quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Até que enfim...


... que acabou a pré-época. Bem sei que o Sporting precisa de dinheiro e já tinha compromissos assumidos, mas mantenho que este duplo jogo com o CSKA era totalmente desnecessário.

Mas fizemos o que se pretendia. Jogamos com os melhores jogadores (ou os mais caros, pelo menos...e isso já devia estar contratualizado com a organização do jogo), entrámos bem, dominámos a 1ª parte, mostramos qualidade, marcámos e justificámos a presença nesta festa.

Só que uma festa tem sempre alguém que recebe prendas e que seja o dono da brincadeira. 
Bem, mas estávamos em Moscovo, domínio do CSKA. E, na 2ª parte, todos os felizes convidados distribuíram prendas:
- o Adrien, o cotovelo do Doumbia e o árbitro de baliza no 1-1;
- o árbitro, num amarelo a uma agressão de Doumbia a João Pereira quando estava 1-1, escassos minutos antes do mesmo Doumbia fazer o 2-1 (era dia de festa e um vermelho pode ter consequências disciplinares indesejadas);
- um fiscal de linha que vê uma bola fora do campo, mas só quando esta já está dentro da baliza do CSKA;
- um vermelho ao João Mário por fazer uma falta a meio-campo quando não é o último homem nem o adversário tem a bola controlada; (será que este vermelho tira o João Mário do jogo com a Académica? Esperemos que árbitro não mencione nada no relatório. Já merecemos uma prenda, mesmo que esta não tenha sido a nossa festa (mas fomos lá por alguma razão...)

Bem, finda a pré-época, venha de lá o que conta, a Liga portuguesa. Vimos cansados e tristes com a derrota (lá diz o chavão "ninguém gosta de perder, nem a feijões"), embora o abrandamento notório na 2ª parte já tenha sido premeditado e a pensar na importante deslocação, no próximo domingo, a Coimbra.

Parece que esta derrota valeu-nos 3M de euros. Não está mal. Fomos bombos mas fomos caros, num claro sinal de prestígio internacional.
Dizem que o CSKA recebeu em prendas, pelo menos, 15M de euros. Isso era um valor que nos era capaz de dar jeito. Se for preciso alcançá-lo de outra forma, tenho umas soluções: vendam o Ruiz (no dia em que levar uma transfusão de sangue do Essien pode ser útil), o Aquilani, João Pereira, Adrien e Slimani. Pode ser que dê.

19 comentários:

Rui Monteiro disse...

Meu caro Cantinho,

Só nós é que percebemos disto.

Um grande abraço

Pedro Andre disse...

Depois de percorrer alguns blogues acho esta a melhor descrição do jogo. (A do WWE do Liedson tambem tá boa)
E concordo com as soluções para arranjar dinheirinho.

nonameslb disse...

Nao era um dos grandes objectivos ir a Champions?

RG disse...

Cantinho,

Tal como disse o jogo correu exactamente como estava a espera....e a primeira parte demonstrou-o. Infelizmente a qualidade, ou melhor a falta dela, de alguns jogadores estragou o que tão bem estava a correr!

Tenho dificuldade em perceber os orgasmos que alguns adeptos têm com Oliveira. Vejo-o como jogador útil, nada mais....tal como ficou demonstrado na jogada do primeiro golo. Musa em direcção à linha, bastando apenas controlar a trajectória ( que de perigo trazia zero )e, Oliveira opta por pensar que estava a ver wrestling e derruba o nigeriano.
Isto sem referir a enormidade de passes à queima e charutadas que o rapaz faz por jogo....

Sobre Slimani nem falo mais, o que referi num dos posts anteriores foi suficiente. Com ele na frente temos menos apoios centrais e mais bolas transviadas ou nos adversários.

Seria injusto não referir no entanto que fizemos um belo jogo, e que aqueles 2 cortes defeituosos de Adrien e Naldo é que dão a passagem aos russos!

Quanto a verbas: Adrien, Slimani podem sair....ficamos com toda a certeza a ganhar. Quanto a J.Pereira nem sei porque entrou!

RMSCP disse...

Cantinho,

Péssima 2ªparte. Acho que aquele "auto-golo" do Adrien deu a volta ao jogo. Tirou-nos confiança e deu aos russos motivação.

Defensivamente, e apesar de não parecer pelo resultado, não vi grandes falhas. O 1º golo é estúpido e no 2º Naldo mais atento ao Doumbia do que à linha defensiva. O 3º foi um grande passe feito no momento em que a linha estava a subir. Impossível de defender. Incrível como em 3 oportunidades, sofremos 3 golos. O mesmo vale para o Sporting que também só teve uma oportunidade.

Agora ofensivamente é que a coisa não me parece estar a funcionar bem. Hoje, ainda por cima, JJ optou por não pressionar o adversário o que diminuiu o nosso volume ofensivo. Téo completamente desamparado ainda conseguiu fazer um excelente golo (grande passe de João Pereira). Acho que neste jogo faltou Ruiz. Sempre colado à linha, foi muito previsível e não tem velocidade para ultrapassar os adversários no 1 para 1. Parece-me que JJ deu-lhe ordens para jogar pela linha para ajudar na defesa mas isso fez com que Ruiz perdesse muitas bolas por estar isolado na linha. Para além disso, Carrillo também não esteve bem.

Em relação à arbitragem, nem vou comentar uma vez que é por demais evidente o que se passou.

Não concordo com a "venda" de Ruiz. Parece-me um excelente jogador. Sabe pausar o jogo e tem muita criatividade naqueles pés. Não é, nunca foi, nem nunca será um extremo velocista. Saibamos fazer uso dele.

Cumps

Anónimo disse...

Concordo plenamente, a festa não era a nossa.
Pergunto: e no campeonato nacional tambem fomos convidados ou teremos direito a prendas?
Infelismente andamos sempre nas festas dos outros....

Cantinho do Morais disse...

Caro Rui,

estou confiante que mais gente se juntará à nossa visão sobre esta competição e sobre aquele que deve ser o nosso foco principal. E espero que se encare aquele frete da Liga Europa da mesma maneira que se encarou o frete interno da Taça da Liga. Esta mania de não conseguir dizer "não" quando nos convidam é muito desgastante.

Grande abraço.


Pedro André,
Obrigado pelas palavras. O post que refere está muito bom, na linha do que se pratica naqueles lados. E os comentários do Rui aos comentários ainda são melhores.
Estes são os jogos que ninguém vê. Os mais poderosos passaram. No sorteio ninguém questionará a sua presença, assumindo que, nas pré-eliminatórias, o normal aconteceu.

Cantinho do Morais disse...

RG,

O CSKA é fraco. Tem 3, 4 jogadores. E todos na frente. O simples era que a bola não estivesse na frente (deles). Isso fez-se na 1ª parte e o RG tinha razão nisso há uma semana atrás.
Na 2ª parte foi tudo mal. Desde desse livre caricato (a falta que menciona, a abordagem do Adrien e o cotovelo de Doumbia) tudo ruiu. A bola passou a estar no espaço dos únicos jogadores do CSKA. Foi uma questão de tempo e de (in)justiça.
Oliveira tem estado mal. Parece um central de equipa pequena. Maus pés, urgência em cortar a bola e falta sobre Musa é de uma ingenuidade gritante.
Nem consigo ser tão mau para Adrien quando vejo Aquilani em campo.
De Slimani já disse tudo e cansa-me.

O pior é que para alguém sair, terá de ser bom. E esses que mencionámos não se inserem nesse (restrito) lote.

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

Concordo com parte da análise.
Quanto às oportunidades, este era (pelo menos para alguém) um jogo de Champions. E, normalmente, não há muitas oportunidades. Há detalhes que não se podem falhar. Além do golo do Teo, já antes Ruiz e Teo tinha surgido isolados. Nenhum deles tomou a opção correcta. São detalhes que Musa e Doumbia não desperdiçaram.

A nossa acção ofensiva está mal por 3 razões: faltam pernas; rapidez de execução e Slimani.
Para mim, Ruiz tem de descansar (e alguém que lhe peça para não ir para o outro lado do Atlântico daqui a 2 semanas levar duas derrotas de Uruguai e Brasil, e que fique cá a descansar), Gelson tem de jogar mais tempo e Slimani não pode ser o ponta de lança de quem quer ganhar.

SL

Cantinho do Morais disse...

Anónimo,

essa é a "one million dollars question".
Claro que a festa não é a nossa. Mas se tivermos um papel cada vez mais preponderante e nos destacarmos nas sucessivas festinhas que compõem a grande festa, talvez se comece a ser aquele elemento essencial que já é mais importante que o próprio dono da festa. Os donos da festa estão tímidos e, para já, com pouca força. Temos que nos transformar naquele elemento em que todos os convidados, na altura do convite, questionam: "o Sporting também vai? Sou vou se ele for."

Russian Love disse...

hahaha, agora este era um jogo de pré época... vocês matam-me de tanto rir. E agora, sem o dinheiro da Liga dos campeões, se um unico patrocionio na camisola como vai ser pagar o ordenado do mestre Jesus?!? Vai ser tentar vender à bruta até 2ª feira, hahahaha. Só espero que em Coimbra não vos deixem marcar golos depois de lançamentos de linha lateral marcados dentro de campo...

Leão de Alvalade disse...

Excelente Cantinho.

RG disse...

Cantinho,

Quanto a Aquilani parece-me ser prematuro dizer o quer que seja, tem pouco tempo de treino para ser avaliado de forma tão dura....Mas continuo a achar o italiano melhor que Adrien.

Paulo Oliveira é limitadissimo....e sinceramente artigos que o dão como super central em potência são das coisas mais bizarras que vejo. Quando Ewerton regressar certamente será ele e Naldo ( embora este também não seja nada de super )

Quanto a saidas, vejo sair quem tem ofertas, independentemente de ser muito bons jogadores. E pelo que se sabe existem ofertas para Adrien e Slimani, o que pode possibilitar a saida destes 2, segurando nós os verdadeiramente bons.

SL

RMSCP disse...

RG,

O Slimani renovou até 2020, duvido que saia agora...

Já Adrien, a minha dúvida é quem é que dá 10M (ou mais) por ele?

Cumps

RG disse...

RMSCP

O fscto de Slimani ter renovado nada implica numa saida....Afinal os jogadores do FCP também renovam precisamente para isso.

Adrien pelo que sei motiva interesse real do LJ e do Mónaco

SL

Cantinho do Morais disse...

Leão,

obrigado.
Grande abraço.


RG,

se o Aquilani não está em condições, porquê que joga? Onde anda o André Martins?
E o timing para os vender, já não terá passado? Quem entra agora, já com 3 jornadas e e pré-eliminatória jogadas, para o lugar do Slimani? Sim, porque é preciso um PL.

Hoje quem aparecer com ofertas virá oferecer esmola. Aliás, a nossa CS faz questão de mencionar que as nossas finanças são fracas e carentes, dando maior poder negocial a quem nos procura.

SL

RG disse...

Cantinho,

De facto estranho a ausência de AM....

Certamente existirá alguém alinhavado, presumo que Ricky, que ao contrário do que a nossa CS afirmou, nunca esteve em Lx para negociar o quer que fosse....

No caso de Sli e de Adrien de 12 e 15M continuam em cima da mesa

SL

Cantinho do Morais disse...

No caso de Slimani é de aceitar, embora lamente o atraso da aquisição do novo PL.

No caso de Adrien o valor é bom mas não é excelente. Ainda mais quando quem fica é Aquilani, Paulista (?) e já se despachou Wallyson e Martins.

RG disse...

Eu por acaso acho que qualquer valor por Slimani e Adrien é bom....

No entanto não acredito que saia ou entre alguém até segunda feira.

Vejo jogadores a sair apenas em Janeiro