domingo, 17 de setembro de 2017

Bee cool (stay in school)


Minuto 72.
O magro 1-0 no marcador, uma exibição sem "rasgo" e um "padre" incomodado com a derrota, duas horas antes, da equipa das "aves", estava a deixar Alvalade inquieto. Os nervos começavam a apertar e ninguém estava cómodo com o que via (e o que podia ainda vir).
De repente, um miúdo que nem deve ter peso suficiente para dar sangue (e perde uns 5kg por jogo), cuja cara é já uma caricatura, de forma serena, confiante, e com muita qualidade... faz um golão.
2-0. 
Ele, sozinho, após uma jogada que revela a trapalhada em que estava o nosso jogo, resolvia acalmar 42401 espectadores (e outros milhares em casa), 17 jogadores, técnicos e dirigentes. 
O golo é, simplesmente, brutal. Não é preciso balanço nem afinar pontaria. É um golo ao alcance de poucos. E um deles mora ali, no Sporting (porra, que grande contratação...)

A partir daí o jogo acabou. Passámos a ser aquilo que ainda não tínhamos conseguido ser: rápidos e perigosos. Foram 2 golos mas podia ter entrado, pelo menos, mais 1.
O William. Fogo, o William merecia um golo (deve haver poucos momentos em que, no espaço de 1 minuto, o mesmo jogador remata à barra por 2 vezes). Sim, o William. O tal que está desmotivado porque não foi jogar para não descer em Inglaterra. Aquele mesmo que é o farol desta equipa (e de qualquer uma onde joga). Oferece linhas de passe, sai a jogar, recupera, mantém a equipa subida na frente, dribla e retira qualquer sonho a um adversário que vai, solto, com a bola. É o melhor jogador do Sporting, e ontem fez um jogão do car*****.


Mas o jogo não começou aos 72m..
Jorge Jesus fez 4 alterações em relação à Liga dos Campeões. Normal e bem. Ainda assim, acho que devia ter sido mais ousado. Iuri, Dost, Ruiz e Coentrão foram as novidades (eu ainda teria colocado o B.César pelo Acuña, que não existiu na 1ª parte).
Se Coentrão e Dost são titulares, Iuri estreava-se nessa condição e Ruiz tinha mais uma oportunidade. Coentrão traz segurança defensiva e qualidade na saída da bola (ele, Mathieu, Coates e William fazem da nossa 1ª fase de construção algo que é digno de equipa Grande). Dost trouxe combatividade (tanta bola ganha, tanta luta, um leão!).
Iuri, que não fez um bom jogo, fez uma 1ª parte razoável (ia marcando) e permitiu algo muito importante: dar descanso a Gelson (que nem entrou muito bem no jogo), mantendo alguma qualidade no jogo. É uma opção a ter em conta.  É preciso ganhar jogadores.
Já Alan... foi mais um jogo perdido. Boa visão, bom remate e qualidade de passe, tudo isso em vão se o cérebro (e pernas) executa de forma lenta e sem qualquer compromisso com o jogo e equipa.

Percebo que, nestes jogos, se retire um médio (Battaglia), e que se coloque mais uma opção atacante. Mas, sou sincero, prefiro Bruno Fernandes como 3º médio e não como 2º (e ontem recuperou muita bola). Acho que jogamos mais à frente, há um menor desgaste dos jogadores e somos mais perigosos.
A entrada de Battaglia devolveu isso à equipa. E foi a partir daí que melhorámos (e JJ mexeu bem na equipa).

Era um jogo complicado, por ser após um grande embate na Champions. Entendo que a exibição não pudesse ser das melhores. As dificuldades para criar bolas de golo foram enormes. No entanto, agora em Alvalade já moram especialistas em marcar livres (há quantos séculos é que isso não acontecia). E é por aí que, também, se podem vencer jogos. E foi isso que Mathieu fez tão bem. 

Missão (bem) cumprida. A confiança cresce com as vitórias e com a segurança de uma qualidade de jogo que cresce também. Não tendo sido espectacular (longe disso), foi eficaz. 
O próximo foco está em Moreira de Cónegos. Pelo meio, há um treino com o Marítimo. Não sei se a Taça da Liga ainda mantém as regras de incluir, na ficha técnica, pelos menos 2 jogadores da formação (a jogar 45m), e de ter de usar 5 jogadores que tenham sido incluídos na convocatória (efectivos ou suplentes), em 1 dos 2 jogos oficiais imediatamente anteriores. 
Se assim for, que seja este o 11:

 

ps: foi bonito e sentido o adeus à leoa Maria de Lourdes Borges de Castro. Não podia ser de outra forma.

4 comentários:

fullrise disse...

Já houve algum jogo, esta época, em que o Alan Ruiz jogasse, e se falasse dele positivamente?
É que o jogo acabou no 2-0, mas só serenou que Batta o substitui. Fraco demais.

Cantinho do Morais disse...

fullrise,

aposto que não. E isso devia dar que pensar..
(e da época passada, nos imensos que jogou, em quantos se falou dele positivamente? 5, 6?)

SL

RMSCP disse...

Jogo muito fraco do Sporting. Continuo a ver muito pouca qualidade em organização ofensiva, mas as vitórias continuam a chegar e, apesar disso ser o mais importante, convém começar a mostrar mais alguma coisa antes de perdermos pontos.

Eu gostei do jogo do Bruno Fernandes e acho que a melhor posição dele é no meio-campo. O Podence tem feito muita falta. Para mim, é o melhor que temos para jogar a 2º avançado (melhor até que o Bruno Fernandes). Não sei quantas mais oportunidades serão necessárias para ver que o Alan não rende ali. Não sabe jogar entre linhas, tem dificuldades em enquadrar e demora muito tempo a decidir. Acho que ele tem características interessantes (ainda assim, os 8M pesam muito...) mas penso que a extremo teria mais possibilidades de mostrar o seu futebol (mais espaço e tempo para executar).


Em relação ao resto da equipa:

- Coentrão jogou bem uns 30 minutos e depois morreu;
- Piccini continua a demonstrar grandes fraquezas a nível ofensivo;
- Acuña fez um jogo muito mau (cansaço?);
- Iuri também não esteve ao seu nível (Gélson também não fez muito melhor);
- Bas Dost teve muito pouca bola e quando a teve também não demonstrou grande critério;
- Coates, Mathieu e William (juntamente com Bruno Fernandes) têm sido consistentemente os melhores em campo. Impressionante a qualidade na saída de bola.


Defensivamente estivemos bem, o que é muito relativo porque o Tondela apesar de ser uma equipa organizada quando não tem a bola, é muito fraco com ela. O livre do Mathieu (grande golo) trouxe muita tranquilidade a um jogo que tinha todos os indícios de ser complicado.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

eu aceito que este jogo tenha sido fraco. O esforço na semana anterior foi grande, a época ainda está no início (mas com muitos jogos) e as próximas duas semanas serão intensas.
Para já, gosto mais do B. Fernandes a 3º médio (e não 2º avançado - neste momento, esse não existe). Prefiro a equipa equilibrada do que, já, descompensada.
Podence faz muita falta (concordo contigo)...

Coentrão está novamente em recuperação, mas é melhor que todos os que lá passaram antes.
Temo que se esteja a "espremer" o Acuña.
Iuri não foi bom, mas não foi mau.
A nossa saída de bola foi muito boa (na 1ª parte na Grécia também). Gosto muito disso.

Vamos ver, podemos crescer e apresentar mais velocidade na frente. Tem de ser.

SL