domingo, 19 de fevereiro de 2017

Isto hoje é só para ti


Esta pausa na Liga veio mesmo em boa hora. Deu para os dois melhores árbitros lusos - Jorge Sousa e Soares Dias - irem arbitrar para o Qatar, permitindo, também, para que o Cebola Mole tenha falado, pela primeira vez, de arbitragem, algo que nunca aconteceria em plena competição ou em vésperas de um jogo importante, uma vez que ele é a pessoa mais boa do Mundo e que só quer ajudar tudo e todos (é que não há igual; tanta bondade só faz com que abusem dele; até eu fico incomodado).
Mas, para nós sportinguistas, esta pausa serviu, particularmente, para fazer uma justa homenagem ao Rui Patrício, o nosso guarda-redes titular, há 10 épocas consecutivas.

O Sporting esteve à altura do evento. Convidou uma das equipas mais fortes do Mundo, também conhecida por ter uma massa adepta tão fiel e emotiva à imagem do que, semanalmente, se observa em Alvalade, ou nos outros espaços (campos e pavilhões), onde o Sporting joga. Aliás, o Sporting ao saber que tem adeptos tão dedicados, mesmo quando eles não comparecem, faz questão de denunciar a sua presença (porque, no fundo, sabe que eles "estão lá"), permitindo com que, ontem, estivessem presentes cerca de 40 mil adeptos quando, na verdade, fisicamente, estariam lá bastante menos.
Depois, na 1ª parte, junto à baliza Vítor Damas, além de possibilitar que Rui recebesse o carinho dos seus adeptos, os seus colegas de equipa foram de uma generosidade imensa, passando 45m a oferecer-lhe prendas. Coates, Jefferson, William, Schelotto (este como o mais generoso de todos, um verdadeiro "mãos largas" nestas, sucessivas, situações), foram enormes. As vezes que deixaram Aubameyang, Reus e Dembélé aproximarem-se da nossa baliza, quer isolados ou bem enquadrados para rematar, só para que o Rui brilhasse, foi muito emocionante, sinal de uma grande admiração que têm pelo companheiro. Eles claramente sabiam: aquela era a noite do Rui, só dele. Não era o sítio, nem o momento, para estarem bem posicionados, não perderem bolas comprometedoras, saírem bem para o ataque, controlar o espaço, etc. Não, nada disso. A festa era do Rui. Não falharam.

E quem não falhou mesmo, foi, como é óbvio, o Rui Patrício. Pelo menos por 4 vezes, negou o "normal" golo do Dortmund (que dinâmica, que ataque demolidor - só com sorte é que os adversários não são goleados). Patrício parecia que estava num déjà vu daquela enorme noite contra o Chelsea, onde evitou um score (e num jogo oficial, não era brincadeira), que ameaçava chegar à dezena.
Mas ontem era festa. E uma festa ao Rui, é uma festa ao Sporting. Por isso, a equipa alemã também ajudou um pouco. Sentido que os leões tinham poucas possibilidades em chegar à frente (é que o dia deve ter sido todo a festejar o jogo 400 do Rui, pois nenhum jogador conseguia correr mais que os adversários - que vieram da pausa de Inverno, o que explica uma melhor preparação física), aligeirou as marcações e, do nada, Gelson estava isolado, falhava o golo fácil da praxe e, na recarga, Alan Ruiz oferecia a sua prenda ao Rui, uma vitória. Que azar dos alemães. Em cima o jogo todo e, numa única ocasião, sofrem e perdem o jogo. Imaginem que isto seria numa competição oficial?

A festa praticamente terminou aí. Na 2ª parte, sentido que o Sporting, à falta de melhores recursos, começava a ser mais agressivo junto das pernas dos seus jogadores, Tuchel mandou a sua equipa abrandar. A festa já estava feita, o Rui já tinha brilhado e o Sporting até conseguia estar a vencer.
O jogo perdeu todo o interesse, só voltando a ameaçar alguma emoção quando Schelotto, sempre ele, tentava oferecer uma nova prenda ao homenageado. Mas o Rui já estava saciado e o italo-argentino compreendeu, mas prometeu continuar a dar prendas, numa próxima ocasião...


Grande Rui Patrício!! 
Parabéns pelo excelente número, junto daquele que é o Clube mais solidário e altruísta do Mundo, que não se importa de Não Vencer, deixando essa futilidade para outros (embora esses sejam sempre os mesmos, tendo já a barriga cheia).


13 comentários:

RMSCP disse...

Grande post! Fartei-me de rir.


" (...) Cebola Mole tenha falado, pela primeira vez, de arbitragem, algo que nunca aconteceria em plena competição ou em vésperas de um jogo importante, uma vez que ele é a pessoa mais boa do Mundo e que só quer ajudar tudo e todos (é que não há igual; tanta bondade só faz com que abusem dele; até eu fico incomodado)."

Ahahah. É engraçado como a malta em Portugal ainda não percebeu que isto é tudo igual. Mas o JJ é que é arrogante e os outros são senhores.


Em relação ao jogo, foi patético. Dos piores jogos do Sporting que já vi. O Rio Ave nem merecia um empate mas sim uma vitória. Já toda a gente percebeu que basta um pouco de pressão e esta defesa mete água por todo o lado. Ontem foi um festival que só não acabou em goleada graças ao Rui Patrício. Não sou propriamente fã dele, já que já o critiquei bastantes vezes mas a vitória é dele. Não existem grandes apreciações individuais a fazer para além deste. Talvez os laterais, por terem a habilidade de parecerem cada vez piores a cada jogo que passa. Mas isso também não é, de todo, inesperado...

Colectivamente somos muito fracos. A anos-luz do ano passado. Tanto defensiva como ofensivamente. Quando todos jogam mal, a culpa tem de ser do treinador. Provavelmente também já foi contaminado pela mediocridade que reina neste clube. Não se percebe como é que um treinador (que eu acho que é dos melhores do mundo) regride tanto de uma época para a outra.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

obrigado.
Esta figura do Educado tira qualquer ser (com cérebro) do sério. A hipocrisia, arrogância, falsos moralismos e desdém pelos seus pares é tanta que até dá dó. É um Gobern, mas treinador. Podia, perfeitamente, estar nesses programas cheios de "paineleiros" e avençados, a defender e a mentir sem qualquer pudor e vergonha.

Quanto ao jogo, admite-se que, uma vez, a equipa pode jogar mal. No entanto, o estranho é a equipa jogar bem.
Já não sei o que diga. Se penso muito, começo a acreditar em actividades menos éticas na escolha do 11 e forma de jogar. Só assim compreendo a presença de Schelotto, as ausências de Esgaio, Geraldes, Podence, Matheus, etc, etc.
Não jogamos nada e a equipa está toda rota. Gelson, Adrien, William, Coates estão em campo, mas a época, para eles, já acabou.
Não há qualquer trabalho táctico a não ser pontapé para a frente (com o Dost a saltar, saltar, saltar), arranjar espaço para cruzamentos (geralmente de merda), e as debilidades defensivas são enormes. Voltamos a ter um Sporting que só recupera a bola perto da sua área, quando já lá está toda a equipa.
Vamos sofrer muito até ao fim. O 3º e 4º lugar estão muito longe de estar garantidos.

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

Pois. O JJ é um porco arrogante mas não o tenta esconder numa imagem de falso sonso.

Quando contratámos o JJ, eu já sabia que iriam haver escolhas de jogadores com qualidade muito duvidosa. Ele sempre foi mau a escolher jogadores. No entanto, o trabalho táctico que as equipas dele (normalmente) têm costumam disfarçar muito as debilidades desses "jogadores". Foi assim o ano passado e grande parte da equipa é praticamente a mesma. As individualidades do Sporting são fracas mas não explicam tudo o que se está a passar. Não sei se é motivação ou outra coisa qualquer mas o que se nota é MUITA falta de trabalho.

Cumps

jorgen80 disse...

Não deixo de ficar incrédulo com estes comentários sobre o Vitória. Em vez de se focarem no clube mais próximo da tabela classificativa(que, surpresa das surpresas, tem sido descaradamente beneficiado pela arbitragem), decidem focar-se numas declarações que é o ABC do Jorge Jesus e do NES, semana sim, semana sim. Com todo o respeito, mas este Sporting perdeu por completo o norte.

Em relação ao jogo, o Rio Ave não é um Dortmund, mas pratica um futebol de muita qualidade. Para mim, é a equipa que mais gosto tenho em ver jogar, neste momento- Em Portugal.

O Sporting com esta lesão do Adrien, vai passar um final de ano muito penoso. Eleições, trafulhas de Bruno Carvalho, Geraldes e Podence, maus resultados e Jorge Jesus, são key tags que, na minha opinião, levarão a uma forte derrapagem. Veremos como o Presidente dos 150 mil adeptos, e dos 40 mil fantasmas nas bancadas todas as semanas, se vai sair desta.

PS: O Patrício estar há 10 anos no Sporting, diz muito sobre a regularidade do mesmo. Não me lembro de uma proposta de um grande clube pelos seus serviços. Contente pela aposta no Paulo Oliveira. Tem qualidade e é muito mais jogador que o Semedo.

Cumprimentos

JG disse...

Meu caro Cantinho este foi um dos piores jogos que vi, nos últimos anos, ao Sporting. Não fora o Rui Patrício e teríamos sido goleados. Pensar que se a justiça existisse no futebol teríamos perdido 6 pontos contra os vilacondenses.
Mas a razão desta vinda tardia à caixa de comentários é a forma como JJ assumiu que para ele Francisco Geraldes não conta. As considerações sobre o verdadeiro lugar a desempenhar por Geraldes na equipa mostram que ele apenas jogará se JJ não dispuser de Brian Ruiz,Alain Ruiz ou Bruno César. Ou se Gelson não puder jogar, caso o pretenda colocar na ala para fazer de João Mário.
Acho este tipo de abordagem numa conferência de imprensa em que dá troco à campanha que está a ser feita por alguma imprensa em torno do Geraldes, uma manifestação da total falta de senso que ataca amiúde o nosso treinador.
Do mesmo modo acho que é uma vergonha o que fizeram ao Gauld e ao outro Geraldes, que estavam a realizar uma excelente época em Setúbal, e que para JJ contam zero.
JJ não para de elogiar o seu jogador -que neste momento se resume a Alain Ruiz - que fez um jogo fraco embora tenha marcado o golo.
O que aqui estamnos a assistir neste momento em que as expectativas desportivas da época estão fechada é à negação daquilo que foi o Sporting nos anos posteriores à gestão de Godinho Lopes. Dessa forma fará algum sentido que no debate eleitoral - que não deverá existir, pelo que se vê - a questão do treinador seja uma questão central. Não tanto para satisfazer a revolta do candidato Madeira Rodrigues pela opção eleitoral do treinador mas porque o Sporting predador que ignora e desvaloriza os seus activos vindos da formação não é viável e não é sustentável financeiramente nem desportivamente.
Ora com JJ todas as considerações que se possam fazer em torno do Geraldes, do Esgaio ou do Iuri, valem rigorosamente zero. O que lhe interessa é esse projecto notável de transformar o Alain Ruiz no jogador que ele um dia imaginou que ele fosse. Leve o tempo que levar. Obrigue a queimar quantos Iuris e Geraldes for necessário.
Tenho dificuldade em aturar o homem, sinceramente. Não me parece que o actual presidente seja capaz de o meter na linha. Essa está-se a tornar uma questão vital para o Sporting.

RMSCP disse...

jorgen80,

"Em vez de se focarem no clube mais próximo da tabela classificativa (...)"

Já reparaste que esse clube é o Braga e não o Porto? Tu deves ser daqueles com a ideia do mundo Benfiquista e anti-Benfica.


"Com todo o respeito, mas este Sporting perdeu por completo o norte."

Estás armado em superior exactamente porquê? Achas que o teu clube é diferente? Não venhas aqui com falsos moralismos. Falou-se no Rui Vitória porque o mesmo é visto como um senhor apesar de dizer banalidades todas as vezes que abre a boca. Aliás, se perder este campeonato (coisa que duvido muito) vais ver como é que rapidamente o senhor se transforma em incompetente.

Ao contrário do que benfiquistas como tu pensam, o Sporting não perde por falar mal do Benfica ou dos árbitros ou o raio que o parta. Se assim fosse, tanto o Porto e o Benfica nunca ganhariam campeonatos uma vez que os dirigentes fazem as mesmas palhaçadas em todo o lado. O Sporting perde porque é incompetente.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

JG,

grande comentário. Muitas questões pertinentes e muitos pontos de opinião em comum.
Jorge Jesus não está isento de culpas e o insucesso revela o pior que há em si.
Sporting pode estar numa encruzilhada. Estes planteis foram horrivelmente mal construídos e as escolhas de alguns jogadores, em detrimento de outros, estão mal explicadas e com resultados desastrosos, face ao investimento.
Volto a dizer: Iuri, Esgaio, Podence, Palhinha, Geraldes, Gauld, Matheus, Wallyson, não são génios nem salvadores. Mas seriam/são melhores opções (e muito mais baratas) que Schelotto, Marvin, A. Ruiz, Markovic, André, Castaignos, Petrovic, Elias e Paulista.

SL



RMSCP,

esquece o jorgen80. Quer ser diferente dos seus colegas benfiquistas, mas não é. Diz que vem aqui porque se pensa diferente, mas quando se diz algo (verdadeiro), contra o seu clube, logo vem com falsos moralismos, mentiras, preocupações de Apocalipse e o discurso da "barriga cheia" do "joguem à bola", "parem de estar obcecados com o SLB".
Sinceramente, tentei manter diálogo porque nunca foi mal educado, mas uma vez que optou por dar lições de moral, fechando os olhos às evidências que ajudaram o seu clube a vencer, deixei de lhe dar credibilidade.
Se há sítio onde, primeiro, se olha para dentro de casa, é aqui. Eu faço isso, assim como a maioria dos que aqui passam, como o RMSCP. Vir para aqui com o mesmo discurso que se aplicaria a outros espaços não cola. Mas como no SLB não há vozes críticas, o jorgen80 pensa que é tudo igual. Mas, felizmente, não é.
É a imagem do seu treinador: vive para nos darem lições, pensado que nós não percebemos que o conteúdo das mesmas é ZERO.

SL

jorgen80 disse...

Desapontado, Cantinho do Morais. O Benfica ganha muito mais que o Sporting(6 campeonatos em 50 anos), e tudo por causa da arbitragem...

Essa do ser "diferente dos seus colegas benfiquistas" também é uma tirada desapontante. Então só o ser humano que é sportinguista é que é intelectualmente honesto, cordial, e dono da verdade?
Lições de moral, dizem...


Passe bem, Cantinho do Morais


Anónimo disse...

Caro Cantinho,


Faz um pequeno favor a todos os LEÕES que aqui VÊM...cala o BICO A ESSE BOSTA DO "JORGEN80"...

Caso contrário...começo a desconfiar!!!

SL

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

lamento o seu desapontamento. Assim como eu lamento a forma como entra por aqui e que, raramente, procura responder aos contraditórios que lhe fazem.
Ainda aguardo a resposta à minha definição de Estrutura, que tanto você elogiou.
Repito, aqui fala-se de tudo sobre o Sporting e Futebol.
Antes de ir pelo caminho mais fácil (queixas e lamentos), critica-se o Sporting. Sempre foi assim. No entanto, achar que tudo se resume ao futebol, é ser ingénuo ou tentar fazer dos outros parvos. Sinceramente, como já disse, não acho que seja ingénuo, logo custa-me que me tomem por parvo, ainda mais na minha "casa".

"O Benfica ganha muito mais que o Sporting(6 campeonatos em 50 anos), e tudo por causa da arbitragem..."

É este o seu nível de argumentação. Ouvi isto durante anos, mas vindo de adeptos portistas. De certeza que, aí, foi tudo graças "ao Futebol" e à "Estrutura".

jorgen80 disse...

Considero super redutor falar de favorecimentos arbitrais num clube que esteve perto de falir, que tem um passivo monstruoso derivado dos investimentos feitos a nível de infraestruturas para dar os 10, 20 passos indispensáveis para, no mínimo, ombrear com os rivais pelos títulos nacionais; Um clube que em 23 anos, apenas conquistou 6 títulos, feito inusitado se compararmos o passado do mesmo.

É sintomático que em todas estas guerras Benfica- Sporting, o único clube que se aproveita da ocasião, é o tal onde os olhos deveriam estar em cima. Veja-se, por um momento, como reagiu Saraiva, após um jogo em que o Porto foi fortemente beneficiado. Será que as PALAVRAS do Vitória, valem mais que os ACTOS do jogo no Dragão? Será que um clube que está em 3 lugar, não se deveria focar primeiro no segundo(entrada directa na Champions)? Questões e mais questões, que talvez apenas vocês tenham a resposta. Para mim, demonstra o anti-"benfiquismo" primário pelo qual os dirigentes do Sporting se prezam(Com todo o respeito por quem não se revê neste tipo de comportamentos)Um Presidente que não é capaz de lidar com a cor vermelha... só pode ser um imbecil que estraga por completo os valores do futebol.

Ah e tal, as evidências que favorecem o Benfica... mas o apito Dourado existiu ou foi brincadeira? Os Super Dragões nos centros de estágio dos árbitros, existem ou é brincadeira? A arbitragem do Luís Ferreira, advogado de defesa do Apito Dourado, existiu ou foi tudo sonho? Não há um Blog verde e branco que seja capaz de ir ao fundo destas questões. Vale mais umas palavras de um Guerra ou Gil não sei que mais, do que realmente perceber que o sistema continua bem vivo.

Se o Benfica tem sido mais beneficiado nas últimas temporadas, acredito que seja normal, não só por ter que haver sempre alguém mais beneficiado que o outro, no final de uma temporada, mas também por ter sido campeão. Costuma ser assim, apesar que na época passada, o Sporting não pode ter razões de queixa. Basta ver o golo de 100 metros em fora de jogo do Slimani, ou das agressões do mesmo, que apenas contaram nesta época. Uma brincadeira.
Por último, a luta como nunca, e a derrota como sempre, deveu-se por exclusivo ao treinador Jorge Jesus. Não me esquecerei das palavras que uniram o Benfica, jogadores e treinador. É um leão em termos comportamentais. Dos melhores treinadores do mundo, mas um ser humano sem qualquer tipo de nível, educação ou valores. Desprezível. Pena para a seleção e para os talentos Podence e Geraldes, sobretudo.

RMSCP disse...

Cantinho,

"É a imagem do seu treinador: vive para nos darem lições, pensado que nós não percebemos que o conteúdo das mesmas é ZERO."

Ora nem mais. Muito bem dito.

Basta ver este último comentário. O contorcionismo que para ali vai é surreal. Veio à pesca e eu mordi o anzol. Não o tornarei a fazer.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Como bem disse, o último comentário é ilucidativo e ainda mais surreal e, uma vez mais, desprovido de verdade. Se o jorgen80 fosse honesto, dava uma volta pelo blog e percebia que este não representa o Sporting, mas sim o seu proprietário. Veria também que sempre ataquei poder corrupto e mentiroso que hoje é vermelho, mas ontem foi azul. Repito, se fosse honesto e não hipócrita, fazia uma visita ao blog e percebia que o ataque é injusto.

Mas a peça maior é o 1º parágrafo. Na sua lógica, como o clube ganha pouco, é pobre e teve problemas no futuro, não se pode queixar nem, sequer (pelo menos para já), "ombrear com os rivais pelos títulos nacionais".
Isto é lindo e define bem a personalidade de uma pessoa.
"És pobre, e se um dia tiveres dinheiro para ir a uma tasca que seja, não te podes queixar da comida estragada que te servem. E mais, como pobre e doente, nem sequer devias ter direito a comer comida de qualidade."

Está apresentado. Teve azar, veio a uma porta onde viu aquilo que mais gostam: criticas ao Sporting. Só que teve azar. Isto não é um espaço de oposição. É um espaço de livre arbítrio e pensamento autónomo, que tanto "julga" o Sporting, como o contexto onde este se insere (Futebol, Liga, adversários, etc). E é este contexto que ele não gosta que descrevam e desmascarem.

Cumps