de comunicação social, tendo uma direcção que só sabe falar no momento errado e festejar tão cedo na festa, acordamos e estamos igual ou, até mesmo, pior, se considerarmos todo o investimento feito para dar em Nada.

A sério, deve ser brutal ser adepto de um rival do Sporting. Será difícil encontrar algo mais cómico (e trágico).

(tenho pena dos outros 42 mil tal adeptos que hoje foram a Alvalade. De todos, menos eu. É que eu já vivi o suficiente para não me sentir enganado.)

24 comentários:

FCS disse...

Uma Grande Verdade: temos um plantel com 12 ou 13 elementos e pior temos apenas dois jogadores válidos para o miolo.

Uma pergunta: Estamos mais perto de ganhar ou de perder com o Jesus?

Fernandes disse...

Só uma correcção: não foram 20M€, no total foram mais de 30M€ investidos em jogadores para esta época, já contando com os empréstimos.

fullrise disse...

Tradição. O jogo de hoje fez-me recuar aos tempos antigos (mas tão próximos) em que a realidade era esta.
O investimento no plantel foi mal feito em toda a linha. Num ano que que teve "carta branca", só, Jesus, é o grande responsável.
Em nada se iliba a direcção. Andamos em guerra com o mundo, mas não pomos a casa em ordem. A politica de comunicação nunca foi boa, mas acho que está pior.
Já temos o primeiro candidato. 3 meses de circo.
SL

MiguelB disse...

Deixei de ilusões dps do jogo com o Legia... Onde nem conseguimos um empate!! Mais do mesmo e a tradição mantém-se! Pés assentes na terra e assim ja nem ca dentro aos comandos dum tipo que se diz que é dos melhores treinadores!!! enfim
SL

RG disse...

"valeu a pena dispensar a única alternativa credível ao Gelson (Iuri) e renunciar a outra (Matheus) e, hoje, não ter ninguém?"

Continuas ainda a insistir nisso? ;)

Muito mau...

Problema do Adrien e do WC não é férias é cérebro!

E continuo sem perceber o fascinio do JJ com o pino na frente....que ontem e na quarta motivou uma observação mais atenta da minha parte e de facto aqueles pés dão muito jogo e muitas correrias aos apanha bolas.

Janeiro está a chegar e acertos têm de ser feitos, sendo que o principal passa pela "contratação" de um bom director desportivo que alinhe a politica de contratações e o dep de scouting.

Cantinho do Morais disse...

FCS,

essa é a pergunta que a direcção (e o próprio Jesus) tem de fazer.
Eu acho que sim. Mas alguém montou este plantel e planificou esta época.
Perante o cansaço mental de Adrien e William, perante o esgotamento de Gelson e a incapacidade total de Marvin, porquê que não jogam os "reforços que ainda vão surpreender"?
Onde estão Elias, Petrovic, A. Ruiz (serve para a luz mas não para o Braga)?
O desnorte é total. Ontem, finalmente, o Ruiz estava a ser o melhor. O que é que acontece? Sai o Ruiz e acabou o ataque com (o mínimo de) cabeça.


Fernades,

30M... basicamente, foi um Slimani mandado ao lixo. Incrível.

Cantinho do Morais disse...

fullrise,

este ano é totalmente perdido e igual ao ano que deu a BdC a presidência do Sporting (sim, ele não a conquistou por mérito seu). E o responsável é ele e a sua direcção. A "carta branca" (a existir), foi ele que a deu.
Fala-se de exigência mas ele não a deu a si nem aos jogadores.
Contratar um A. Ruiz ou um Pongolle é a mesma coisa. Contratar, novamente, um Elias é pior que contratar um Pranjic ou Boulahrouz, etc, etc.
Erros a mais que são injustificáveis para quem, como ele, viu o Sporting a cometer esses mesmos erros num passado bem próximo.


MiguelB,

para mim, as ilusões acabaram em Guimarães. Entretanto houve o erro do Funchal (que não se vai voltar a repetir) e deu uma nova sensação. Mas Legia também foi importante. O 11 usado aí foi a melhor "palestra" para a vitória dos nossos adversários.

Cantinho do Morais disse...

RG,

insisto e insisto. E por uma simples razão: Gelson, há muito tempo que está esgotado. Qual é a alternativa? Markovic (que agora está "lesionado")? Campbell (sim, na direita seria, mas ali o JJ não o quer)?
Posso concordar que Iuri e Matheus (e Podence) não estão ao nível de uma equipa que quer ser campeã, mas quem está no lugar deles já tem esse nível?
Porquê que se esgota este 11? Tu sabes bem porquê, porque não há mais nada... É factual e o próprio JJ concorda com isso.

"Problema do Adrien e do WC não é férias é cérebro!"
RG, eles estão esgotados... mas alguma coisa trabalha com aquele cansaço todo?

o "pino da frente" ontem não foi servido onde ele é bom: na área.
Não há treino nenhum relativamente ao último terço de jogo, nenhum.

A única vantagem de Janeiro é que está mais perto de Maio, logo do fim.
Não tenhas ilusões, sabemos bem como é que isto vai acabar, se for mais um ano igual aos outros.

um abraço

RG disse...

Cantinho

Iuri não é solução num Boavista....E Matheus na equipa B tem 50-50 entre jogos bons e maus, sendo que nos que fez pela A foi zero. Concordo que as alternativas que existem n têm dado razão para a aposta, mas....tenho sérias dúvidas que seria diferente

"Problema do Adrien e do WC não é férias é cérebro!"
RG, eles estão esgotados... mas alguma coisa trabalha com aquele cansaço todo?

Eu compreendo isso, e o cansaço seria normal aos 60/70m não aos 5/10/15 que foi quando começaram os erros dos rapazes. Passes simples, linhas de passe e optavam pelo com menor percentagem de sucesso. Adrien sempre foi assim! Apenas JJ o conseguiu disfarçar com a quantidade de linhas de passe que haviam no 11 do ano passado.

o "pino da frente" ontem não foi servido onde ele é bom: na área.
Não há treino nenhum relativamente ao último terço de jogo, nenhum.

A questão é que o Pino da frente tem de dar mais, JJ no seu sistema pretende alguém que saia da marcação, tabele, passe, assista e pressione.

O ano passado falámos disso pós CSKA sobre Slimani. No entanto Sli melhorou e até tinha desculpa para isso devido à pouca qualidade de formação que teve, já Dost.....

Passamos a jogar à Boloni? Cruzamentos para a área e ver se o "Jardel" marca? Esquecendo que hoje em dia isso está mais que identificado e é facilmente anulável, pelo menos em equipas com treinador? Fazemos de conta que Dost tem a mesma qualidade Jardel na finalização e na movimentação que o fazia aparecer muitas vezes só?

Para mim Janeiro significa poder haver correcção no plantel que possa dar para pelo menos lutar pelo 2º e tentar vencer as outras 2 provas.

Acho que precisamos de reflectir....sobretudo o presidente. Não deve querer ser ele a ser presidente, director desportivo, treinador, massagista, etc. Existe quem faça melhor que ele alguns destes lugares. Precisamos de quem conheça o mercado, de quem se saiba movimentar no meio, precisamos de um bom departamento de scouting que marque e analise substitutos, um departamento que possa ter 25 jogadores marcados para fazerem parte do plantel amanhã se hoje vendêssemos os que temos.

Isto é que é importante.

PS: Devo dizer no entanto que acho tremendamente nojento o aparecimento de uma candidatura no dia da derrota. Mostra exactamente ao que vem. Quem é de bem avança estando a equipa bem e procurando ser alternativa.

FCS disse...

RG,

A questão é que se no limite o Palhinha, Podence, Iuri etc não são solução, pelo menos são muito mais baratos.

Lembrar que o Matheus foi solução em alguns jogos no ano passado, jogos importantes como por exemplo contra o Porto. Regrediu desde então?

Acho que nesta fase o Sporting devia ser mais simples e usar o Dost. Mas tenho que concordar meu rico Slimani.

fullrise disse...

As fazes de jogo sem bola, dão cabo do Bas Dost. Este sistema "mata-o".
JJ este ano, quis manter o mesmo sistema, sem J.Mário e Slimani. Entrou Gelson (tem estado muito bem), mas a defender, criar linhas de passe e tapa-las aos adversários, não é o mesmo que João Mário. Bas Dost é muito bom na finalização, não foi aqui que perde para Slimani, é nas movimentações, a fugir da marcação, na pressão, no jogo sem bola.

A juntar temos:
- Jefferson desapareceu e Marvin provou que nunca será 1ª solução.
- Schelotto, enquanto esteve operacional, não mostrou nada. Resta J.Pereira que aos 32 anos não tem andamento para jogar de 72 em 72 horas.
- Bryan completamente fora dela.

Para compôr:
- Nenhum dos reforços provou sequer ser digo se ser reforço (excepção a Dost e talves Campbell)
- Adrien e William, os motores da equipa, esgotados em dezembro, depois de 15 dias de férias e Adrien já com 1 mês de paragem devido a lesão.

Jesus tem de tirar um coelho da cartola em Janeiro. Ou melhor, uma meia duzia deles.

RMSCP disse...

Que exibição ridícula. Aquilo pareciam 11 Schelottos em campo. Quando não se conseguem fazer 3 passes seguidos, a única opção é mandar charutadas para a área e rezar para que seja golo (um pouco à Marco Silva...).

Sinceramente, pensei que depois de uma boa época no ano passado (apesar da falta de títulos) iríamos partir daí e melhorar mas isto é o Sporting e os momentos de competência são sempre passageiros e em pequenas doses. Decidimos então voltar à tradição e brindar 42000 adeptos com incompetência jogo após jogo em vez de aproveitarmos as excelentes assistências que temos tido (ao nível do que devia ser sempre no Sporting) para nos motivarmos.

Enfim, agora venha o circo das presidenciais para voltarmos a escolher o próximo incompetente para liderar este clube.

Cumps

RG disse...

Cantinho,

Concordamos na fase do mais barato! ;)

Mas fullrise explica tudo:
As fazes de jogo sem bola, dão cabo do Bas Dost. Este sistema "mata-o".
JJ este ano, quis manter o mesmo sistema, sem J.Mário e Slimani. Entrou Gelson (tem estado muito bem), mas a defender, criar linhas de passe e tapa-las aos adversários, não é o mesmo que João Mário. Bas Dost é muito bom na finalização, não foi aqui que perde para Slimani, é nas movimentações, a fugir da marcação, na pressão, no jogo sem bola.

E o sistema de JJ é este e ele por mais do que uma vez, em entrevista, já deu a entender que não muda com tiradas como: desenvolvemos o nosso sistema,etc....

O que prova 2 coisas:

1- Estes jogadores não eram o que pretendia e teve de dar nomes à pressa na ultima semana

2-Política desportiva do director desportivo/presidente é errada

Cantinho do Morais disse...

RG,

dizer que Matheus jogou pela A é o mesmo que dizer que Meli também já jogou. Fez uns minutos, nada mais. Há 1 ano era titular no jogo que nos deu a liderança contra o FCP e hoje só serve para B? E a motivação dele, qual é? Ainda mais quando vê quem lhe está à frente?
Iuri não serve nem para o Boavista? E que tal o contrário? Não joga? Bem, a classificação do Boavista não lhe dá moral para abdicar do Iuri.. Vai no 3 empréstimo... Qual a sua motivação?

Estes são mais baratos e não tiveram oportunidade.

Dost não é Slimani nem Slimani era Slimani quando chegou.
Não quero cruzamentos para um pinheiro. Mas a decisão no último terço é vergonhosa. Na luz, foi servido 4 vezes: uma falhou por pouco, outra foi ao poste, a 3ª foi grande defesa e 4ª foi golo. Só uma de cabeça. Ontem não foi servido.

Adrien e William estão rotos aos 5m porque têm de jogar todos os jogos. Todos!! Até com o Praiense e Famalicão (e ainda bem que assim foi!).
Concordo com o fullrise: Schelotto, J. Pereira, Jefferson, Marvin, William e Adrien, Ruiz e reforços. Está aí tudo o que tenho dito, desde Julho/Agosto...

o que pode ser feito em Janeiro?
Nada. Há orgulho a mais naquele clube, especialmente vindo de quem nada ganhou.

Candidatos? Aquilo ontem não era um candidato. Era um boneco e um sinal claro que BdC não conseguiu fazer uma coisa: unir o clube.

Já agora, qual o director desportivo para o Sporting?

SL



RMSCP
como dizia um amigo meu, "pensava que já não se usava isto de estar arredado do título em Dezembro"
Evolução: ZERO

SL

JG disse...

Meu caro Cantinho, o jogo de ontem terá sido um dos piores sob a liderança de JJ. Sobretudo porque não me recordo de uma tão constante perda de bola mesmo dos jogadores que são mais fiáveis, como William e Adrien.
Mas, recordo o jogo do ano passado. Levámos um baile e ao intervalo estávamos a perder 2-0 contra um Braga bastante melhor do que esta equipa. Com J.Mário e Slimani, Rui Patrício tirou a Rafa o 3-0 e depois entrou Montero. Slimani pode respirar -tinha sido anulado pelos dois centrais do Braga, como ontem foi anulado na origem o Dost. Contam-se pelos dedos de uma mão os cruzamentos feitos ontem. O Sporting marcou por três vezes e ganhou.
O jogo de ontem foram os 3 pontos bem perdidos da temporada. Os outros 5 são gamanço: dois em Guimarães e três na Luz. Esta contabilidade ajuda-nos a aguentar o descalabro actual mas não ajudam a encontrar optimismo para o futuro. O plantel é a grande burrice que está por trás deste descalabro. Quem prefere os Markovic´s e os Campbell aos Iuris e aos Mateus deve estar muito satisfeito. Quem prefere os Petrovic´s, os Alain Ruiz e os Elias, aos Geraldes e aos Palhinhas, idem aspas. Quem acha que se ganhou alguma coisa com os Douglas em lugar dos Paulos Oliveiras também.
Quem nos dera ter alguém para colocar de quando em vez no lugar de Adrien ou no lugar de William. talvez Geraldes, talvez Palhinha. Quem nos dera poder descansar Gelson, que se está a esgotar de tanta e tão alucinada utilização. Que jeito daria Iuri, que além de jogar na ala pode também jogar atrás do ponto de lança.
Esta temporada desportivamente ficar-se-á poruma das Taças, s efor caso disso. A próxima Liga dos campeões ficará a uma distância inatingivel e a safa será vender. Ainda bem que temos jogadores da Academia para vender. Gelson, William e Adrien, são candidatos a sair. O sucesso desportivo ficará a anos de distância.

Cantinho do Morais disse...

JG,

está tudo aí. Desde das causas externas que têm muita influência e que desvirtuam uma competição(arbitragem, corrupção e protecção ao dono), mas, também, as causas internas que são muitas, mesmo muitas...

"O plantel é a grande burrice que está por trás deste descalabro." - plantel? não temos isso.

"Quem prefere os Markovic´s e os Campbell aos Iuris e aos Mateus deve estar muito satisfeito. Quem prefere os Petrovic´s, os Alain Ruiz e os Elias, aos Geraldes e aos Palhinhas, idem aspas." - Comissionistas e outros tais devem estar no paraíso. Mas calma, que no Sporting não há disso...

Eu sou um descrente por natureza e olho para dentro do campo, para o orgulho do treinador e arrogância da Direcção e, como é óbvio, não consigo confiar que vamos tirar algo de positivo desta época (isto é, cumprir um dos objectivos).

Os melhores jogadores são da formação: William, Gelson, Patrício, Adrien (J. Mário, Nani, Moutinho, Cédric, Ronaldo, Figo, etc, etc)
As melhores vendas têm origem na formação: J. Mário, Nani, Moutinho, Ronaldo, H. Viana, Quaresma, Veloso, etc.

Achei que teríamos aqui um padrão e um (bom) modelo a seguir. Pelos vistos, estarei errado.

Além de descrente sou muito pessimista. Mas conhecendo o Sporting e conhecendo o futebol português, tenho muitas dúvidas que o Sporting alcance o sucesso desportivo nos próximos 20 anos.

Face a isto, hoje mais que nunca, faço a mim esta pergunta: o que é que ainda me move?

JG disse...

Há sempre uma esperança que nos anima, meu caro Cantinho. Esperança no Sporting, esperança no país, somos no caso dos sportinguistas, recordistas de esperanças frustradas. Isto já vem do tempo da Sociedade de Construções e de Planeamento e de quando José Roquete decidiu tornar o futuro do Sporting independente da bola que batia ou não na trave. Foi o que se viu.
Mas convenhamos a esperança que o ano passado tinha pernas para andar está este ano à beirada rotura de stock. Vamos lá ver, o ano passado além do upgrade de JJ, havia William, Adrien, J.Mário, Slimani, Rui Patrício, Naldo e Paulo Oliviera [encostados em favor de Coates+Semedo]André Martins[encostado a custo zero]Jefferson e João Pereira [encostados em favor de Zieglar + Schelotto}, Um Brian Ruiz em grande forma e um Montero dispensado por esta altura depois de todo o bem que fez.
Essa equipa sem as vendas -bem vendidos, defendendo o interesse do clube como é suposto uma direcção fazer, mas rompendo com a tradição que vinha de longe - podia trazer 4/5 jogadores da formação - a custo zero - Iuri, Palhinha, Mateus, Tobias, Esgaio, Geraldes - e comprar um bom ponta-de-lança, além do Dost, e um bom médio ofensivo. Alguém tem dúvidas que não existe no Sporting nenhum jogador capaz de jogar ao nível que André Martins jogava? Bastava isso. Sensatez, sentido da economia e um olhar para o futuro do clube, não esquecendo que é na formação que estão os futuros bolas de ouro e os negócios que rendem milhões. Apostar no mercado argentino das segundas escolhas a preço de primeira qualidade é o caminho seguro para a irrelevância desportiva e para a desgraça financeira. A primeira parte do mandato de Bruno Carvalho - goste-se ou não do estilo e do excesso de "Me, myself, I" - não merecia esta horrível preparação da época.
Nesta altura talvez seja sensato encerrar de vez o dossier "Benfica", talvez demitindo o director de comunicação, que era um homem sensato quando se dedicava à análise politica, e explicando a JJ com um desenho ou dois ou três que está na hora de fazer as seguintes coisas:
1º - despachar pelo melhor preço os seguintes reforços: Petrovic, Alan Ruiz, Melli(?não sei se existe, ou se foi um boato), Markovic, Douglas, Castaignos e o André.
2º - com as poupanças feitas investir num ou dois bons jogadores com preferência por um ponta-de-lança mais móvel (tipo Montero) e um bom médio-centro.
3º - Fazer regressar alguns dos jovens que foram erradamente dispensados e aproveitar os que cá estão dando-lhes tempo de jogo e continuidade.
Temos que preparar a nova época, sem perder tudo, pondo já um ponto final neste gastar de rios de dinheiro.

Cantinho do Morais disse...

JG,

mais uma vez, tudo certo. Mas o pior é que isso que diz já estava certo há 1 ano, há 6 meses e há 1 semana atrás. Tudo isso é óbvio há muito tempo... e o resultado não surpreende.

Aquilo que pede não vai acontecer. Porque quem manda no Sporting (Direcção, Presidente e, depois, o Treinador [mas na pirâmide está em baixo, por isso vamos parar de colocar a responsabilidade só em JJ quando há dirigentes e um Presidente bem acima]), jamais vai assumir um erro.
Neste momento, mesmo não sendo humildes, a direcção sabe bem que não será lembrada pelo sucesso desportivo (terá outros méritos, indiscutivelmente). Por isso, é aproveitar ao máximo.

Incrível os constantes tiros nos pés e como se desperdiça o bom que se conquistou nestes últimos 2 anos.

Anónimo disse...

Plenamente de acordo. Esta epoca começou ainda nem sequer ja se tinha iniciado.

Tem sido um rol de más decisoes e esta na altura do Bruno perceber que para tudo ha um limite. A constante guerra dele para com tudo e todos nao nos esta a levar a lado nenhum.

Que surjam alternativas crediveis para Março !

MM disse...

A composição e a gestão do plantel falhou, tal como falhara de 12/13 para 13/14, 13/14 para 14/15 e de 14/15 para 15/16. Só não se percebe com com muito mais estrondo porque o Sporting teve nos últimos 3 anos bons treinadores.

(Gabo o espírito de quem consegue sentir pena dos adeptos do Sporting ...)

fullrise disse...

JG,
Não se pense a culpa é total de Jorge Jesus. Porque não é. Desde o plantel, à pré época, vendas e compras. Não acredito que os reforços sejam todos "com a mão" de JJ, não acredito que ele tenha colmatado todas as posições com os jogadores pretendidos.
Jesus tem culpas, muitas, mas e como o Cantinho disse, tem uma direcção em cima dele, e a direcção também tem a sua cota parte nisto.

Mas há ai um ponto interessante - a postura do presidente muito em foco no "Me, myself and I". Eu compreendo o abanão que BdC quis dar quando entrou. Aliás o clube precisava desse abanão. Foi muito bem dado, uniu as massas, o estadio voltou a ter muito poucas cadeiras vazias, mas não estará na hora de o estilo mudar?
É que talvez o Sporting comece a necessitar mais de um presidente na tribuna do que um presidente no banco.

JG disse...

Concordo com Manuel HB. Os treinadores têm feito milagres. Começou com O Jesualdo e continuou depois dele. Todos tiveram méritos e vida relativamente curta. Mas o contexto mudou com JJ, que dispôs de condições excelentes e beneficiou da evolução sofrida por alguns jogadores.

Meu caro fullrise não acho nada que as culpas sejam todas ou maioritariamente do JJ. Elogio-o muitas vezes e acho que estamos perante o melhor treinador português, incluindo o Mourinho. Julgo que as fragilidades de JJ são tão notórias como as suas qualidades. Estamos perante um excelente treinador de campo e ao mesmo tempo alguém que não pode ter carta verde para gerir o plantel à revelia daquela que é a cultura do Sporting. O foco não pode ser o jogador experiente -9 em cada dez resultam em despesa- mas sim o jogador da academia, com escola, a nossa escola comprovada. Dessa escola são conhecidos os resultados sem paralelo a nível mundial. Malta de Massamá, da Madeira, dos Açores, de Sarilhos, da Cova da Piedade, de Lisboa, do Porto. Jogadores que valem milhões e que custaram tostões.

fullrise disse...

JG
Foi exactamente isso que eu disse.
"Não se pense a culpa é total de Jorge Jesus. Porque não é"
Considero até, que de momento o Sporting não podia ter melhor, nem conseguiria arranjar melhor.

RG disse...

Cantinho,

"dizer que Matheus jogou pela A é o mesmo que dizer que Meli também já jogou. Fez uns minutos, nada mais. Há 1 ano era titular no jogo que nos deu a liderança contra o FCP e hoje só serve para B? E a motivação dele, qual é? Ainda mais quando vê quem lhe está à frente?
Iuri não serve nem para o Boavista? E que tal o contrário? Não joga? Bem, a classificação do Boavista não lhe dá moral para abdicar do Iuri.. Vai no 3 empréstimo... Qual a sua motivação?"

Discordo. Como disse Matheus tem 50-50 entre jogos bons e maus na B. Contra o Praiense onde provavelmente os melhores juntos não eram melhores que o brasileiro, foi apenas mais um e raramente mostrou o quer quer seja.

Iuri desmotivado? Então mais vale não vir....se um jogador que está desmotivado por ter a oportunidade de fazer o que gosta e mostrar ao clube mãe que tem mais do que lugar está desmotivado, como seria se fosse suplente?

No entanto concordo, eles no plantel ao invés de outros baixariam o valor mensal gasto em ordenados e depois no respectivo orçamento anual.




Dost não é Slimani nem Slimani era Slimani quando chegou.
Não quero cruzamentos para um pinheiro. Mas a decisão no último terço é vergonhosa. Na luz, foi servido 4 vezes: uma falhou por pouco, outra foi ao poste, a 3ª foi grande defesa e 4ª foi golo. Só uma de cabeça. Ontem não foi servido.

Mesmo sendo servido não é um Jardel. E hoje em dia por mais que se tente jogar para um pinheiro, facilmente se anula esse tipo de jogo. Ontem teve a sorte de a defesa do Belém estar mais preocupado com o Luc do que com ele....tem de se mexer mais e não fazer piscinas entre o marca de grande penalidade e a meia lua da área...só assim se pode criar desequilíbrios pelo corredor central e laterais que depois sejam terminados com um "serviço" para ele.


Adrien e William estão rotos aos 5m porque têm de jogar todos os jogos. Todos!! Até com o Praiense e Famalicão (e ainda bem que assim foi!).

Acho que o rotos desses dois meninos tem algo mais por trás...mas veremos ;)



Candidatos? Aquilo ontem não era um candidato. Era um boneco e um sinal claro que BdC não conseguiu fazer uma coisa: unir o clube

Acho que nem BdC, nem eu, nem tu, nem o Papa conseguiríamos unir o clube. Ao mínimo corte com sangue, aparece sempre um qualquer vampiro.

Já agora, qual o director desportivo para o Sporting?

Penso num nome....e noutro para fazer parte do departamente de Scouting.

Fernando Mendes no scouting. Do que sempre vi em campo, do que vejo na TV, e do que me foram indicando é alguém com capacidade de avaliação de jogadores. É sportinguista ferrenho, amigo do Manel e os 2 podiam ajudar a criar um dep de scouting a sério capaz de por esta altura ( 23/12 ) já ter alinhados e pré conversados um plantel de 25 para entrar já hoje, caso amanhã o plantel actual fosse vendido. Foi assim com esta antecedência e scouting que o FCP criou hegemonia....além do resto ;)

Para director desportivo vejo uma pessoa que tem passado no clube, que para quem o conhece sabe o quanto sofre com o clube, passou pela posição noutro clube com relativo sucesso, conheço pessoalmente todos os big players do mercado....e esse alguém é Paulo Futre!

Sei que não gera consenso, mas amanhã faz 2016 anos do nascimento de alguém que também não agradou a toda a gente.


Bom Natal a ti, à família ( que sei ser o primeiro Natal incompleto ) e a todos os que aqui vêm discutir o nosso SCP

SL