quarta-feira, 14 de setembro de 2016

E foi "à Sporting" (como sempre...)


Na "sorte"...


e no (grande, grande) apoio.

11 comentários:

RMSCP disse...

Que azia, não merecíamos...

Grande jogo mas muito inconformado com o resultado. Tínhamos tudo para ganhar este jogo, é pena.

Espero que a equipa consiga digerir este resultado e voltar com confiança à Liga Portuguesa.

PS: Ronaldo em 100 livres manda 99 para a bancada.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

a exibição foi tão personalizada e boa (porra, o Real não tem uma oportunidade de golo!! a única foi do Cristiano e estava fora de jogo!), que vi o jogo de maneira, estranhamente, tranquila.

Claro que me apetece gritar com o João Pereira que perde a última bola de forma imperdoável, de criticar o JJ pelas substituições (o Gelson?? o Ruiz ficar lá tanto tempo?), mas porra, também eu vou ser injusto com o Sporting??
Claro que não.

Fizemos um jogo que muitas equipas não vão conseguir fazer. Os centrais tiveram excelentes, o Adrien, William e Bruno César (se tivessem mais velocidade...) foram enormes e Gelson, o que dizer de Gelson?
Mas o individual só se destacou porque o plano táctico foi muito bem idealizado e preparado. Um treinador de topo é isto. É caro? Claro.

Perdemos... é isso que fica (infelizmente é o principal). Incrível como esta exibição dá em derrota.

Domingo estamos de volta, aí sim, ao mundo real. É continuar a acreditar e crescer.

ps: se o Ronaldo quisesse, este livre também podia ir para a bancada. Mas é um "defeito" que a nossa formação tem: além de excelentes jogadores, geralmente também forma enormes profissionais.

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

Eu estive sempre com o nervoso miudinho mas o Sporting foi claramente superior desde o início do jogo.

Nem me fales nisso. Foi isso que fez a diferença: a grande falta de qualidade individual dos laterais. Mas também não o consigo criticar depois do jogo de hoje.

Caro? Caro é o Paulo Sérgio e o Vercauteren. Com esses (e outros afins) para ver um jogo do Sporting até penava.

Não sei se a equipa vai conseguir reagir bem a esta adversidade mas oxalá que sim.

Não tem a ver com o profissionalismo do Ronaldo. Falei nisso porque o aproveitamento dele em livres (nos tempos recentes) tem sido péssimo.

Cumps

FCS disse...

Discordo Cantinho.

Só o acréscimo de valorização que conseguiu com o Slimani, paga o próprio ordenado quantos anos? Há um ano atrás, alguém pagar 15 M€ pelo Slimani e todos diríamos que era uma venda sensacional.

Mas grande jogo de toda a equipa. Exibições fantásticas do Gelson, da dupla de centrais, do William, do Adrien e do Bruno César!

Por outro lado p Markovic não trouxe nada ao jogo do Sporting.

Pelo que vi Sábado, convenci-me que p André ia entrar pelo Dost a 10 minutos do fim. Tem velocidade tabela bem e daria para esticar o jogo.

JG disse...

Cantinho,estou cada vez mais convencido que além de um certo fatalismo que nos persegue, há factores que não conseguimos controlar. Mais fácil é controlar/manietar o Real Madrid e conseguir impor o nosso modelo de jogo e a qualidade dos nossos jogadores. A expulsão de JJ, os sucessivos e injustificados amarelos, o livre -claramente inexistente - que originou o golo de Ronaldo, ajudaram a inclinar o campo para a nossa baliza. Mas, claro, que Markovic fo uma nulidade, libertando finalmente Marcelo para o último assalto (e nessa altura Ruiz e Bruno César estavam de rastos).
JJ -apesar de me parecer ter tomado decisões menos boas na hora das substituições - foi um dos notáveis da noite. Uma demonstração de qualidade extrema que, na Europa das desigualdades de que a Champions, desportivamente falando, é a expressão suprema, não é suficiente para garantir apuramentos. Nós sabemos disso, por amarga experiência própria. Este aumento substantivo da nossa qualidade, temo-o, contra os poderosos/influentes madrilenos e alemães do Borussia, pode não chegar, independentemente da dimensão desportiva da questão.
Entretanto mais um produto da formação - não se esqueçam outros, que por aí andam - mostrou ao Mundo que em Alvalade, na Academia Aurélio Pereira, há décadas que se "fabricam" campeões, segundo o manual de procedimentos de Mestre Aurélio, o mais afamado em todo o mundo.

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

a equipa tem de reagir. Dentro deles, mesmo não querendo apelar a "vitórias morais", tem de existir a consciência que estão a ficar cada vez mais fortes. E esse crescimento tem de ser convertido em vitórias, títulos. Eles precisam disso, assim como o clube.
Vila do Conde não é Madrid. Mas para voltarmos a Madrid não se pode falhar nas Vilas do Conde que se atravessam até lá.

Eu percebi a questão dos livres. O meu comentário é que foi no sentido do profissionalismo. Pois desde do livre que nos marcou em Manchester (estava 1-1, nos descontos, e United já estava classificado) que me questiono se havia a necessidade de ser assim tão profissional? O meu lado verde diz logo: não, não devia. Mas sei que isso não se pede...
A questão da estatística é também o lado "à Sporting". Em 100 marca 1? E contra quem é que será? Sporting... certinho, direitinho...

Cantinho do Morais disse...

FCS,

discorda do quê? Que o JJ seja caro? Claro que é! Mas eu mencionei isso como algo óbvio, natural, justo e totalmente aceitável. É caro mas justifica ser caro.
O que é (muito) bom tem de se fazer pagar bem. Assim como Coates, Patrício, William e Adrien.
E o Sporting tem de dar esse salto. Comprar e pagar a jogadores feitos e merecedores de tal tratamento.

Os amarelos condicionaram a equipa. Dost foi um corpo estranho, mas podia ser útil a defender bolas paradas. Markovic não resultou, mas também sofreu com o abaixamento físico de J. Pereira, B. César e William, que já não chegavam tanto à frente.

Cantinho do Morais disse...

JG,

este jogo podia ter mudado a minha forma de estar nesta competição. Vencendo ou empatando, valia a pena apostar nela, pois isso obrigaria o Real a ir buscar pontos à Alemanha. Assim, é vencer 2 jogos em casa (Légia e Dortmund) e não perder na Polónia. Mais nada e adeus.
A competição só começa nos 8vos ou 4os final. Até lá, é um passeio para as equipas do Pote 1 e 2.
O árbitro foi aquilo que tinha de ser. Onde pode ajudar e condicionar, não hesitou. Deixou Casemiro controlar uma bola com o braço que podia dar golo num canto, deixou Casemiro ter 2 faltas para amarelo, amarelou Adrien e William à 1ª oportunidade e marcou a falta de Elias que jamais aconteceria no meio-campo contrário.
E mesmo não existindo perdas de tempo, deu 4/5 minutos que deve ser algo inédito na Champions.
Mesmo contrariando isto tudo, houve pormenores que, sendo o Sporting, geralmente são decisivos. JJ falhou na gestão do jogo? Parece que sim. Mas quem é que nos levou tão perto da vitória e exibição perfeita? J. Pereira fez porcaria a 30s do fim? Sim, mas quantos lances de perigo vieram daquele lado até aos 94m? Zero.

O poder demonstrado foi enorme. Mas é tempo de o consolidar internamente. Temos de vencer a Liga e o que mais houver. E é agora. JJ chega com quase 10 anos de atraso ao Sporting. Não o podemos desperdiçar mais.

ps: Gelson? Simplesmente enorme. E horas antes, já os júniores tinham dado espectáculo em Madrid. Isto não se compra, nem no Dubai.

RG disse...

Cantinho,

Grande jogo e grande lição táctica de JJ a Zidane. Não sou tão pessimista quanto ao resto que falta da CL, vencendo os 3 jogos em casa, e provámos na quarta que é possível, e vencendo na Polónia, também possível,dará para passar....veremos o que nos reserva o futuro!

WC fez um jogão...mas lá está, segundo alguns, é lento e falta ser agressivo ( leia-se caceteiro ). Cheira-me que é a última época que nos dará o prazer de o ver semana sim, semana sim.

Falando das substituições, penso que foram bem feitas...estava à espera que a qualquer momento o italiano se lembrasse de equilibrar as coisas e, desse o 2 amarelo a Adrien ou WC. Na fase onde RM ia apertar mais ( últimos 10m ) certamente o iria fazer e, sem ter alguém no banco para o lugar de WC, JJ optou por Adrien.
No caso de Markovic, penso que o objectivo seria tentar ter mais bola, Markovic esconde-a melhor que Gelson, além de também ter velocidade para uma transição.
Infelizmente na prática não correram bem!

PS: Ver o comentário de Quique Flores sobre o jogo do SCP e o que pretende fazer contra o RM, deixa perceber a qualidade do homem enquanto treinador.

Metralha disse...

RG,

Quanto ao ps, é inacreditável o comentário ao nosso jogo do quique.
E é incrível como certas personagens conseguem manter uma profissão.
Este exemplo do quique aplica-se em todas as profissões.

RG disse...

Metralha,

O comentário é digno de quem nada percebe do jogo e, justifica muito o porquê de nunca andar em equipas que lutam por vencer mais do que perder.

Um gajo que viu uma equipa que teve mais oportunidades de golo, mais ataques e não teve mais % de bola nas estatísticas finais, porque não quis ( na primeira parte termina com vantagem ), jogar à defesa e esperar para sair no contra-ataque, mostra bem o porquê de JJ na época seguinte à dele no Carnide ter dito: comigo jogam o dobrO!