segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alguém que nos faça sorrir e acreditar


Começam a existir poucos motivos para se ir a Alvalade ver o Sporting. E isso, nesta fase da época, é algo que eu já não contava viver, ainda mais depois de ter sentido um Sporting diferente (para bem melhor) na jornada inaugural contra o Olhanense. Agosto já lá vai longe...

Ontem o jogo valeu pelos 3 pontos e pelos 20 minutos finais. E estes dois aspectos são insuficientes para um clube como o Sporting e para a qualidade existente no plantel. E estes pequenos fios que ainda me mantêm agarrado à equipa, acreditando que é possível voltar à qualidade, anteriormente, demonstrada, devem-se a dois jogadores e não ao trabalho do treinador.

Onyewu e André Martins, de maneira diferente, mostraram aquele que pode ser uma das vias para se sair da espiral negativa e perigosa em que a equipa se meteu: um com Golos (ingrediente essencial) e o outro com Futebol (que tem andado tão longe da nossa Praça).

E numa maneira totalmente contra-natura, o que ontem foi possível constatar é que a existência de um desses elementos (o golo) pode ser produzido sem a presença do seu elemento essencial, o Futebol.
Mas isto é errado e é uma excepção bem longe da regra. É uma ilusão e uma mentira.

Se, na primeira jornada, afirmei que o Sporting a jogar daquela maneira iria ganhar mais vezes do que empatar ou perder, hoje, tenho de dizer exactamente o contrário. Apesar de ter ganho o jogo, o Sporting a jogar assim, irá perder ou empatar mais vezes. E ontem foi exactamente igual a todo este o mês de Janeiro que teima em não acabar, o Sporting jogou mal. Não cria jogo ofensivo, mantém o futebol tipificado, não varia as saídas para o ataque, os jogadores estão muito afastados e entregues à sua qualidade individual em prol do colectivo e continua-se a deixar o adversário jogar e aproximar-se facilmente das zonas de perigo.

Domingos quer mudar alguma coisa?
Quem mantém André Martins tanto tempo no banco, ainda mais quando há tantas ausências e tão pouco futebol, não pode querer mudar nada.

E isso é o mais preocupante de tudo.

1 comentário:

sm17 (sportingnossograndeamor.blogspot.com) disse...

Boas Cantinho do Morais! Pois é, vejo este miúdo com um futuro brilhante pela frente. Mas para isso tem de jogar. Joga simples, rápido, boa visão de jogo. Quanto ao americano, demonstrou o porquê de ser importante temos altura nas bolas paradas.

Se puderes adicionar o meu blog na tua lista, eu agradecia. Tu já estás na minha.

http://sportingnossograndeamor.blogspot.com/

Grande abraço,
sm17