quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Natal em Maio

Nesta altura do ano, é normal trocarem-se mensagens de votos de Boas Festas e perguntar qual a prenda mais desejada. Se a conversa for com familiares, quando estes já atingem uma certa idade, a resposta mais comum a essa pergunta é "Saúde", acrescido de um "não peço mais nada, pois sem ela...".
No entanto, se esta conversa for feita entre sportinguistas, num contexto de discussão futebolística, então a resposta muda: "Ser Campeão!". Não falha.
A não ser que se seja treinado pelo Guardiola, é impossível ter essa tão desejada (e merecida) prenda durante o mês de Dezembro. Normalmente, essa prenda só é entregue em Maio. Assim, o Sporting quer o seu Natal em Maio.

A ideia de um Natal em Maio agrada-me. Foi nesse mês que, em 2000, garantimos finalmente o título de Campeão Nacional, 18 anos depois da última conquista. Porque não repetir? Já lá vão quase 16 anos desde da última vez...

Ontem, ao ver imagens do Treino Solidário realizado no nosso Estádio, onde centenas de crianças se deliciavam a ver os seus ídolos, relembrei-me de um Maio longínquo, quando os meus pais me proporcionaram uma memorável lembrança.

Em 1985 (não sei o dia exacto), estava eu a poucos meses de completar 5 anos, os meus pais decidiram levar-me ao Estádio José de Alvalade, trazendo maior carga afectiva ao amor que eu já ia sentindo pelo Sporting Clube de Portugal, mas que era vivido de forma ainda muito distante. Nesse dia, vivi uma jornada cheia e com direito a muitas surpresas.

Lembro-me de ir até às bancadas para ver o relvado, visitar a Loja Verde, tirar fotos junto à estátua do Leão que estava no hall da Porta 10A, almoçar um bitoque na "Toca do Lagarto" e, claro, visitar a Sala de Troféus, junto à antiga Sala da Direcção.
Nesta sala, aconteceu algo inesperado. O guia ia mostrando os retratos dos vários Presidentes, e quando chegámos ao Presidente João Rocha (ainda em funções, tendo saído 1 ano depois), eu virei-me para o meu pai, apontei para a fotografia do Presidente, e perguntei (com uma sonoridade de quem tem 4 anos e não sabe falar baixo): "Pai, foi este que mandou o Futre embora?"
O guia ficou gago e o meu pai, pela primeira e única vez na sua vida, ficou vermelho...
Sinceramente, não me lembro como se desbloqueou tamanho embaraço, mas sei que o meu pai sempre recordou esta memória como "o dia em que o Estádio de Alvalade estremeceu (devido a um polémico puto de 4 anos)".

Eu nunca vi o Futre a jogar no Sporting, mas lembrava-me como ele era especial no FCP (foi Campeão logo nesse ano). Lá em casa, os lamentos pela sua partida eram tantos que sempre que eu ouvia o nome do Presidente do Sporting, associava-o à partida do Futre. Claro que, hoje, eu sei que é injusto marcar o ilustre João Rocha por esse episódio.

Com o dia já praticamente ganho, voltámos às imediações do Estádio e o meu pai decidiu continuar a "distribuir presentes". Ao ver os carros da Equipa de Ciclismo estacionados, mandou-me logo ir para ao pé de um para registar o momento.


O chapéu não engana. É do Sporting e é da equipa de Ciclismo. Não sei se dei sorte, mas nesse ano o nosso Marco Chagas venceu a Volta a Portugal.

Mas o melhor ainda estava para vir. Quando dei por mim, o meu pai estava a trocar umas breves palavras com um senhor. De repente, quase sem perceber como, acontecia isto.


Eu e o grande Manuel Fernandes. Ignorem o fato de treino e a pala do chapéu que a minha mãe terá mandado colocar para cima para se ver a minha cara. 
Isto não se esquece, nunca.

Já com memórias para me elevar, até ao Verão, a Rei do Recreio do Infantário, ainda havia mais uma surpresa.
Apesar da sua postura mais reservada, conheci um dos meus ídolos (e logo eu, que sempre tive a mania que ia ser guarda-redes...).


O grande Vítor Damas.. A mão que tantas vezes impediu de sofrermos um golo estava ali, pousada no meu ombro. Se isto não é Natal em Maio...

Este dia marcou-me. Falei e pensei nele tantas vezes durante a minha vida que ainda hoje o posso reconstituir. 
É isto a Memória Leonina. Ir a Alvalade era isto. Era percorrer aqueles largos passeios, entre a Nave, Pavilhão, Porta 10A, Loja Verde e, mais tarde, o Campo Nº2 à procura dos ídolos, de uma breve interacção com quem levava para o campo os nossos sonhos e vontade de Vencer. 

Iniciativas como o Treino Solidário ou a presença de jogadores em sessões de autógrafos, podem ser muito marcantes para quem gosta do Sporting e cresce a sofrer com e por ele (mesmo que ainda só tenha 4 anos). Têm de continuar a acontecer (e há mais iniciativas por explorar, aproveitando, por exemplo, a forma bastante emotiva com que o Futsal, Hóquei, Andebol e Futebol Feminino vivem o Clube que representam).
Mesmo quando um jogo corre menos bem, quando se julga que há algo mais importante para fazer, uma simples pausa de um jogador/capitão, por poucos segundos, junto a um adepto fará, neste, toda a diferença.

Tal como há quase 33 anos, o papel do meu pai (e da minha mãe, claro) foi fundamental para eu, hoje, estar aqui a pensar no Sporting. E ao pensar no meu clube tenho que, obrigatoriamente, pensar no meu Pai.
E isso é sempre (muito) bom.


Não somos Feitos de Sporting por acaso.


#EuQueroONatalEmMaio (outra vez) 

20 comentários:

RG disse...

Esperemos que Maio seja esse Natal!

Belas fotos com os grandes Manel Fernandes e o saudoso Vitor Damas, o GR que nunca percebi porque não era o titular da selecção.

Jô disse...

A internet foi inventada para isto.

Não sei se é por também ser de 1980 e ter muitas afinidades com esta história, mas este é um dos melhores posts sobre ser Sporting que já vi!

Que o Natal seja em Maio!

JPDB disse...

Post delicioso sobre ser Sporting
Um feliz 2018 para todos!
E o Natal é quando o Homem quiser...ou será o Carnaval?

Uncle P disse...

Grande post e que o nosso Natal seja em Maio!

Cantinho do Morais disse...

RG,

Damas não era o titular por 2 motivos:
- Bento
- por jogar no Sporting

Lembra-te que até Manuel Fernandes não foi ao Mundial do México (apesar de ter sido o melhor marcador do Campeonato).

Um abraço e SL

Cantinho do Morais disse...

Jô,

muito obrigado pelas palavras. Nascer nos anos 80 e ser do Sporting não é uma conjugação fácil. Demasiado sofrimento para tão poucas conquistas. Ninguém, fora do Sporting, consegue entender isto. Mas por isso é que não são do Sporting.
SL


Uncle P,

O Natal tem de ser em Maio (eles que nem brinquem - vão ter de nos dar uma alegria)

SL

Cantinho do Morais disse...

JPDB,

muito obrigado.
Um abraço e Bom Natal (em Maio, de preferência).

Leão de Alvalade disse...

Cantinho, que grande post! Bom ano!

Sérgio disse...

Bom ano Cantinho, obrigado por este Post maravilhoso, fiquei "verde" de inveja certamente não me levaras a mal :).

SL,

Cantinho do Morais disse...

Caro Leão,

muito obrigado. Um grande abraço e um Bom Ano!

Cantinho do Morais disse...

Sérgio,

Se foi "verde" de inveja, então é na boa. Obrigado pelas palavras. Bom Ano e Viva o Sporting!

um abraço

Diogo Marques disse...

Fantástico post amigo. Um bom ano e que o natal venha mais cedo este ano

RG disse...

Cantinho,

Damas não era por ser do Sporting ponto!

Nunca vi nada de especial em Bento que me levasse a trocar um pelo outro.

De facto essa do Manel foi outra, mas nos tempos ( parecidos aos actuais ) uns do Norte e outros do Sul tentavam ter o poder e a força no futebol, seria muito complicado levar jogadores de um clube que não vencia.

SL e que em Maio seja Natal e se possível os Reis! ;)

Cantinho do Morais disse...

RG,

qual era a razão para Damas não ser titular?
Eu não disse que Bento era melhor. Mas ele era o titular porque, acima de tudo, jogava no SLB. Achas que mudou alguma coisa?
O FCP não tinha GR português, logo essa posição não tinha discussão, era do SLB.

SL

RG disse...

Cantinho,

Nada mudou nem vai mudar...isso parece-me clarinho como água.

Aliás quando se vêm capas a dar hossanas à formação com jogadores que lá estiveram 6 meses a 1 anos a ser formados, nada mais existe que não a assumpção que será tudo deles, sempre que estejam interessados.

É por isso que embora mantenha realtivo interesse, e estou sempre com atenção ao livescore, onefootball, por vezes à TV, deixei de ir a Alvalade. Deixei de ter paciência para ver um jogo que sei não puder ser ganho por simplesmente a equipa se chamar SCP. Ainda na sexta feita tivémos a prova disso mesmo. Mesmo com erros de JJ e de alguns jogadores, alguém acredita que aquele penalti, correctamente assinalado, teria tido o mesmo desfecho se a equipa estivesse de outra cor? Eu não...

Cantinho do Morais disse...

RG,

infelizmente é isso que escreves.
Eu vou a Alvalade porque (ainda) gosto e porque me reúno com 2 grandes amigos que, infelizmente, vou vendo cada vez menos. É ponto de encontro e são 2 a 3 horas de confraternização.
A competição não existe. Por isso é que o 1º post sobre esta época falava nisso mesmo: num circo e numa tournée que o Sporting faz para manter os seus adeptos contentes.

SL

RG disse...

Cantinho,

Compreendo-te. Volta na volta lá recebo uma chamada para ir a Alvalade, ora porque têm bilhetes a mais ora porque uma Gamebox não será usada. Quando sinto saudades aceito...mas a maioria das vezes o tempo para a família leva a melhor.

Tento no entanto estar presente no JR ou ver os jogos de outras modalidades onde sei que além de paixão pelo SCP, consigo sentir paixão por um desporto verdadeiro. Infelizmente começo a ver gente que, em modalidades como o hóquei ou futsal, começam a levar os vícios do futebol e a subverter o binómio: melhor ganham em 99% das vezes.

PS: Falando em tournée, este ano quero ver se consigo ir à Torre ver o nosso ciclismo, e sentir o prazer/emoção sentida por milhares nos tempos de Joaquim Agostinho e Marco Chagas, entre outros.

SL

Unknown disse...

Muito bom texto!

Oscar Fernandez disse...

I love these old photos
Raster To vector conversion
clipping path service
Background Removal service

Unknown disse...

Amazing post, Thank you for share with us.
Photo Retouching Services