segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Se eu não tivesse visto, não acreditava


Mas é verdade. Esse momento chegou. Ontem, em Alvalade, viveu-se o impensável:
- comemorou-se uma decisão de um árbitro; 
- alguém, equipado de vermelho, fez um estádio inteiro gritar de alegria, como se fosse golo do Sporting.

Final de tarde de loucos em Alvalade. Entrada demolidora, boa dinâmica e vontade de resolver cedo, com qualidade, o jogo. 2 golos em 11 minutos anteviam uma tarde tranquila, após a tão famosa "ressaca europeia".
Meio a brincar (meio a sério), eu e os amigos relembrávamos um lugar-comum que muitos experts do nosso futebol gostam de usar: "o 2-0 é o pior resultado em futebol".
Isso é a mais pura das verdades, se a equipa que estiver a ganhar 2-0 for o Sporting (e se estiver a jogar em Alvalade)...

O Sporting não quis (ou não pôde) resolver o jogo. Cansaço, má colocação dos jogadores no campo, grande vazio entre a linha ofensiva e defensiva, deixaram o Estoril confortável no jogo, e à espera de um golpe do acaso que os trouxesse ao jogo. E foi isso que aconteceu aos 85m. Um mau alívio de Piccini (que fez um bom jogo), o normal vazio à frente da nossa área (os nossos "6" encostam demasiado aos centrais e, ontem, não tivemos "8"), e um golão de Lucas Envagelista (gostei deste jogador).
Alvalade voltava ao seu estado natural: o de sofrimento e com o síndrome de "pusemo-nos a jeito".

Mas o Sporting até reagiu bem a esse abalo. Duas bolas de golo em Dost e o golo da tranquilidade (bem) anulado. Com o estádio entre o alívio e desespero, surge mais um livre nas imediações da nossa área. Mais uma vez, toda a equipa dentro da área. O Estoril conseguiu fazer 3 trocas de passes sem pressão e isolou um jogador. Estava feito o 2-2 (sem Rui Patrício ter feito uma defesa).
Entre uns "cum caralho!!" e mãos na cabeça, Alvalade revivia a sua história.
Mas, desta vez, o Progresso trouxe a justiça que o fiscal-de-linha não quis aplicar. Golo anulado pelo (mal amado) Vídeo-Árbitro, e os 3 pontos ficaram em casa. 


O Estoril é uma equipa bem orientada e tem jogadores interessantes. Mas foi o Sporting quem falhou e podia ter deixado fugir uma vitória (quase) certa.

"Sabia que a equipa não tinha capacidade para ser uma equipa com velocidade de jogo e intensidade defensiva. Para além dos jogos que temos tido foi viagens, mudanças de horários e os jogadores não são máquinas. (...)
Na segunda parte fui jogando com o cansaço dos jogadores, que davam sinais para sair: a uns fingi que não ouvia, a outros que não via."

Porra, Jorge Jesus. Se sabias que a equipa tinha essas limitações todas. Se vias a equipa (como eu vi) a "desfalecer", então porquê este 11? Porquê que demoraste tanto a mexer na equipa?
O 11 começou logo a ser mal construído. A utilização de Alan Ruiz só se justifica por teimosia (e ficamos por aqui). Adrien, lesionado, fez muita falta porque Battaglia ficou sozinho (e junta-se demasiado aos centrais). Bruno Fernandes não pode jogar com Alan Ruiz. Fica um vazio enorme no nosso meio-campo. Mesmo partindo de trás de forma lenta, foram várias as vezes que o Estoril consegui estar só, e com bola, de frente com os nossos defesas.
Coentrão durou 30 minutos. Eram notórias as suas limitações físicas (eu bem avisei que não o queria na Selecção). Tinha de jogar o Jonathan. Depois, com Battaglia amarelado (que estupidez de amarelo), Bruno Fernandes não tinha capacidade para o ajudar. Devia ter saído (até por Bruno César, visto que Geraldes não serve para este plantel). A entrada de Iuri (a titular em vez de Ruiz), tinha de acontecer. Manter qualidade na frente, último passe e aproveitamento das bolas paradas. Até porque Gelson estava sozinho no ataque (Dost tinha morrido e Acuña já só sobrevivia). Temos de descansar mais com a bola.

Estes são os jogos que servem para justificar as 12 contratações anuais. 6 jogos em 21 dias. 2 meses de trabalho. É preciso gerir.

Agora, vêm aí duas semanas sem jogos. Treinar e recuperar. Esperemos que Adrien fique com o plantel e que Coentrão também seja dispensado da selecção. Daqui a 15 dias recomeça o loucura. Ganhar em Santa Maria da Feira é fundamental, para se ir a Atenas jogar a 1ª mão de acesso à Liga Europa. 
O 11 está encontrado (é o de Guimarães). Agora é gerir (e melhorar) à volta disso.

ps: que golão de Bruno Fernandes. Aprendeu com o Adrien...

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro Cantinho,

Ontem aos 94m e depois de reposta a VERDADE no resultado, apenas me vinha à cabeça "A ENORMIDADE DE SITUAÇÕES DO GÉNERO EM QUE O NOSSO CLUBE FOI PRÓDIGO NOS ÚLTIMOS LONGOS 30 ANOS,a que muitos JORNALEIROS DA NOSSA PRAÇA DENOMINARAM COMO "infortúnios da vida"...!!! e de repente comecei a pensar em situações como:

1.º lance de Luisão com Ricardo, na nossa pequena área, que viria a dar um titulo ao benfica;

2.º lance de um jagunço brasileiro que equipava pelo Paços de Ferreira, que teve o desplante de marcar em ALVALADE COM A mão, e no fim titulo para o porto com a diferença de 01 ponto;

e para não me alongar MAIS, só te relembro MAIS DOIS CASOS DE MERO INFORTÚNIO DA SORTE, guimarães 3-3 (com falta descarada) e golo anulado na Madeira (por suposto fora de jogo).

Tudo isto MEU CARO, apenas para te dizer que TEMOS SIDO "COMIDOS" NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA, TANTO POR ADVERSÁRIOS CORRUPTOS COMO POR JORNALEIROS SEM ESCRÚPULOS.

Por isso e doa a quem DOER "VIVA E POR LONGOS ANOS O VAR"

CUMPS

JG disse...

Muitas culpas do treinador nos sofrimentos dispensáveis do final do jogo. Má constituição da equipa como refere o Cantinho. Sem Adrian apostar em Alan Ruiz com Bruno Fernandes r com a tendência de Bataglia de recuar para junto dos centrais é um convite descarado ao adversário. Invocar o cansaço e colocar Iuri a dois minutos do fim é estar a gozar com o pagode. Deixar Jonathan Silva de fora é estar a gozarcom o pagode. Com um treinador menos casmurro, menos apostado em validar as suas opções contratuais erradas o Sporting pode aspirar a coisas grandes.
Mas JJ mostra-se inamovível os seus erros. Basta uma vitória como a de Bucareste para o homem ir logo apostar em Ruiz. A ideia de meritocracia não entra na cabeça do mister que usa uma psicologia de caserna. Uma pena.

Anónimo disse...

grande comentário do JG, bem resumido

vê-se q a equipa (plantel) pode muito, mas quando apertar mais pode não resistir a tanta teimosia

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

se um dia se fizer a conta (não será feita), daquilo que nos devem...
Ontem, seria mais um dia de desilusão (até o lance do Dost seria logo anulado por fora de jogo). Um dia será o VAR "contra" nós. Se, como tem sido, for acertado, teremos de manter a mesma convicção na sua grande utilidade.

ps: nem me fale nesse lance do Luisão com o Ricardo..

Cantinho do Morais disse...

JG,

é isso tudo. Deixou-me preocupado o desenrolar da partida e, claro, as declarações finais. Mais preocupado fico com este ressurgimento de Alan, sem qualquer justificação. Iuri é o último da lista (Alan, Podence, Doumbia, B. César e Iuri). Até por isso acho que até dia 31 de Agosto irá, novamente, emprestado. Talvez seja a Direcção a força maior para o manter.

SL

Anónimo disse...

Boa tarde Cantinho,

Revejo-me MUITO no primeiro comentário, e sei (sabemos) que a "CONTABILIDADE" do deve e haver, nunca será realizada!!!

Mas como bem disse o anónimo das 11:57, o SPORTING TEM SIDO AO LONGO DESTES ANOS ESPEZINHADO, HUMILHADO E ATÉ GOZADO por esta gente (árbitros,rivais e a cima de todos por uma COMUNICAÇÃO SOCIAL COMPLETAMENTE SUBMISSA E AO SERVIÇO...nós sabemos bem de quem!!!

Com isto, não ponho de lado, as direcções que nos conduziram pós João Rocha, que pura e simplesmente não passavam de FANTOCHES, mais preocupados com o seu!!!!do que com o SPORTING.

SL E UM GRANDE BEM HAJA "LEÕES"!!!

PS:NÃO ENTENDI A OBSERVAÇÃO FEITA AO LANCE DE LUISÃO COM O RICARDO?!?!

Anónimo disse...

Podence tem uma fractura na mão e Alan Ruiz está mais habituado às rotinas de jogo que Doumbia. Eis a explicação para Alan Ruiz.
No entanto foi notória a quebra física de Alan Ruiz e penso devia ter sido substituído na 2ª parte por Doumbia que prenderia mais os centrais adversários e daria outra pressão sobre os adversários.Mas JJ é que sabe o que pretende da equipa e como ela está. E eu confio.
Mais importante:3 pontos. Venha a Selecção.
SL

fullrise disse...

Totalmente de acordo, o onze foi logo de inicio mal construído. Alan Ruiz não tem andamento nem rotinas para o estilo de jogo que o treinador quer. Se não se previa que a equipa aguentasse 90m, o susbtituto de Adrien deveria ser alguém com pulmão, que desse velocidade ao jogo para não sobrecarregar BF. Ruiz é o oposto disso.
Ruiz tem um ano de Sporting (e campeonato português) e continua sem fazer mais de 60m (estou a ser generoso). Vamos ter dissabores se se continuar a apostar nele.

Cantinho do Morais disse...

Bom dia, Anónimo,

a referência ao lance do Luisão e Ricardo é simples: tirou-nos um campeonato (e grande parte da confiança para a final da Taça Uefa).
Na baliza contrária, não haveriam dúvidas: falta (porque, de facto, é falta).

Essa época representava muito para o clube. Voltaríamos a ser campeões, 3 anos depois da última vez. Com esse título, já não existia Vieira no futebol português (teria sido corrido do SLB), nem a corja que hoje o domina.
Com o plantel que tínhamos, com esse título, podíamos iniciar um domínio total por muito tempo.

É um lance com um significado enorme. Um nojo.

SL

Cantinho do Morais disse...

fullrise,

mantenho o que digo há 1 ano. A aposta em Ruiz (face a outros que existem ou existiam no plantel), não pode ocorrer por critérios técnicos/desportivos.
Aquele tipo de jogador (que tem virtudes), não nos serve.
Eu confiaria totalmente no treinador se tivesse resultados. Não tendo.. tenho que exigir mais e questionar certas decisões.

SL

JG disse...

Há um tipo de comentário dominante na blogosfera leonina - nas outras não será diferente - que é do tipo " o treinador é que sabe". Claro que quem sabe é o treinador e não nós que somos adeptos e que nos movemos pela paixão. Mas aqueles que aqui como no resto se movem por uma atitude critica sabem que mesmo quem sabe pode sempre fazer as coisas bem ou as coisas mal. Numa actividade que mexe com a paixão de milhões de adeptos quem faz coisas erradas deve ser responsabilizado por isso e, caso seja necessário, deve ser impedido de as fazer.
Ter escolhido Alain Ruiz para o onze do Sporting que defrontou o Estoril é o tipo de prerrogativas que um treinador tem e que ninguém pode impedir. Criticar o desempenho de Ruiz e a opção que o possibilitou é o tipo de direitos que os adeptos do Sporting têm e que são irrevogáveis. O direito à critica no Sporting não carece de nenhuma aprovação prévia seja lá de quem for. Mesmo que quem critica possa errar, e temos que admitir que a probabilidade de errar é elevada quando o que nos move é a paixão.
Mas JJ, a quem nós todos pagamos principescamente, tem menos direito a errar regularmente. Porque é ele quem sabe e porque é para errar pouco e fazer o melhor possível que lhe pagamos e nele confiámos.
No caso de Alain Ruiz o que diz o Cantinho, e digo eu e dizem outros, é muito fácil de entender. Porque razão aposta tanto JJ em Ruiz, com tão baixo retorno? Porque razão apostou em Ruiz, no último jogo, quando o argentino, sendo um jogador tecnicamente evoluído, está fora de forma e não tem rotinas de jogo com alguns dos colegas do ataque, como é o caso do Acuna ou do meio-campo como é o caso de Bruno Fernandes e Bataglia? Depois dos bons desempenhos em Bucareste de Doumbia e Iuri, havendo a necessidade de refrescar a equipa, porque não dar a um destes jogadores ou aos dois a possibilidade de serem titulares?
Quanto teríamos ganho se JJ desse aos formados no Sporting metade das hipóteses que deu a Alain Ruiz no ano passado. SE desse a Iuri, este ano, um décimo das possibilidades que dá a Ruiz?
As perguntas são legítimas, podendo a resposta ser óbvia. O que não me parece óbvio é haver sempre necessidade de colocar estas mesmas perguntas. È porque alguém mostra uma tremenda dificuldade em mudar, mesmo que as coisas corram mal, como aconteceu o ano passado.

Cantinho do Morais disse...

Grande comentário, JG.
Revejo-me em tudo. Muito obrigado pela sua partilha.

SL

fullrise disse...

JG e Cantinho
Concordando com tudo, só falta acrescentar uma palavra: comissões.

SL

Cantinho do Morais disse...

fullrise,

no post já estava isto escrito:
"A utilização de Alan Ruiz só se justifica por teimosia (e ficamos por aqui)"

Creio que o meu caro disse o que eu não quero dizer (nem sequer pensar).

SL