domingo, 5 de fevereiro de 2017

Liderança bipolar


Factos:
- em 33 jogos, o Sporting venceu 17 (51%), empatou 5 (15%), e perdeu 11 (34%);
- em 33 jogos, o Sporting tem 51 golos marcados e 34 sofridos (1 por jogo);
- para a Liga, em 20 jogos, o Sporting venceu 11 (55%), empatou 5 (25%), e perdeu 4 (20%);
- nesses 20 jogos, o Sporting tem 36 golos marcados e 22 sofridos (1,1 por jogo);
- o FCP tem 39 marcados e 11 sofridos, e o SLB tem 44 e 12 sofridos; 
- Braga. Marítimo, Chaves e Belenenses têm menos golos sofridos; Guimarães tem os mesmos 22;
- em 60 pontos em disputa, o Sporting conquistou 38; 22 pontos ficaram por conquistar...
- até ao final da época, o máximo que o Sporting pode alcançar é um total de 80 pontos;

Perante estes fracos números, torna-se obrigatório questionar as lideranças. Primeiro, a liderança do clube e, depois, a liderança técnica. É inevitável. Não podemos apontar o dedo a jogador X e Y sem, primeiro, pedir responsabilidades a quem manda. É assim em todo o lado.

Há coisas que gostava de ver respondidas e/ou explicadas:
- quantas 1ªs partes já foram oferecidas aos adversários?
- quantos golos/lances de perigo o Sporting já sofreu vindos do lado esquerdo da defesa?
- quantos destes últimos lances aconteceram nos primeiros minutos de jogo?
- quantos jogadores já foram usados na posição deixada vaga por Teo?
- quantos golos de cabeça é que o Sporting já sofreu ou em lances de bola parada?
- se estes problemas são uma constante, como é que ainda não estão resolvidos? Tem-se trabalhado nesse sentido? 
Depois, o que é que se leva a usar Marvin e Schelotto? Porquê que foram contratados e porquê que jogam? Quais são as suas verdadeiras qualidades e como é que isso se reflecte (em bom) no jogo do Sporting? O que fizeram de tão mal, Esgaio e Jefferson (eu até acho que Bruno César é o melhor defesa-esquerdo), em comparação com estes dois, contratados há 1 ano?

Vamos ver os números de cada um, para tentar perceber se há um critério:

Marvin - 1443m; 19 jogos; 7V; 4E; 8D - percentagem de vitórias - 37% (Golos: 25-22)

Jefferson - 710m; 11 jogos; 9V; 0E; 2D - percentagem de vitórias - 81% (Golos: 20-7)

Schelotto - 977m; 13 jogos; 4V; 4E; 5D - percentagem de vitórias - 30% (Golos: 20-18)

Esgaio - 1325m; 16 jogos; 10V; 2E; 4D (duas delas a entrar na 2ª parte, já a perder - Légia e Dragão, não se tendo sofrido mais golos); percentagem de vitórias - 62% (Golos: 28-15) 

Se o critério é a mediocridade, sofrer muitos golos, marcar menos e ganhar poucas vezes, então percebo que se use o holandês, e o italo-argentino. Se objectivo é Ganhar e sofrer menos golos, então as escolhas são mais que óbvias...
Já agora, porquê que Schelotto voltou à titularidade, tendo saído o Esgaio?


Eu entendo que se percam Ligas para Vítor Pereira ou Villas-Boas. Mas por outro lado, custa-me perceber (e aceitar) como é que se perdem Ligas para Rui Vitória e/ou Nuno Espírito Santo.
Claro que isto deixou de ser só Futebol, há muito tempo... Sabemos que há sempre algo mais que, por muitos que digam que não influencia (geralmente aqueles que têm a barriga cheia), influencia. E muito...

No mesmo sentido, começa-me a surpreender (muito) pouco os sucessos contra um Lopetegui, Paulo Fonseca (com Licás e afins), Paulo Bento/Carvalhal, Paulo Sérgio/Couceiro, Domingos/Sá Pinto, Sá Pinto/Oceano/Vercauteren/Jesualdo e, até Leonardo Jardim (visto que jogava com Maurício, Rojo, Capel, Heldon e Magrão, uma vez que J. Mário tinha de estagiar em Setúbal...).
Se juntarmos a esta incapacidade dos rivais, as ajudas externas que pautaram os últimos anos, ainda menos surpreende o registo de vitórias.

"Ah, mas e o futebol jogado?" 
Claro que há essa parte. E essa parte, na grande maioria das vezes, encantava e fazia crer que Jorge Jesus é/era, de facto, muito melhor que os outros. 
Então, se assim é, o que se passou esta época?

Bem, aí, melhor que ninguém, só Jorge Jesus pode responde.
E, perante essa resposta, Jorge Jesus terá de dizer, e demonstrar, se tem atributos e condições para fazer parte da solução, ou se prefere manter-se como parte do problema.
Se olharmos para o jogo de ontem, então a 1ª parte diz-no que é parte do problema. Mas se olharmos para a 2ª parte, então é mais que a solução.

Escolhe, Jorge Jesus
O Sporting não aguenta muito mais esta bipolaridade.

6 comentários:

Anónimo disse...

O CHORO É LIVRE!

jorgen80 disse...

Menosprezar os treinadores adversários, sobretudo Rui Vitória, é um mau começo. A carreira fala por ele. Foi esse tipo de sobranceria que fez o Benfica ganhar o campeonato na época passada.
Mais que treinadores, o que realmente faz a diferença são os jogadores e a estrutura. Não há Guardiola que se safe com ovos de qualidade duvidosa. O plantel do Sporting, como ocmprovam os despachos neste mês, tem tudo menos equilíbrio.

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

"Foi esse tipo de sobranceria que fez o Benfica ganhar o campeonato na época passada."
Parei aqui. Houve sobranceria. Mas não foi isso "que fez o Benfica ganhar o campeonato na época passada."
Se o meu caro é tão independente nas suas análises, sabe bem que não foi isso.
Como eu não acho que é independente, o nosso debate seria inócuo.
Jorge Jesus é muito melhor treinador que Vitória e NES. Os jogos entre ambos (estando ambos nos Grandes), falam por ele. Em nenhum jogo Vitória foi superior, assim como NES.

jorgen80 disse...

Tenho clube, mas não é por isso que a minha opinião não é mais que independente, seja em relação ao meu clube, seja em relação aos rivais.
O Jesus, é de facto, melhor treinador que ambos, mas o futebol tem factores externos que fazem os jogadores se transcender em momentos que tudo parece estar perdido. Mourinho não seria o que é, não fosse, a forte componente motivational que incute no seu trabalho, por exemplo.

E sendo Jesus melhor que ambos, é que referi a necessidade de ter jogadores de qualidade. Jesus joga como equipa grande, quer tenha um Braga, quer tenha um Sporting. É a sua filosofia de trabalho. Para ele, segurar um resultado, é fácil demais, apesar de já o ter feito com bons resultados- Lembro-me no Benfica, em Alvalade e contra o Porto. Mas ele gosta é de nota artística, e para isso é preciso qualidade. Neste momento não a tem. Patrício está desastroso; Semedo demonstra as mesmas debilidades que demonstrava no Setúbal; Laterais mediocres; Falta de um avançado para acompanhar o Bas Dost.

O Sporting, ao contrário do Benfica, faz jogos belíssimos contra equipas de nível idêntico ou superior. Aí está o atestado de qualidade do treinador. O problema é quando tem que rodar a equipa, e a mesma não responde por falta de opções. Esse tem sido o principal problema deste Sporting, colocando de fora o choradinho da arbitragem.

Cantinho do Morais disse...

jorgen80,

"choradinho da arbitragem" é isto:

http://www.cmjornal.pt/desporto/detalhe/benfica-queixa-se-a-fifa-uefa-liga-e-governo

http://www.tsf.pt/desporto/interior/luis-filipe-vieira-fala-em-arbitragem-escandalosa-no-jogo-com-rio-ave-4946638.html

http://foradejogo08.blogspot.pt/2015/05/fc-porto-lembra-queixas-da-arbitragem.html

http://oportoeomaiorcarago.blogspot.pt/2013/05/o-papagaio-saiu-da-gaiola.html

http://souportistacomorgulho.blogspot.pt/2017/01/porque-e-que-o-benfica-nao-se-queixa.html

http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/rui-vitoria-queixa-se-da-arbitragem-5350095.html

http://rr.sapo.pt/noticia/42427/benfica_queixa_se_de_escandalosa_arbitragem


Não me tomes por parvo. Este blog fala de futebol. É isso que aqui se fala. Aponta-se críticas ao Sporting, de cima a baixo. Se falo de arbitragem? Sim, falo. Mas no fim de tudo, nunca sendo a justificação maior para o insucesso.
À conversa da "Estrutura" já eu te respondi uns posts abaixo. Curiosamente, consideraste que não era digno de se continuar essa conversa.

Na época passada, na época do Peseiro e na época que o Paulo Bento ficou a 2 pontos do FCP, o Sporting foi impedido de vencer o título.
Ganhar muda tudo, perder desmorona quase tudo.
Achar que "foi futebol" quem levou um jogo do Estoril para o Algarve, que levou o Paraty a ignorar uma falta a 4 minutos do fim, ou um António Costa a oferecer 3 golos ao Nacional, ou que levou ao João "pode ser" Ferreira a validar um golo com a mão do Ronny, ou um Xistra a fechar os olhos a 3 penaltis em Guimarães, é ser parvo ou achar que os outros é que o são.
Sinceramente, não acho que sejas parvo, mas confesso que não gosto da ideia que venha aqui alguém tratar-me como tal (e eu a deixar).

jorgen80 disse...

Não quero fazer de ti parvo, nem me passou isso pela cabeça, Cantinho de Morais. Tens que entender que eu não represento as altas instâncias do Benfica. Estás a querer colocar-me num saco onde não me revejo. Vocês são muito rápidos a associar qualquer adepto rival à forma de liderar do clube. Eu penso pela minha cabeça.

Considero que desde os títulos de Mourinho, o campeão tem sido mais ou menos aquele que fez mais para ganhar. Podes argumentar que o SPorting foi prejudicado na época passada e que praticava o melhor futebol da Liga PT, mas também quem tem uma vantagem de 7 ou 8 pontos em Janeeiro, e deixa-se passar À frente, não se pode considerar como clube com estofo de campeão- Lembro-me de derrotas contra Tondelas e União da Madeira, por exemplo.

Depois, dás exemplos de lances e tal. Aí, não costumo contra-argumentar porque a história é sempre a mesma. O Benfica também foi roubado no 3-3 contra o Boavista e na recente derrota com o Seútbal. Para mim, quem sofre 3 golos em casa em 20 minutos contra os boavisteiros, e faz um jogo tão sem sal contra os setubalenses, só se pode queixar de si mesmo. Mas isto, é o meu forte espírito crítico a falar. O Sporting, são muitos anos sem ganhar um campeonato. Uma reflexão mais profunda seria necessária. É a questão causa-efeito, base/topo da pirâmide. A imagem tem que ser vista de outro panorama.

Como já referi, um plantel que passa por uma remodelação em Janeiro, tão estrondosa como esta, penso que é o claro atestado de incompetência de como esta temporada foi-tão mal- preparada.