domingo, 24 de setembro de 2017

O Clã de Jesus


Sentei-me para assistir ao jogo. Ainda antes de começar já estava deprimido. Uma vez mais, um 11 mal escolhido e um banco de suplentes ridículo.
Há menos de 1 ano, o Sporting sofreu muito em Moreira de Cónegos. Só ganhou porque Podence entrou na 2ª parte. Desta vez, nem foi ao banco...

No 11, de forma inexplicável, estavam Coentrão (quer dizer que vai fazer 3 jogos seguidos? Ou o Jonathan está reservado para o Barcelona e/ou FCP?), Bruno César e Alan Ruiz (que além de não estarem em forma, jogaram quase 90m 4 dia antes). Acuña ficou em casa (porquê que jogou 35m na Taça da Liga?), e Battaglia voltava ao banco (não é titular desde da grande exibição na Grécia. Não percebo porquê).
Pior que isso, Jorge Jesus colocou no banco 3 (!) defesas e 1 médio-defensivo. Para o ataque, só Iuri e Doumbia. Perante isto, fiquei sem saber qual era a equipa pequena.

Num campo de merda e perante um treinador que, em 14 jogos, só perdeu 5 vezes com o Sporting, jogámos com William e Bruno Fernandes no meio-campo. Como tenho dito, não gosto assim. Prefiro solidez defensiva e o Bruno como 3º médio. Resultado: o William (o nosso melhor jogador), não podia com tudo e Bruno nunca esteve no jogo. Na frente, a bola picava e o perigo ficou em casa.

Aos 20m de jogo, já farto com tanto mau jogo da nossa parte (Patrício já tinha levado com um jogador, do penúltimo classificado, isolado), após um canto nosso, Alan perde (mais) uma bola recuperada por B. César junto à área adversária. Podia ter rematado, podia ter dado na esquerda num isolado B. Fernandes, mas optou por fintar e perder. Deu em contra-ataque perigoso.
Nesse momento, desliguei tudo (merda daquela já vi muita e raramente me engano no resultado).

Resolvi ir ao Palácio da Ajuda assistir ao concerto da, sempre linda, Manuela Azevedo e a Orquestra de Jazz de Matosinhos. 1h.10m de boa música. Clássicos atrás de clássicos (Beatles; Rufus Wainwright; Queens of the Stone Age; Sérgio Godinho; Chico Buarque; Clã - entre outros).

Nada melhor que uma voz portuense (e uma banda dessa zona), para me lamentar (com ritmo), do fado do meu Sporting (ou será do meu Fado?). 
Já estávamos na 2ª parte, quando interpretaram o "I Am The Walrus". Nessa altura, já a morsa do Alan "Não me mexo, nem vejo os meus pés" Ruiz não estava em campo. Visto que eram umas 19.20, o Sporting estaria a empatar.

Não chegava. 2 pontos ficaram ali. 2 pontos que nos colocam no 2º lugar, em vésperas de receber o líder, o FC Porto. À 8ª jornada, a equipa de Sérgio Conceição pode ficar com 5 pontos a mais que Sporting e SLB. Nada mau. Cabe ao Sporting impedir isso.

O concerto acabou às 20.10, praticamente à mesma hora que o jogo acabou.
Se não houve tempo para o VAR ver o penalty sobre o Doumbia, ainda houve tempo para mais uma música (foi o encore).
Para rematar, os artistas optaram por uma música dos Clã.
Fiquei com esta parte na cabeça:

Salta agora pelo amor 
Ele dá o paladar 
Mesmo que a tua sorte 
 Seja a de um perdedor 
Nunca deixes de saltar


Foda-se, Manuela, percebeu-se assim tanto que tive o concerto todo a pensar no Sporting?


(merda para ti, Jesus. Não te preocupes, vamos fazer um bom jogo com o Barça e vais poder gabar-te disso. Quanto ao campeonato, uma vez mais, ficou no Minho. Mas isso nunca foi o mais importante, pois não?)

11 comentários:

RMSCP disse...

Não vi o jogo mas não posso dizer que o resultado tenha sido inesperado. O Sporting tem vindo a jogar muito pouco e só tem conseguido resolver os seus jogos graças às individualidades que possui (que aumentaram este ano). Não creio que o problema esteja apenas nos jogadores.

Depois de uma 1ª época de excelente futebol (a melhor que já vi) e de uma deprimente (igual a muitas outras, infelizmente), JJ parece que nos vai voltar a presentear com outra igualmente decepcionante. Estamos melhores defensivamente em relação à época passada mas continuamos muito fracos a nível ofensivo e já não me parece que JJ consiga dar a volta a situação. Mais do que qualquer outra coisa, tem sido muito grande a minha desilusão com a evolução do trabalho de JJ no Sporting.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

"Mais do que qualquer outra coisa, tem sido muito grande a minha desilusão com a evolução do trabalho de JJ no Sporting."

Nem mais. Já perdi qualquer esperança no Sporting com Jorge Jesus. Ele tem tudo e sabe de tudo. Mas não quer.
O Iuri fez uns excelentes 10m em Guimarães. Fomos à Roménia e, com a eliminatória na mão, optou por colocar B. César. Entrou bem na Feira, 3 dias depois, não foi convocado para a Grécia (ficou de fora dos 18).
Alan Ruiz faz exibições deprimentes, é dos jogadores mais utilizados (ou pelo menos com titularidade).
Se o Sporting passou à fase de grupos e venceu na Grécia, foi porque ele não fez um único minuto.
A saída do Battaglia, principalmente nos jogos fora, é incompreensível. E está a espremer o Acuña até não poder utilizar (e Gelson também está a ir pelo mesmo caminho).
Estou-me a cagar para o empate em Moreira de Cónegos. O problema é que os erros do passado estão lá. E, sendo assim, é mais um ano na merda.

Quanto à nossa incapacidade atacante, um Tozé qualquer, conseguiu criar mais perigo que o nosso ataque todo. Na 1ª parte, chegar às imediações da área do penúltimo lugar foi quase uma utopia.

SL

Anónimo disse...

Boa noite,
Infelizmente estou quase totalmente de acordo.
O JJ inventa e o SCP F......

conana disse...

Venho só passar informação, pelos vistos fundamental, que recebi faz já bastante tempo:
Foda-se escreve-se foda-se e não fodasse.
Fica a nota, para eventuais aplicações futuras.

Leão de Alvalade disse...

Clap, clap, clap. Se tiver oportunidade passo a informação aos... Clã!
Abraço!

Anónimo disse...

Também foi mais ou menos o que disse Jesus. Mas como prima pela boa educação não quis estar a queimar o colega que treina o Sporting.

Só rir com estes gajos disse...

"O Iuri fez uns excelentes 10m em Guimarães. Fomos à Roménia e, com a eliminatória na mão, optou por colocar B. César. Entrou bem na Feira, 3 dias depois, não foi convocado para a Grécia (ficou de fora dos 18)."

Também gostei muito dele com o Tondela e com o Maritimo e agora em Moreira de Cónegos voltou novamente a mostrar toda a sua qualidade. Está cada vez melhor! A continuar assim não se sabe onde vai parar, mas claro sem ser aposta contínua ( roubo-lhe já aqui a sua frase predilecta quando é falar sobre estes jovens que estão fartos de provar o valor ) vai deixando alguns colossos de água na boca. Felizmente para o SCP é apenas isso, não fosse quererem levar de imediato o novo "menino" de ouro da nossa formação.

Cantinho do Morais disse...

Foda-se, Conana..

obrigado pela "lição". ;-)


Caro Leão,

obrigado. A Manuela faz-me sempre sentir bem. Quer seja nos Clã, com o Bruno Nogueira, Sérgio Godinho, na Orquestra de Jazz de Matosinhos, ou, somente, quando aparece.
Não é fácil acalmar-me quando sei que, naquele momento, o Sporting está a jogar (mal)...
Grande abraço!

Cantinho do Morais disse...

Só rir com estes gajos,

O que eu quis dizer nesse exemplo, é que JJ não sabe aproveitar o momento dos jogadores. Iuri tinha entrado bem (e era assim que tinha de ser), mas logo a seguir era preterido. O mesmo com Battaglia. Foi muito importante em Atenas e, agora, nem serve para a Taça da Liga.
Na época passada, o Sporting fez o seu melhor jogo em Tondela (Matheus, Podence e, até, Geraldes jogaram). No jogo a seguir, voltaram B.César e Alan e a exibição foi deprimente.

Iuri não tem sido feliz. E digo-lhe, com o Marítimo, JJ tirou-o quando, finalmente, estava a aparecer. Mas sim, não fez um bom jogo e pode estar a desperdiçar oportunidades. Mas não tenha dúvidas, é melhor que Alan e do que este Bruno César (e muito mais barato... e novo).
É com eles que compete um lugar nas opções. E sabe que mais? Dos 3, Iuri é aquele que tem menos tempo de jogo:
- Iuri - 171m (2 jogos a titular)
- Alan - 318m (4 jogos a titular)
- B. César - 237m (2 jogos titular)

Alan tem quase o dobro do tempo de utilização do Iuri. Terá o dobro do rendimento?
Dos 3, qual acha que tem sido o melhor? Iuri tem uma assistência para golo e foi sobre ele a falta do 1-0 com o Tondela? O que têm os outros para mostrar? Com mais tempo?
Outro dado curioso (e, repito, o Iuri não estado bem). Com o Iuri em campo, o tal que "não tem cultura táctica defensiva", o Sporting ainda não sofreu nenhum golo (e marcou 3 (1 golo marcado a cada 57m de utilização - não está mal...).

SL

Só rir com estes gajos disse...

"Outro dado curioso (e, repito, o Iuri não estado bem)". No entanto deveria estar a jogar ao invés de outros que também não têm estado bem. É isso??

Joga quem está bem independentemente de gostarmos mais ou menos do jogador. JJ tem estado mal ao insistir no Ruiz, o blogue Cantinho do Morais mal ao insistir em alguém que ao contrário de Gelson, Podence,William ( que mostraram serem solução desde o 1º minuto que vestiram a camisola da equipa séniro )treme e mostrar não ter estofo para mais do que Moreirense, Arouca, Boavista.

Cantinho do Morais disse...

Só rir,

está a perceber mal (ou eu explico-me mal). Não insisto em Iuri.
No meio-campo para a frente, para mim, esta é a hierarquia:
Dost
Gelson
B.Fernandes
Acuña
Podence
Doumbia
Iuri
B.César
Alan
Dala

Se eu mandasse, as opções usadas seguiam esta ordem. Como vê, jogando 4 à frente, há jogadores acima de Iuri.

(e não segmente frase para citações. Vamos tentar ser honestos na troca de ideias, ok?)