segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

3 pontos (ao menos isso)


"Na parte final, o Feirense acreditou no empate" - Nuno Manta, treinador do Feirense.

Pois é, tudo acabou assim. O Sporting estava recolhido e intranquilo e o Feirense (sim, o Feirense, equipa com 10 derrotas na Liga e 32 golos sofridos), acreditava que podia empatar, depois de ter estado a perder por 2-0 ainda antes dos 20 minutos.
 
Mas como é que isto foi possível?
Simples. Adrien teve de abandonar o jogo a 10 minutos do fim da 1ª parte e o Sporting deixou de controlar o adversário, assim como de ter o número necessário de jogadores para realizar jogo ofensivo.
O problema nem sei se está na entrada de Elias (quem é que podia entrar?), o problema está em que o Sporting não pode depender, assim, de um jogador que nem sequer está em boa forma.

O jogo tinha tudo para ser excelente e que podia ajudar a construir-se uma nova narrativa para a 2ª parte da época:
- o 11 estava bem escalado (e com 6 portugueses, sendo 5 da formação);
- Bruno César a defesa-esquerdo dando qualidade a atacar;
- muito jogo interior;
- A. Ruiz a aparecer como ainda não tinha aparecido;
- menos dependência de Gelson (muito bem Campbell);
- Dost a fracturar o que lhe ofereciam (tem tudo para ficar nas nossas boas memórias);
- golos cedo e futebol atacante;
- Matheus e Palhinha no banco com grandes possibilidades de jogarem;

Mas não. Isto ainda é o Sporting. Adrien sai e o Sporting, até ao intervalo, podia ter fechado o jogo mas Gelson achou que fazer uma assistência (fácil) para Dost era pouco eficaz e decidiu rematar. Errado. Aliás, como erradas são quase todas as decisões que este jogador toma. Há poucos como ele na Liga a arranjar espaço e forma de tirar os adversários do caminho, mas depois... Está num movimento descendente de forma. É normal, tendo em conta a sua idade e número de jogos que já fez. O que não é normal é que não haja quem o substitua. 

A 2ª parte foi a antítese dos primeiros 45m. Um Sporting sem bola, com menos pessoas no processo ofensivo e a voltar a isolar os extremos quando estes têm a bola. Lá está, faltava Adrien. Elias não está para isso (embora tenha técnica para isso) e William tinha, agora, de jogar por dois (sim, o Elias também não consegue recuperar uma bola). O Sporting deixava o Feirense respirar e começava a fazer aquilo que melhor sabe: dar esperança a adversários (fracos). 
Aos 60m, o 2-1 apareceu. Bruno Esteves viu o que ninguém viu, bola na área e B.César apanhado a dormir. O 1º remate do adversário à baliza, dava lugar ao 1º golo. 
 
Alvalade começa a reviver os fantasmas que tardam em desaparecer e a incerteza instalou-se até ao final.
Se na frente a equipa era inofensiva, cá atrás os centrais já jogavam em desespero e até Beto falhava numa das suas maiores virtudes, o jogo de pés.
Por momentos, a partir dos 80m a equipa começou a congelar bem a bola (muito bem Esgaio, B. Ruiz, William e Gelson), mas Alvalade, nervoso, não entendeu e começou a assobiar. Claro que lances como o de B. Ruiz (mete o "chapéu" no c###### que ta f###) ou de Gelson no último minuto (pó c******, no mínimo), tiram qualquer um do sério.

Tudo acabou com os 3 pontos no bolso. Ao menos isso. Aquilo que podia ser uma (primeira) etapa para a reabilitação, talvez tenha sido mais um passo para a depressão.
 
A equipa não está bem e dos próximos 6 jogos, só 5 serão em casa (sorteios, dizem eles..).
Não há prognósticos, só o receio que o Sporting continue a ser Sporting.

20 comentários:

fullrise disse...

A ausência de solução para quando não está Adrien, é das maiores lacunas de JJ. Substituir unicamente Adrien por Elias, não resultou em Outubro e continua a não resultar em Janeiro.
Além de que na 2ª parte, Alan Ruiz "deixou" de jogar, passando a ser menos um na pressão à bola.

Os 6 jogos que ai vêm são muito, muito complicados. É claro que todos estamos optimistas, e temos aquela força interior que nos diz, o Sporting vai reaparecer. Mas sendo realistas, e olhando para os últimos jogos... alguém acredita que sairemos do Dragão, no mínimo, com as mesmas hipóteses que estamos hoje?

JG disse...

A entrada do Elias terá sido um erro crasso do JJ. De acordo com as declarações do técnico após o jogo Adrien é mais ou menos insubstituível no processo defensivo. Então a opção por Elias é um disparate, até porque tinha Palhinha no banco. O jogo mostrou-o. Campbell, como refere o Cantinho, esteve excelente e numa ocasião em que estava na ala direita teve alguns pormenores deliciosos. É aí que joga mais e que as suas qualidades técnicas sobressaem. Nesta fase Gelson deve descansar e JJ deve apostar em Matheus. Uma das característica desagradáveis de JJ são duas: contrata às carradas e apesar disso aposta nos mesmos até os exaurir completamente, como está a fazer com Gelson. Poder-se-á concluir que contrata mal.
Gostei muito de Paulo Oliveira, um central muito bom, mesmo não sendo nenhuma águia a sair a jogar. Mas é melhor quando joga na direita, por razões óbvias. Agora a defender, pela rapidez e capacidade de antecipação, pela percepção do espaço, pela excelência do jogo aéreo, não tem rival no plantel. Douglas é apenas um jogador alto e vulgar. Ainda bem que não o mandaram embora. Teria sido um disparate colossal. A altura do Douglas para JJ é um certificado de qualidade e é pena. Pode enviá-lo para qualquer lugar com o Petrovic e outros.
Já agora uma sugestão. Atendendo à importância que tem o último passe para transformar o jogo rotineiro num jogo marcado pela criatividade e pela imprevisibilidade - falo do passe do Alan Ruiz para o segundo golo mas do envolvimento simples na ala esquerda a libertar Campbell - porque não dar uma chance a Gauld, em vez de o enviar para as friezas de Chaves? Será que JJ assistiu aos jogos do Setúbal?

RMSCP disse...

Bom jogo. Já há algum tempo que não via o Sporting a jogar futebol, o que é bastante decepcionante...

Penso que o golo do Feirense surge mais por distracção da equipa (devido ao lançamento mal assinalado) do que por mérito do Feirense. Independentemente disso, notou-se que esse golo afectou muito a equipa, o que até é normal, pois os índices de confiança estão muito em baixo. A entrada do Bryan foi muito importante, pois permitiu-nos controlar melhor o jogo. É verdade que esteve mal em dois lances que têm tudo para ser golo (também acho que atravessa uma fase muito má), mas as suas recepções de bola são uma delícia e ajudaram muito a equipa a sair de zonas de aperto.

O Adrien, apesar de limitado, é importante porque o Elias não sabe jogar sem bola. Era excelente irmos buscar o F. Geraldes de volta pois parece-me ser já superior ao Adrien (para não falar do Elias...). Sei que isso não vai acontecer, mas seria, para mim, a melhor decisão neste momento.

Destaques para Bas Dost e Alan Ruiz. O primeiro, pela qualidade que dá ao jogo. Muito forte a segurar a bola. Incrível como qualquer bola que sai dos pés dele vai sempre redondinha para o colega. Não percebo como é possível dizer que ele é apenas um finalizador. Em relação ao Alan, também fez um bom jogo mas penso que tal facto só se deve devido a termos jogado contra o Feirense (muito fracos em termos de agressividade). Pode ser que, com continuidade, comece a decidir mais rápido. Destacar também aquele passe magistral para o 2º golo. Simplesmente maravilhoso.

Em relação aos assobios, é a estupidez dos adeptos em geral. O Alan, é assobiado logo na primeira vez que toca na bola. O Bryan é assobiado por falhar um golo. A equipa é assobiada porque decide conservar a bola num momento em que se nota algum nervosismo. Enfim, é por tudo e por nada. Percebo que tenham perdido a paciência, mas não deixa de ser uma atitude estúpida.

Também concordo contigo que se tivéssemos goleado (e tivemos oportunidades que chegue para isso), a equipa estaria agora muito mais confiante para este período que se vê complicado. Esperemos que estejam confiantes o suficiente para conseguirmos passar com distinção.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

fullrise,

correndo tudo bem ao Sporting até ao Dragão e no Dragão, o máximo que pode acontecer é a Liga estar, definitivamente, entregue.
Mas também não acredito. Vamos ver. São demasiadas contrariedades e, hoje, o nosso processo defensivo sem Adrien e William (e não estão em forma...) é muito mau. Bryan Ruiz também importante a defender, mas até esse é uma bela sombra do que já mostrou.


JG,

em condições normais, este era um jogo onde se podia rodar. Elias, Oliveira, Matheus e A. Ruiz podiam bem estar no 11 e vencermos. Mas isso é nas equipas grandes. O que se viu é que precisamos sempre dos melhores. E isso é incrível quando se andou a apregoar que este era o melhor plantel de sempre. Não é nem nunca foi.
É óbvio que Oliveira, não sendo excepcional, é bem melhor que Douglas.
O esgotamento de Gelson vem na linha do esgotamento de Adrien, William, Dost e Coates (até Patrício). Não há alternativas. E Patrício está, agora, a descansar porque tem uma alternativa. Os outros, mesmo a 60/70% têm de jogar. Inacreditável.

SL

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

realmente estava a existir muita qualidade. É certo que o adversário é fraco, mas fez-se muita coisa boa. Muito jogo interior, tabelinhas, etc. Isto porque havia mais jogadores com técnica. O 1º golo jamais existiria com Marvin a jogar. E é isso que JJ tem de compreender. Os melhores dão melhores soluções ao jogo.
Havia várias opções para existir um suplente bom para o Adrien: André Martins, Geraldes e Wallyson. Foram todos dispensados.
Pior que isso, contratou-se alguém que se está marimbando se ganhamos ou perdemos. Muito pior que isso, esse jogador tem de jogar.

SL

RMSCP disse...

Cantinho,

"Muito jogo interior, tabelinhas, etc. Isto porque havia mais jogadores com técnica. O 1º golo jamais existiria com Marvin a jogar. E é isso que JJ tem de compreender. Os melhores dão melhores soluções ao jogo."

Pois é. O 1-2 é das coisas mais fáceis e mais eficazes no futebol. E é isso que falta muitas vezes a esta equipa. Quando se faz um passe, não se pode ficar parado à espera que o receptor invente um desequilíbrio. É preciso existir movimentação, nem que seja apenas para atrair jogadores adversários. O momento de confiança que a equipa atravessa não ajuda porque estão quase todos com receio de errar e não conseguir recuperar. É preciso arriscar mais e é isso que tem faltado ao jogo ofensivo do Sporting.

No que toca aos laterais não há como inventar por que só temos 2 e são adaptados. O Marvin e o Schelotto não são jogadores de futebol. Pelo menos para um clube como o Sporting. O Esgaio e o B. César estão muito longe de serem craques mas ao menos não estorvam os outros e ainda conseguem, de vez em quando, fazer coisas engraçadas. Estes têm de jogar sempre e vão ter de jogar sempre porque não existem melhores. Nem sequer alternativas válidas.

Cumps

JG disse...

RMSC, concordo com a ideia de fazer regressar o F.Geraldes. Tenho defendido essa ideia aqui em diversos comentários. Como defendo o regresso do Ryan Gauld. São jogadores que evoluiram muito e que acrescentam creatividade e capacidade para desequilibrar no último terço. E são jovens, nossos e valiosos. Estamos dependentes da lenta e, até ver, improvável adaptação do Alain Ruiz a um futebol mais a sério mais competitivo e não aproveitamos dois jogadores que além da capacidade de passe - ambos são mestres nesse pormenor - acrescentam a capacidade física e a velocidade que o argentino nunca terá. Mas, como diz, não irá acontecer. São baixos.
Gostei do Esgaio porque não complica e defende bem, sabe o que anda a fazer. Lamento apenas, e não é pouco, que não tenha feito um único cruzamento e teve várias oportunidades, sempre a puxar para dentro a jogar com pé esquerdo e a ceder a bola para um colega no interior. Faz impressão que alguém que joga na lateral de um grande clube não seja mestre na arte de cruzar.
Os primeiros sessenta minutos foram do melhor que se viu ultimamente, mas é um facto que a equipa está intranquila e há razões externas para isso.
Esperemos que as termas ajudem a devolver o animo, para enfrentar as próximas batalhas.

MMS disse...

Cantinho
Não posso deixar de concordar com muita coisa, em especial com isto: será com surpresa, e não com naturalidade, que assistiremos a um Sporting ainda vivo depois destes 6 jogos. Impressionante a falta de solidez desta equipa.
Um paradoxo interessante para reflexão: quando se falou de Markovic vir para o Sporting, os benfiquistas diziam que não tínhamos lá melhor e que até superaria JMário em qualidade e rendimento; quando Carrillo assinou pelo Benfica, todos nós antecipámos um ano de banco para Guedes e Salvio. Afinal...
Um abraço

Cantinho do Morais disse...

RMSCP,

o nível do nosso plantel também se vê quando dizemos, com toda a convicção, que Esgaio e B. César são os nossos melhores laterais. Colocá-los ao lado de Maxi, Layun, Teles, Semedo e Grimaldo seria simplesmente ridículo.


MMS,

até Maio será muito doloroso. No final deste mês podíamos estar um troféu (Taça da Liga), mas até isso conseguimos deixar fugir (culpa nossa e muita culpa externa). A equipa está perdida e, em desvantagem, não a vejo com a capacidade táctica, física e emocional para virar o jogo. Mas tenho que admitir, eu teria muita dificuldade em ser jogador do Sporting e ter estado na Luz e em Setúbal. Aquilo acaba com qualquer.
Carrillo e Markovic: são os dois uns bananas.

um abraço


MMS disse...

Ando como habitualmente na minha lógica moderada: entre os pensamentos pessimistas e os otimistas

Pessimistas:
- até Maio? e depois disso? considerando que ninguém valorizou, temo que William e/ou Adrien sejam os únicos com mercado;
- havendo propostas que não agradem, vamos uma vez mais deixar correr até 31.08 e só aí definir o próximo plantel

Otimistas:
- ainda temos a Taça e o segundo lugar para disputar, sendo que o FCP não está nada sólido;
- saindo os emprestados e com 15 milhões para pagar à Doyen, poderá haver lugar no plantel para Geraldes, Podence, Medeiros

FCS disse...

MMS,

Então mas havendo cláusulas, não há esse risco até último minuto de 31.08?
E ainda havia críticas ao valor das cláusulas. Este ano tínhamos ficado sem equipa!

Cantinho do Morais disse...

MMS,

- Adrien e William vão sair; acredito que Coates não aceite ficar e Dost terá de sair também. Claro que vamos dizer que não precisamos de vender mas será tanga.
- JJ também deve sair e Gelson não renovará (tem contrato até 2021, não precisa de renovar, mas sim de se sentir valorizado, aumentando o salário).
Clube sem títulos não consegue ter/manter bons jogadores.

- A formação a sério só voltará a tomar conta do plantel se existir um novo Ano Zero, como no ano do L. Jardim. Admito Geraldes, mas não acredito que Iuri, Podence, Wallyson, Chaby e Mané voltem a jogar pelo Sporting. E tenho muita pena que seja assim.
Não te esqueças, renovámos com o Schelotto e contratámos Marvin, Douglas, Petrovic e Castaignos. Não há quem pense, verdadeiramente, o futebol naquela casa.

FCS disse...

Que cenário desastroso. É o descalabro! :)

MMS disse...

FCS
Claro que o risco existe. Mas nem JMário nem Slimani saíram pela existência de cláusulas. JMário saiu abaixo da cláusula e a de Slimani tinha expirado.
O ponto é este, creio que já o abordámos (superficialmente) no início da época: o Sporting preferiu rentabilizar as suas vendas, ainda que isso comprometesse (como comprometeu) a preparação da temporada. É uma opção legítima e que pretendia marcar uma nova postura do Sporting no mercado. Aceita-se mas está sujeita a discussão. Obviamente que nunca saberemos quais eram as propostas em junho/julho. E é razoável assumir que as transferências só se fizeram por aqueles valores porque se aproximava a data de 31.08. Mas admitindo que cada uma das transferências rendia menos 5 milhões (estou a atirar para o ar só para exemplificar o que quero dizer), será que compensaria receber 60 em vez de 70 mas ter o plantel organizado (e a trabalhar no campo) 2 meses antes? Enfim, o exemplo parece algo infantil (não se atiram ao ar 10 milhões só com base na convicção de que é bom ter planteis definidos em julho) mas pretende apenas demonstrar que com cláusulas de 45 e 60, o Sporting vai ter sempre a tendência de se defender até 31.08 e só aí fechar o plantel. É esse o ponto. E não é necessariamente mau, é o que é...
Um abraço

FCS disse...

MMS,

Não discuto isso, o que acho é que por muito bem ou mal que as épocas sejam planeadas, a realidade é que somos um peixinho no aquário. Não perdemos o Adrien no último dia do mercado por um triz. Por isso estar a focar a questão assim parece-me errado.

Parece-me que se as vendas tivesse sido mais cedo, certamente teríamos cedido aos caprichos do Jesus, nomeadamente ao Douglas, Joel e Markovic. Admito que o Petrovic e o Melli não tivessem vindo.

O erro para mim não está no planeamento, está no excesso de poder cedido ao treinador.

FCS disse...

* Parece-me que se as vendas tivesse sido mais cedo, certamente teríamos cedido aos caprichos do Jesus, nomeadamente ao Douglas, Joel e Markovic, mais cedo.

MMS disse...

Cantinho,

"Adrien e William vão sair" - Adrien também acho que sim, William não tem tido um rendimento que conduza a propostas próximas do valor que BC está disposto a aceitar. Não creio que saia.

"Acredito que Coates não aceite ficar" - depende das propostas que tiver em mãos. E neste ponto cuidado com o fim de carreira de Luisão e com a falta de um "patrão" na defesa do FCP...

"Dost terá de sair também" - admito que sim, mas creio que este conseguiremos rentabilizar. Não acho que valha os 10M€ que pagámos mas a verdade é que marca golos. Para Inglaterra pode ser suficiente...

"Claro que vamos dizer que não precisamos de vender mas será tanga." - acho muito bem, Cantinho. Não podemos voltar aos tempos em que andávamos de mão estendida e depois queríamos fazer vendas rentáveis. Nisto BC tem estado bem e temos que ser um pouco condescendentes e alinhar no discurso. Todos sabemos que é tanga, mas tem que ser dita esta tanga.

"JJ também deve sair" - se sair sem ganhar nada, será um dos maiores falhanços da sua carreira. E o primeiro grande falhanço desde que desceu com o Felgueiras, diria. Acho que não sai, pelo menos não sai já.

"Gelson não renovará (tem contrato até 2021, não precisa de renovar, mas sim de se sentir valorizado, aumentando o salário)" - creio que acabará por ser aumentado.

"Clube sem títulos não consegue ter/manter bons jogadores." - concordo que é muito complicado, por isso é que é muito mais difícil ser bom na posição de BC do que sê-lo na posição de Vieira

"A formação a sério só voltará a tomar conta do plantel se existir um novo Ano Zero, como no ano do L. Jardim." - creio que BC não vai fazer mais "anos zero", muito menos com JJ. Acho possível voltar a apostar na formação ainda com JJ, basta que não haja dinheiro (e não vai haver a menos que se venda alguém por valores acima da média)

"Admito Geraldes, mas não acredito que Iuri, Podence, Wallyson, Chaby e Mané voltem a jogar pelo Sporting. E tenho muita pena que seja assim." - creio que tanto Iuri como Podence farão parte do próximo plantel. Wallyosn não sei o que se passa. Chaby convém entender que só foi tendo lugar na II Liga... e Mané não teve assim tão poucas oportunidades como isso.

"renovámos com o Schelotto e contratámos Marvin, Douglas, Petrovic e Castaignos." - aqui tenho que te dar razão. Devia ser obrigatório que alguém da formação acompanhasse as contratações. Como ensinava o PLF, não devia ser contratado ninguém que, num hipotético teste de aptidão na Academia, fosse corrido entre risadas. Creio que pelo menos Petrovic poderia muito bem estar neste lote...

FCS: nem tudo é catastrófico, como é evidente. Mas não reconhecer os erros no planeamento de uma temporada em que só tínhamos que manter a dinâmica da anterior também não me parece que seja muito construtivo.

Abraços

MMS disse...

FCS, até estamos de acordo. Mas foi o que este treinador exigiu para ficar. Isso eu aceito, no pressuposto de que o projeto desportivo para os próximos anos passa por ele, treinador. O que o treinador não decide são os timings das vendas. E repare: "se as vendas tivesse sido mais cedo, certamente teríamos cedido aos caprichos do Jesus, nomeadamente ao Douglas, Joel e Markovic, mais cedo". E isso seria mau? Se calhar, quanto a pelo menos um deles, ainda iríamos a tempo de fazer um "Ciani Parte II"......

FCS disse...

Só para terminar... sobre o Coates, com o destaque que tem sido no canal do Clube, ainda hoje vai estar nos Senadores, parece que é um sinal claro que a está garantido. Não me passa pela cabeça o contrario!!!

Cantinho do Morais disse...

"Que cenário desastroso. É o descalabro!"

FCS,

o Sporting fez-me assim. Sem títulos, sem Champions, veremos o que vai acontecer.


MMS,

William fará a sua 4ª época no Sporting. Não podemos segurar mais.
Coates sofre em campo e vê-se que percebe que, no Sporting, não vencerá. SLB e FCP? Assim passará para o jogar em que lhe privou de ganhar. Opções.
JJ não pode ficar a ganhar o que ganha sem resultados. E assim sim, o FCP aguarda-o.

"não reconhecer os erros no planeamento de uma temporada em que só tínhamos que manter a dinâmica da anterior também não me parece que seja muito construtivo."

é que é isto que eu tenho dito e dito e dito.

SL