quinta-feira, 8 de julho de 2010

"És um dragão! És um baixinho! João Moutinho, João Moutinho..."



A transferência de João Moutinho para o FC Porto é um dos marcos mais negros da longa e rica história do Sporting Clube de Portugal.
Com esta acção, de José Eduardo Bettencourt e seus pares, iniciar-se-á uma nova etapa na vida do clube, relativamente ao Futebol (Profissional e de Formação).
Se, financeiramente, o negócio ainda pode ter alguma discussão e possibilidade de ver algo positivo (10 milhões de euros ainda dá para pagar os ordenados de Pedro Silva, Caneira, Purovic, Stojkovic, Grimi, Postiga, Djaló, Abel e Vukcevic até finalizarem os seus contratos), desportivamente foi um fiasco.

Comecemos pelo mais evidente. Vender o jogador que mais jogos e minutos fez nos últimos 5 anos é mau. Vender o jogador que era capitão é péssimo. Acrescentado que o mesmo foi vendido, "na flor da idade", muito abaixo da cláusula de rescisão e, por fim, ao FC Porto, só pode resultar no pior negócio de sempre!! Se isto já é catastrófico o que dizer das consequências imediatas (e futuras) que o mesmo acarreta?
Mesmo não querendo dirigir críticas ao facto de ainda se negociar, falar ou conviver com um clube (assumidamente) corrupto e com dirigentes que (comprovadamente) humilharam e insultaram o actual Presidente leonino e o Paulinho, este acordo coloca o Sporting num patamar altamente desfavorecido e direccionando-o para um rumo que será difícil de inverter.

Vender João Moutinho gera a formação de uma nova realidade e mentalidade. Por norma, por conflito e competição, nunca se vende um jogador importante e valioso a um rival. Assim, o negócio só pode ser entendido como tendo sido realizado entre dois clubes que não se olham assim, como rivais e com os mesmos objectivos competitivos. O Sporting apresenta-se, de forma categórica, como um não-rival do FC Porto com quem não luta pelos mesmos títulos e conquistas com que este se rege (e, visto que FC Porto é, assumidamente, rival do Benfica, logo o Sporting também não é rival e concorrente directo do Benfica). A posição subalterna de quem vende a um clube superior é o espelho deste enredo. E esta é uma das mensagens perigosas e tristes que se retiram desta história.
O Sporting, clube que detém alguns bons jogadores passíveis de jogar ao mais alto nível e de disputar títulos em clubes de nomeada, com o objectivo de equilibrar o seu parco orçamento teve, como consequência da sua pequena dimensão, vender o seu mais valioso activo a um clube que lhe dará oportunidade de crescer, vencer e pisar palcos tão longínquos dos mais utópicos sonhos dos dirigentes leoninos (agora percebo a necessidade de contratar jogadores ao Braga, essa sim, uma equipa rival; este ano roubou-nos o 2º lugar; malvados!).
De facto, de maneira mais ou menos educada e respeitadora para com o a "casa-mãe", foi isto que João Moutinho procurou. Um clube maior. O próximo passo de uma carreira ainda tenra mas já longa, fruto do seu alto rendimento.

E como se pode condenar João Moutinho por esta atitude se o próprio clube que o formou e vendeu não quer crescer mais, preferindo ficar reduzido na sua pequenez, remexendo numa memória secular que ainda o vai mantendo vivo?

Esta acção pode-se alastrar ao restante balneário (veremos como se comportarão Izmailov, Veloso e Liedson), pois a mensagem da cúpula dirigente é clara: "Nós não podemos ganhar, porque não jogamos, dirigimos e negociamos para tal fim!". Que critérios e argumentos terão os dirigentes do Sporting se confrontados com uma situação idêntica proveniente de outro jogador, igualmente importante e carismático? O argumento do jogador será óbvio "Se deixaram ir o capitão por metade da cláusula para o Porto, porquê que eu não posso ir também? Também tenho ambições e quero saborear o gosto pela vitória. Ou pelo menos tentar..."
Está aberta a Caixa de Pandora...

Outra sequela que este episódio deverá deixar é ao nível de formação. Se o Sporting não se revê nem actua como um clube grande e ambicioso, não se pode constituir como um fim na hierarquia da formação de um futebolista. Um jovem jogador que faz toda (ou parte) a formação no Sporting, verá a 1ª equipa como mais uma etapa na sua evolução e carreira. Além de já não serem sportinguistas de coração porque, em miúdos, só se gosta de quem ganha, eles, como os seus progenitores terão uma estratégia e caminho evolutivo bem delineado, mais ou menos nos seguintes moldes:

- até aos 18 /19 anos - Futebol de Formação
- a partir dos 20 anos - 1ª equipa profissional (ganhar experiência; jogar com regularidade; ganhar nome em Portugal e na Europa;)
- a partir dos 22 / 23 anos - dar o salto para um clube de maior dimensão, onde, acima de tudo, se lute por títulos; não se dá especial preferência a qualquer dos "2 grandes". "Jogar num grande já é bom"

Por fim, a cena mais degradante e que em muito penaliza a nossa história. As declarações do Presidente do Sporting Clube de Portugal acerca de um Capitão de Equipa. Por muita razão que Bettencourt julgue ter (ainda só ouvimos a sua versão), nunca se pode humilhar e insultar, publicamente, quem já envergou a braçadeira de Capitão do Sporting Clube de Portugal. Se João Moutinho era digno de tal honra? Isso é outra questão e certamente não foi ele que exigiu a mesma. Chamar "maçã podre" e achincalhar um jogador que dedicou 10 anos ao clube, que serve de referência e exemplo a milhares de adeptos e sócios leoninos, a colegas (vide as declarações de André Martins dois dias antes) e a futuros jogadores que crescem nos escalões de formação, é das páginas mais negras do Sporting, escritas e carimbadas por Bettencourt e seus pares.
E o que Moutinho representa para os jogadores da formação? Sempre com os olhos colocados na sua ascensão e caminho percorrido dentro do clube. Era um exemplo, uma motivação, uma bandeira. Sonhos cortados pela raiz...

Um clube que se diz Grande tem que ser superior a um jogador que amua, que falta ao respeito e é mal agradecido. Um clube que se diz Grande assume as responsabilidades de não saber proteger e gerir de maneira sustentada os jovens que crescem na Academia, tão cedo expostos a uma ribalta tão venenosa e enganadora. Um clube que se diz Grande tem de crescer dia a dia, tratando por igual todos os seus elementos, criando-lhes condições para que, eternamente, se sintam gratos e reconhecidos, mesmo após crescerem e serem felizes noutras paragens.

O verdadeiro Sporting não faz isto a uma "maçã" sua. Só se corre o risco de apodrecer se for mal regada, podada e carecer de protecção, afecto e respeito. Com tantas maçãs podres que já foram caindo, talvez o mal esteja no agricultor.

Hoje, ganhou-se 10 milhões de euros mais a metade de um jogador (que já deve ganhar mais que o futuro capitão Daniel Carriço). Parece bom.
Mas perdeu-se um Futuro, apagando-se mais um pouco daquele brilho de vitória que já só existe na nossa distante e turva memória.


ps: Pinto da Costa sai limpinho desta novela toda. Genial a forma como consegue retirar Moutinho da convocatória do Mundial, deixando-o desvalorizar-se face à Europa e encostando o Sporting à primeira e única proposta. A selecção voltou a ser elaborada pelos clubes e voltou a "brilhar" nas competições. Dèjá vu...
O único consolo é que este senhor ainda não encontrou o elixir da imortalidade. Um dia não estará cá. Tamanho desígnio está certo, mesmo sendo Papa.

10 comentários:

Anónimo disse...

Tanta conversa e nenhuma critica a J. Merdinho...
só faltava dizer que ele foi *a vida dele... Insultarmos o joão M. é insultar um ex-capitão, mas ele insultar-nos a nós é fazer-se à vida.

Haja Paciência....

sloml disse...

Totalmente de acordo. É exactamente isso.

pedja disse...

sim o sporting é isto, o sporting não dá mimos aos meninos, etc etc etc
o jõaoinho que andava à 1 ano a preparar a sua transferencia é uma vitima ..
abre os olhos pah

só uma nota, o sporting não está a ser gerido de forma perfeita (dificil com este ou outr presidente), mas penso que o trabalho não está tão mau assim, agora há um grande defeito na estrutura sportinguista. Falta homens do terreno, m.fernandes, c. xavier, litos, venancio, hilario, barao, etc etce tc

Mercado Sporting disse...

Bom dia, há possibilidade de trocar links? O meu blogue é recente e precisa de alguma divulgação, toda a ajuda é bem-vinda, obrigado.

http://mercadosporting.blogspot.com

Saudações leoninas.

TOP LEÃO disse...

Cantinho,

Outras coisas boas virão.

http://www.conselholeonino.blogspot.com/

Anónimo disse...

Na realidade, até parece que no meio de tudo isto, o Marotinho se portou à altura da honra que lhe foi concedida de ser Capitão do Grande Sporting Clube de Portugal...!!!

Há dois anos enxovalhou o Sporting ao querer sair...porque queria mais dinheiro...

Foi dado um vencimento que afinal agora demonstra não merecer...porque se vendeu, por mais dinheiro...!!!

Não nego erros da parte dos responsáveis...mas querer fazer desta situação um anjo marotinho, não concordo...!!!

Leão do Oeste

Bimbosfera disse...

Olá Cantinho. Quando vim aqui, hoje, vinha com outro espírito. Vocês tinham acabado de perder com o PSG e, bom, vinha cá ver o que se passava por aqui. Não foi tanto para gozar, mas porque não tenho vindo muito, e tenho cada vez mais blogs na lista de blogs amigos que se torna cada vez mais difícil ir a todos, e hoje, naturalmente, pareceu-me um bom pretexto para cá vir... Afinal não era o melhor de todos.
Faço aqui uma vénia para este blog, que, à semelhança do que vi acontecer na época passada, se preocupa em discutir os assuntos. Não interessa se é a melhor opinião, se é a única, se é a certa, a errada, nada. O que interessa aqui é discutir, debater, procurar o melhor para o vosso clube. Dos Leões que assinaram aqui os comentários começo a já conhecer alguns da blogosfera, mas não vejo em nenhum a vontade de querer debater os problemas, onde se ouve e aceita, ainda que não se concorde, ou nem sequer se goste da cor clubísitica de quem dá essa mesma opinião, sem que isso influencie na maneira como a mesma é recebida, tratada, respeitada. Por isso o digo, faço-lhe aqui uma vénia, pois quando cá venho e leio artigos destes, como o de hoje, vejo alguém que, apesar de ser Sportinguista, quer o melhor para o clube, não vê as coisas com facciosismos bacocos, não recusa à partida uma opinião só porque é vermelha, ou azul, ou outra cor qualquer. Parabéns por isso.
Sobre o post em si. Devo dizer que acho que o Moutinho se comportou mal, como acho que se comportou mal Christian Rodriguez, e tantos outros, que trocaram, por um punhado de dólares, ou euros, ou lá que moeda for, de clube grande em Portugal. Ainda reconheço o Sporting como um clube grande. Claro que para «gozos» nesses outros blogs, que poucas visitas minhas merecem, verdade seja dita, pois só se preocupam em ofender gratuitamente e não debater futebol ou os problemas que assolam uns e outros clubes, escudados «na defesa de uma cor», dizia eu, esses «gozos» ficam reservados para algumas tiradas por aí, onde a provocação é gratuita, tal como a ofensa. Aqui não.

Aqui, voltando ao tema, ver que tal como disse Moutinho era referência, essa referência também deveria ser parte dele, ou seja, se se é capitão é-se com cabeça, e se ele não se sentia bem com isso tinha mais é que dar a braçadeira. Compreendo até que se calhar foi a forma que ele encontrou de se afastar das responsabilidades, ir para um clube com uma estrutura diferente, por ventura mais ganhadora (??, espero que não!) e que com isso «lavasse as mãos do Sporting» como Pilatos fez na sua vida.

(Continua)

Bimbosfera disse...

(Continuação)

Acho no entanto que há dois ou três factores que têm que passar pela cabeça de quem se preocupa com o Sporting no momento actual. Há quem diga que é a «Belenencisação» ou parecido, eu diria mais a «Atletiquisação» do clube, em que, à semelhança do que aconteceu em Madrid há uns... 15 anos atrás, Raúl mudou-se de ares para o grande rival. Não que o grande rival, mesmo historicamente, do Sporting seja o Porto, porque não é, é o Benfica, e o Porto nem sequer é da mesma cidade, mas sair para se tornar um símbolo no rival, sair e dar origem, ou pelo menos coincidir, com um período mais negro do clube, que demorou vários anos a reerguer-se, e ainda assim não é o que já foi, pois Barça está de longe mais à frente, e há outros clubes tão ou mais fortes que o Atlético neste momento em Espanha, mesmo tendo ganho um Liga Europa, por isso, sendo este um primeiro ponto, creio que é ponto presente na cabeça de um verdadeiro Sportinguista. Se não é deveria sê-lo. Sem falsas modéstias, sem falsas demagogias.

A juntar a isto, bom, a presidência, ou de forma mais abrangente, a «estrutura», esse ser tentacular, qual polvo adivinhatório, para não dizer outro tipo de polvo mais conhecido dos meandros do nosso futebol indígena, e que se pauta, neste momento, por um branqueamento constante do que são as atitudes que lá se vão passando. Com certeza, espero eu, porque se não a situação ainda é pior do que se pensa, JEB e seus pares querem o melhor para o clube. JEB já esteve presente no passado em alguns momentos de glória do clube. Já andou a... «deter membros de claque» em pleno relvado, acalmando as hostes, por isso acredito que tenha sido com base nesses pressupostos que lhe deram total confiança para fazer o que está a fazer, mas... Está a fazê-lo bem? Nós já lá tivemos Vale e Azevedo, e ainda hoje nos custa tentar levantar o clube, e graças a Vale e Azevedo ainda hoje em dia muitos invocam o nome desse ser para denegrir o trabalho dos que lá estão. Calma, não estou a dizer que tudo que é feito pelo JEB é mau, nem tudo o que é feito por LFV é bom. E nem serão os casos das cláusulas, como a do Di Maria que aponto como mal, nada disso.
O que quero dizer é que hoje, se calhar, pensam na outra candidatura que tiveram, não me lembro exactamente do nome, e posso estar enganado, Abrantes Mendes (??) e que se calhar eram pessoas com vontade de investir no clube tentando levá-lo de volta ao que já foi, ao invés do grande subjugo dos bancos.

Penso de uma forma geral que serão os dois grandes pontos que devem preocupar os Sportinguistas, pois verdade seja dita, estamos em pré-época, e não vale nada ganhar 4-1 ao Aris, como não vale nada perder 4-2 com o PSG... É certo que é bom para a moral das equipas, e o contrário para os adversários, mas é pré-época... Por isso, deixo aqui um pouco do meu ponto de vista, e convido quem quiser a passar no meu cantinho, lá sim, a gozar um pouco com o Sporting, mas lá também se goza com todos mesmo... Pelo menos tento.

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Cantinho do Morais disse...

A todos os que passaram por aqui, como sempre, estendo o meu agradecimento. As opiniões valem sempre por isso. São opiniões.
Não me desagrada que os leitores que mais vezes aqui passam são adeptos do Benfica (abraço para Sloml e Márcio Guerra), e isso talvez seja um facto a ter em conta porque, no seu subconsciente ainda estão legados de Vilarinho, Damásio e, acima de tudo, Vale e Azevedo, que deixaram o clube sem um rumo e objectivos definidos.

Não sou um iluminado e, como todos, tenho direito a uma opinião. Para mim, o caminho do Sporting do últimos 15 anos não é o melhor. Custa-me que jogadores como Figo, Peixe, Balakov, Paulo Sousa, Valcks, Vujacic, Nelson, Liedson, Rogério, Cristiano Ronaldo, Nani, entre outros nunca tenham sido campeões. A culpa não pode ser só deles ou dos treinadores!! Há gente mais acima que tem de ser responsabilidade.
E, se virmos bem, desses jogadores todos, só 1 saíu porque foi bem vendido, o Nani. Tudo o resto saiu a mal, com contratos no fim, ou desejosos por sair. Jogadores que foram ídolos de quem hoje tem perto de 30 anos, ou de quem tem 15.

Moutinho portou-se mal. Parece-me óbvio. Mas só agora é que se reparou que ele era uma maçã podre? Se todos falam do caso do Everton como de falta de respeito, porquê que ninguém dentro do Sporting visualizou tal situação?

Não mencionado o comportamento de Moutinho, estava, simplesmente, a não atribuir-lhe a importância que julga ter. E o Sporting tem que ser isso também. Tem que ser superior a todos os que o não respeitam. E não dar importância é evitar falar dele e não chamar "maçã podre".

Neste episódio todo, mais uma vez, quem sai mal é o Sporting. Não por se ter livre de Moutinho, mas pelas consequências que essa transferência terá.

Anónimo disse...

joao n ligues aos sportiguistas tu es o melhor pa o bettencourt para se justificar aos adeptos disse que tu era uma maçã podre??! o sporing e que perde mas eu quero la saber do sporting quero saber e que tu vieste po melhor clube portugues portoooooooooooooooooooo!
( o sporting ficou a perder com a transferencia)